Blog Corporativo: Dicas para Crescer no seu Negócio Através dos Conteúdos

Blog Corporativo: Dicas para Crescer no seu Negócio Através dos Conteúdos

O blog corporativo tem um grande espaço no cenário do marketing digital.

Afinal, é uma ferramenta poderosa para aproximar e criar uma conexão com o público, para divulgar uma marca ou serviço e, ainda, construir certa autoridade no meio digital.

Portanto, se você quer alavancar o seu negócio na internet e ainda construir certa notoriedade, o blog da empresa, dentro das estratégias de marketing de conteúdo, pode ser um dos melhores caminhos a trilhar.

Então, continue lendo o conteúdo e entenda tudo sobre a importância e como elaborar um bom blog corporativo.

Vamos lá?

O que é Blog Corporativo?

O blog nasceu como um diário pessoal, um espaço no meio digital onde as pessoas começaram a escrever ou colocarem em outros formatos suas histórias, vivências, experiências e opiniões.

E, com o crescimento e alcance dessas páginas na internet, surge também o blog corporativo, o blog das empresas e negócios.

Assim, o blog corporativo nada mais é do que uma página, geralmente dentro do site da empresa, alimentada com conteúdos diversos ligados ao nicho da corporação.

Com isso, pode abordar temas relacionados aos seus produtos e serviços, assuntos do momento que façam sentido e tenham alguma ligação com a empresa, divulgação de seus valores e missão e, inclusive, de temas ligados ao que o cliente está buscando.

Importância de ter um Blog Corporativo

Sabendo então o que é um blog corporativo, já dá para ter uma ideia da proporção de sua importância.

Afinal, primeiramente, ter um blog corporativo será essencial para o desenvolvimento das estratégias de marketing digital.

Mas, além disso, também será de suma importância para que um negócio ou empresa se coloque no espaço virtual, ganhando autoridade e confiança de seu público-alvo.

Pois, o blog é uma estratégia do marketing de conteúdo que, quando bem feita, traz benefícios reais para o seu negócio.

Veja alguns deles:

  • Atração de pessoas
  • Geração de leads
  • Melhora de posicionamento no Google
  • Maior credibilidade e confiança
  • Engajamento e interação do público
  • Construção de um funil de vendas

SEO para Blog Corporativo

Para explicar um pouco sobre o SEO no blog corporativo, é importante compreender que existe uma diferença entre o site e o blog de uma empresa.

Assim, um site será o espaço virtual para divulgação e comunicação rápida da instituição com o seu público. Ou seja, será estático, sem muitas mudanças, como uma vitrine de um produto ou serviço.

Já o blog, por sua vez, terá o diferencial da atualização, sendo uma página virtual que terá conteúdos frequentes e constantemente atualizados.

Com isso, podemos destacar que o blog torna-se uma página de comunicação constante com o público, capaz de abordar uma variedade de temas e com muito mais agilidade.

E é aí que o SEO entra como fator decisivo para o sucesso do seu blog corporativo.

Pois, é a partir da otimização do conteúdo – uso das técnicas de SEO nos blog posts – que o conteúdo será indexado e mostrado na página de resultados do Google, receberá visitas, leitores assíduos e, ainda, com a possibilidade de convertê-los em potenciais clientes.

Com isso, um blog post precisará atender aos critérios do SEO para que se consiga as visitas esperadas

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Como Elaborar um Blog Corporativo?

Para iniciar a elaboração de um blog corporativo, será preciso ter um planejamento de conteúdo muito bem definido.

Veja aqui como criar um blog corporativo:

1. Defina a Persona

Para começar a planejar os conteúdos que farão parte do blog, primeiro é preciso saber para quem irá direcioná-lo.

Ou seja, quem é o leitor que se busca com esses conteúdos? O que querem, quais suas necessidades, dores, características e hábitos?

Então, criando esse perfil, será mais fácil elaborar conteúdos segmentados, que serão úteis e eficazes para os seus potenciais clientes.

2. Levantamento de Temas

Então, depois de definir sua persona, aí é hora de começar a pesquisar pelos temas/assuntos que irá tratar no seu blog.

