Várias mudanças têm acontecido nas buscas do Google, visando atribuir autoridade ao conteúdo de qualidade e, principalmente, buscando humanizar as postagens criadas pelos blogueiros. E, foi desta forma que surgiu o Google Authorship, que exibe o nome e imagem do autor ao lado do artigo nos resultados de busca.
A especulação é que o Google Authorship dá uma “cara” mais humana para a web, ou seja, se um leitor ou cliente acessar uma postagem que tenha relação com o Authorship, ele pode ter mais facilidade e confiança na informação.
Outro comentário no mercado de SEO é que o Sr. Google pode priorizar os resultados para suas próprias redes sociais e mecanismos, que no caso do Authorship inclui o Google+, chegando até a considerar o número de contatos relevantes no seu círculo como pontuação para aumentar a confiança e sucesso de um blogueiro ou postagem.
É claro, são apenas rumores, pois não sabemos exatamente o que é ou não considerado pelo robô, porém – sem entrar na questão do monopólio – faz todo sentido o mecanismo dar crédito à sua própria rede social, não é?
Com essas e outras ferramentas disponíveis e a modificações realizadas no algoritmo, certos momentos é difícil entender o que devemos dar prioridade e o que deve ser descartado. Decerto, o Authorship não deve ser esquecido, pois se feito da forma correta, um autor tem grande potencial de se tornar referência e autoridade no buscador.
Veja no infográfico o que o Google Authorship pode fazer por você e por seu blog:
É claro, todo serviço têm suas vantagens e desvantagens. Vai de cada um analisar e ponderar sobre a real eficiência para o blog e para si mesmo.
Está esperando o que? Comece logo a usar o Google Authorship! Aqui tem o passo a passo.
Até a próxima! ;)