Como o Google Funciona?

Como o Google Funciona?

O site Google.com representa o 1º mais visitado da web. Esse dado não deve surpreender muitos, já que várias vezes por dia a maioria dos usuários utiliza pelo menos uma das ferramentas disponibilizadas pelo Google: email, mapa, webmaster central, ferramentas de análise de palavras-chave, estatísticas de visitantes e entre outras inúmeras figura o poderoso sistema de busca.

Competindo com outros sistemas de busca, como o Yahoo e Bing, o buscador do Google também é o mais utilizado no Brasil.

Dessas pessoas que utilizam a busca do Google, quantas entendem o processo por trás dos resultados mostrados? Quantos usuários sabem como o Google funciona? Antes de continuar a leitura do post, ajude-nos a responder essa questão participando de nossa pesquisa:

Agora que você já testou seu conhecimento na pesquisa, cheque se respondeu corretamente assistindo a explicação oficial dada por Matt Cutts, engenheiro do grupo de qualidade de busca do Google:

Vídeo: Como a Busca do Google Funciona (em inglês)


Caso prefira ler a explicação, segue a transcrição em português do conteúdo do vídeo:

“(…) A primeira coisa a entender é que quando você faz uma busca no Google, você não está realmente buscando a web, você está buscando o índice do Google na web, ou pelo menos o quanto dessa podemos encontrar.

Fazemos isso com um software chamado aranha (ou spider). Os spiders começam a buscar algumas web pages, então eles seguem os links nas páginas e buscam as páginas para as quais esses links apontam, então acompanham todos os links nessas outras páginas e assim por diante, até que tenham indexado um bom pedaço da web – muitos milhões de páginas armazenadas em milhares de máquinas.

Agora vamos supor que eu queira saber o quão rápido um leopardo pode correr. Eu digito na minha busca: “velocidade corrida leopardo” e pressiono enter. Nosso software busca em nosso índice todas as páginas que incluem esses termos de busca. Nesse caso, existem centenas de milhares de resultados possíveis.
Como o Google decide quais documentos eu realmente quero (fatores que influenciam o ranking)? Fazendo perguntas – mais de 200 delas. Como:

– Quantas vezes essa página contêm as palavras-chave?
– As palavras aparecem no título, na URL, diretamente adjacentes?
– Será que a página inclui sinônimos para essas palavras?
– Esta página vem de um site de qualidade alta ou de qualidade baixa, até mesmo spammy?
– Qual o Page Rank dessa página? Essa é uma fórmula criada por nossos fundadores Larry Page e Sergey Brin, que pontua as importância de uma página, baseado na quantidade de links externos que apontam para a mesma e quão importante esses links são.

Finalmente, nós combinamos todos esses fatores em conjunto para produzir uma pontuação geral para cada página, então enviamos o resultado da sua busca, cerca de meio segundo depois de você fazê-la. No Google assumimos o compromisso de entregar resultados úteis e imparciais seriamente. Nós nunca aceitamos pagamento para adicionar um site ao nosso índice, atualizá-lo com mais freqüência ou melhorar seu ranking.

Vamos dar uma olhada em meus resultados de pesquisa:

– Cada entrada inclui um título;
– Uma URL ;
– E um trecho do texto para me ajudar a decidir se esta página é o que estou procurando.

Vejo também:

– Links para páginas semelhantes;
– A versão mais atual daquela página armazenada pelo Google;
– E pesquisas relacionadas, que eu talvez queira experimentar a seguir;
– Ás vezes, ao lado direito e no topo, eu vejo anúncios.

Levamos nossa publicidade muito a sério também, tanto nosso compromisso de entregar a melhor audiência possível aos nossos anunciantes, como nosso esforço para mostrar apenas os anúncios que você realmente quer ver. Somos muitos cuidados para distinguir os anúncios do resultado de busca regular. Não mostraremos nenhum anúncio, caso não encontremos algum que irá ajudá-lo a encontrar a informação que está procurando – o que nesse caso, a velocidade máxima de um leopardo é de 60 milhas por hora”.

Comments

comments

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.