Aqui é interessante que se pense em construir um calendário editorial, pois será uma forma de organizar todo o seu trabalho, conseguindo atingir uma constância necessária de conteúdos dentro do blog.

Então, para o levantamento de temas, indicamos ferramentas como Google Trends –  que irá apresentar os assuntos mais buscados do momento sobre determinado termo-, e também o SEMRush e Ubersuggest, que irão despertar a ideia de temas a partir da pesquisa de palavras-chaves.

3. Otimização para SEO

E, claro, não podíamos deixar de fora o momento da otimização do conteúdo para que seja encontrado e indexado nos resultados de pesquisa do Google.

Assim, é essencial ter conhecimento sobre as boas práticas do SEO, pensando na estrutura da página, na organização do conteúdo com as palavras-chaves, e nas estratégias de link building.

DICA:

Faça um checklist de conteúdo apontando os principais critérios de avaliação do Google.

Assim, crie e revise o conteúdo olhando para a lista e editando o que for necessário.

4. Revisão e Publicação

Após criado o conteúdo, é hora de fazer mais uma revisão e publicar no seu blog corporativo.

Então, nas primeiras vezes, faça testes sobre horários de publicação. Avalie os picos de visitantes em seu site e observe como será o movimento dentro do blog.

Já para estrutura do blog, pense no layout e no design responsivo que, inclusive, são pontos importantes para melhor ranqueamento no Google.

5. Acompanhamento de Resultados

Por fim, mas não menos importante, após publicar e divulgar seus conteúdos no blog, é hora de avaliar e mensurar os resultados.

Assim, faça uma análise a partir de seus objetivos com o blog.

Por exemplo, caso o intuito for receber mais visitas, acompanhe os resultados de tráfego. Caso seja a conversão, acompanhe o tempo despendido dos usuários na sessão e, também, a origem do tráfego e caminho que o leitor faz pelo conteúdo.

Lembre-se que os blogs conseguem nos trazer um panorama sobre o comportamento do público para determinados assuntos, produtos ou serviços. Por isso, use e abuse dessa avaliação.

6 Dicas Ninjas para Blog Corporativo

Como vimos, para criar relacionamento, engajamento e melhorar a comunicação entre empresas e clientes de uma maneira eficiente e relativamente segura, o blog corporativo é uma das ferramentas mais indicadas.

Certamente, você já leu essa informação em algum blog, certo? Aqui mesmo já falamos como se tornar um blogueiro de sucesso.

Por isso, a questão aqui é: como criar um blog corporativo que seja, a uma só vez, interessante e divertido? E, por onde começar?

Veja aqui os seis fatores/dicas que devem ser observados durante a criação e manutenção de um blog corporativo.

Pesquisa e Planejamento

Esta é uma orientação para a vida.

Pois, antes de se lançar em uma nova ação, é preciso conhecer o território, analisar quais as condições e, claro, ver o que seus “concorrentes” estão fazendo.

Portanto, encontre os blogs que, dentro de seu nicho, já obtiveram êxito, conferindo qual a abordagem e a postura que lhe garantiram sucesso.

Afinal, mirar-se em bons exemplos é sempre bom.

Além disso, se o seu objetivo é se tornar referência na área, porque não ter indicações de um “expert” no assunto?

Estabeleça Objetivos Claros

Saber onde se pretende chegar facilita a escolha de ferramentas e direciona melhor seus esforços.

Aqui estão alguns objetivos – e benefícios – que podem ser alcançados com um blog corporativo:

  • Gerar leads e vendas
  • Melhorar o relacionamento com os clientes
  • Aumentar a visibilidade de produtos e serviços
  • Criar uma identidade.

Outro ponto que deve interferir em suas ações é o fato de que, por ser uma ferramenta dinâmica, o blog ajuda a manter o interesse do cliente ou mesmo despertá-lo.

Nesse sentido, é preciso oferecer algo e, quando o assunto é web, onde os blogs são uma das mais importantes plataformas de produção de conteúdo, ofereça-lhe conteúdo relevante, de qualidade e com constância.

Assim, terá um público fiel.

Conteúdo

O conteúdo pode ser considerado a espinha dorsal de seu blog.

