Como o Google Funciona: Entenda Tudo sobre a Ferramenta de Busca

Como o Google Funciona: Entenda Tudo sobre a Ferramenta de Busca

E aí, você já parou para pensar sobre como o Google funciona?

Afinal, o Google é o website mais acessado do mundo, e também no Brasil!

Inclusive, esse dado não deve surpreender muitos, já que várias vezes por dia a maioria dos usuários utiliza pelo menos uma das ferramentas disponibilizadas pelo Google, como:

  • E-mail
  • Mapa
  • Webmaster central
  • Ferramentas de análise de palavras-chave
  • Estatísticas de visitantes
  • entre outras inúmeras figuras do poderoso sistema de busca.

Mas, dessas pessoas que utilizam a busca do Google, quantas entendem o processo por trás dos resultados mostrados? Quantos usuários sabem, de fato, como o Google funciona?

Então, para descobrir esse mistério, acompanhe a leitura do post!

Como o Google Funciona?

Como já sabemos, o Google é uma plataforma de pesquisa responsável por apresentar uma infinidade de websites que correspondam às procuras digitadas pelas pessoas em seu campo de pesquisa.

Mas, na perspectiva do usuário, como isso funciona? Ou seja, como o Google é capaz de nos apresentar sempre as melhores respostas para o que estamos querendo saber?

Bom, primeiramente, podemos desmistificar a ideia de que as páginas ali apresentadas são enviadas e selecionadas manualmente.

Afinal, o Google utiliza de um processo automatizado, em que um software é responsável por rastrear e encontrar os melhores resultados para determinado termo pesquisado.

Então, imagine uma grande biblioteca, onde centenas, ou milhares, de documentos são armazenados.

Assim, quando um usuário pesquisa no Google, o software irá sair procurando, como uma lupa, os documentos onde aquele termo pesquisado foi citado e, com isso, irá selecionar, a partir de critérios importantes, quais as melhores páginas para serem apresentadas ali naquela pesquisa.

Portanto, para que um site apareça no Google, ele precisará responder bem às exigências da plataforma para que seja encontrado e, enfim, listado em seu índice de busca.

Caso queira visualizar melhor esse funcionamento, assista a explicação oficial dada por Matt Cutts, engenheiro do grupo de qualidade de busca do Google:

Como Funciona as Pesquisas no Google?

Bom, já na perspectiva do profissional ou pessoa responsável por um site e que deseja que ele esteja no índice de resultados do Google, aqui vai a nossa explicação sobre como funcionam as pesquisas no Google.

Rastreamento 

O rastreamento do Google, mais conhecido como Crawling, é o processo automatizado que irá buscar por páginas na internet e incluí-las em seu índice de pesquisa. Ou seja, em sua grande biblioteca.

Esse é o momento da descoberta de URL, em que o Google irá identificar novas páginas a partir de links de páginas já conhecidas.

Então, depois da descoberta, poderá visitar essa página para verificar o seu conteúdo.

Portanto, é fundamental que um site esteja de acordo com os critérios de pesquisa do Google para que o rastreador encontre o que o usuário deseja.

Indexação

O processo de indexação acontece logo após a etapa de rastreamento.

Com isso, após o Google descobrir as URLs, passará a tentar identificar o conteúdo desta página.

Então, é aqui que a ferramenta irá analisar e processar o conteúdo, sejam textos, imagens, tags e elementos importantes de um conteúdo otimizado.

É nessa etapa que o Google também irá avaliar se a sua página é original, autêntica e que responde bem às necessidades dos usuários.

Lembre-se que é muito importante que tudo esteja alinhado para que o seu site seja indexado – validado – pelo Google, ok?

Exibição dos Resultados da Pesquisa

Esse é o momento que falaremos sobre a relevância dos resultados do Google.

Então, para entender melhor, vamos usar o seguinte exemplo:

Uma pesquisa feita em Foz do Iguaçu para “agência de marketing digital” mostrará resultados diferentes da mesma pesquisa feita por um usuário de São Paulo.

Assim, é um tipo de pesquisa que apresentará resultados locais, com pouca ou nenhuma imagem.

Já se pesquisado sobre “marketing digital” , aí sim teremos resultados muito mais amplos, e não locais.

Com isso, é importante entender que os algoritmos do Google vão vasculhar o seu índice de arquivos para encontrar o que esteja mais próximo ao que o usuário procura.

O que é o Robô do Google?

O robô do Google, mais conhecido como Googlebot, é como é chamado o programa responsável pelo rastreamento das páginas.

Assim, é o conjunto de máquinas do Google que irá fazer a busca das bilhões de páginas existentes na web.

Para isso, o Googlebot usa uma técnica de algoritmos que irá escolher quais sites rastrear, com que frequência e quantas páginas buscar em cada site.

Como Usar o Google: Dicas Úteis

Então, sabendo como o Google funciona, podemos dizer sobre a tamanha importância em aprender a otimizar um site para que ele seja indexado e posicionado no mecanismo de pesquisa, certo?

Então, para isso, é extremamente necessário saber dominar técnicas de SEO e algumas estratégias de marketing digital.

Veja as nossas dicas:

  1. Faça uma pesquisa de palavras-chave relevantes para o seu site e inclua em títulos, cabeçalhos (H1, H2), URL, title, meta-description e, claro, no conteúdo.
  2. Produza conteúdo que responda às necessidades do seu público-alvo. É importante que seja um conteúdo autêntico, de qualidade, atualizado e relevante.
  3. Fique atento aos aspectos técnicos do SEO, como velocidade do site e sua funcionalidade em diferentes dispositivos
  4. Faça boas estratégias de link building, obtendo links de outros sites relevantes e de alta autoridade para o seu site
  5. Monitore o tráfego do seu site e entenda o comportamento dos visitantes. Além disso, saiba também como o site está performando nas buscas e identifique oportunidades de melhoria

E aí, gostou do nosso conteúdo sobre o funcionamento do Google?

Então, se você quiser aprender ainda mais sobre como avançar nas estratégias de tráfego orgânico para o seu site, não deixe de se inscrever na nossa segunda turma do Curso de SEO da Enlink. Te esperamos lá!