Por isso, é preciso construí-lo com cuidado, equilibrando a escrita entre os leitores e os buscadores.

Ou seja, o texto precisa ser otimizado, com palavras-chave relevantes, entre outras técnicas de SEO aplicadas a blogs, mas sem descuidar  das demandas e interesses do seu público.

Lembre-se que não é necessário escrever apenas sobre a sua área de atuação. Assuntos e temáticas relacionadas devem ser exploradas, o que garante a promoção de aprendizado e amplia o alcance da sua influência na rede.

Além disso, não se esqueça que conteúdo é mais que produção de textos, em seu sentido estrito.

Com isso, infográficos, fotos, slides e vídeos são boas alternativas e, sobretudo, diferenciadas.

Equipe

Uma das vantagens de escrever é o aprendizado que advém desta ação.

Assim, o ideal é contar com colaboradores fixos para o blog, visto que nem todos os profissionais têm interesse ou habilidade para a escrita e, que essa é uma ação que demanda tempo e criatividade,

Então, para não sobrecarregar determinado funcionário, é interessante promover “rodízios”. Do mesmo modo, diferentes temas podem ser explorados.

Essa também é uma estratégia bastante eficaz para tornar o CEO e demais profissionais verdadeiros “experts” no assunto.

Organização do Blog

Usar um domínio integrado ao site da empresa – por exemplo, o nosso:agenciaenlink.com.br/blog – é a melhor saída, pois, dessa forma, seu blog será mais facilmente encontrado e, além disso, para cada link que o blog receber, todo o domínio será fortalecido.

Então, mais especificamente sobre organização, crie categorias e listas para separar seus posts.

Assim, o internauta encontrará rapidamente o que procura. Essa divisão e o uso de categorias permite que artigos relacionados sejam exibidos para o leitor, instigando-o a permanecer na página por mais tempo.

Divulgação

As redes sociais são o melhor meio para propagar conteúdo.

Por isso, caso não possua perfis, crie-os. E, para ter certeza de onde seu público está, faça pesquisas e esteja onde ele estiver.

Enfim, ao investir em um blog corporativo, com a real intenção de transformá-lo em um canal de comunicação com o leitor, é preciso estabelecer objetivos claros, mensuráveis e tratá-lo com seriedade. 

Afinal, não é um trabalho a ser delegado “ao sobrinho que manja de internet”.

Lembre-se que essa é a melhor ferramenta para humanizar a identidade da empresa e que o que é lançado na rede dificilmente será apagado.

Por isso, um bom trabalho garante que uma boa imagem seja perpetuada.

Exemplos de Blogs Corporativos de Sucesso

Inclusive, lembra que falamos há pouco sobre mirar-se em bons exemplos? Então, abaixo seguem alguns blogs corporativos que são sucesso. Aproveite!

Blog Roca Cerámica

O blog trends da Roca Cerámica consegue abordar bem todo o universo da arquitetura.

Além de trazer conteúdos bastante técnicos voltados para os seus produtos, focando no público experiente, também apresenta blog posts com as últimas tendências e novidades do meio arquitetônico.

Turismo Itaipu

O blog do Turismo Itaipu tem a capacidade de engajar e informar o público-alvo de maneira eficaz.

Afinal, oferece informações detalhadas sobre os atrativos turísticos de Foz do Iguaçu, com dicas de passeios, eventos locais e curiosidades históricas.

Com isso, consegue captar o visitante da tríplice fronteira e ainda promover o turismo da região de forma contínua.

Brasfaiber

O blog da Brasfaiber é um ótimo exemplo para se inspirar, inclusive por ser um nicho do mercado bastante específico e segmentado.

Assim, o blog consegue mirar bem no seu público, trazendo informações a respeito dos equipamentos e, ainda, sendo útil e eficaz com conteúdos sobre qualidade e eficiência no espaço industrial.

Enfim, se você já conhece os três exemplos citados ou se lembra de outros blogs corporativos de sucesso, deixe aqui nos comentários!

Aproveite e compartilhe esse conteúdo com pessoas do meio empresarial e de dentro da sua organização.

Imagens: Freepik

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.