Google SEO: História, Como Funciona e Como Trabalhar no Marketing?

Google SEO: História, Como Funciona e Como Trabalhar no Marketing?

Sabemos que o Google SEO é o que domina a internet atualmente.

Afinal, é crucial entender o algoritmo para o desenvolvimento de qualquer negócio que busca o sucesso online.

Mas, você sabe como o SEO surgiu, como o Google funciona e ainda como impactam as estratégias de marketing digital?

Neste artigo, vamos conhecer a história do Google SEO, entender seus mecanismos complexos e descobrir como pode ser utilizado a favor da conquista de resultados incríveis.

Então, veja aqui mais um passo sobre o mundo da otimização dos mecanismos de busca e aprenda como turbinar sua presença online.

Vamos lá?

O que é o Google SEO?

SEO, abreviação de Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca), é a arte de tornar seu site e conteúdo visíveis e relevantes para o Google.

Ou seja, é “ensinar” o Google a entender o que seu site oferece, garantindo que ele apareça nos resultados de pesquisa quando alguém busca por algo relacionado ao seu negócio.

Então, em outras palavras, o SEO é a estratégia chave para atrair tráfego orgânico para seu site, aumentando sua visibilidade online e impulsionando seu sucesso.

História do Google e SEO

Para entender as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) é interessante conhecer sua história, que se entrelaça intimamente com a evolução dos sistemas de busca, principalmente a do Google.

Assim, esse buscador, atualmente tão próximo de nosso dia a dia, surgiu há pouco mais de uma década, no ano de 1996, quando os então estudantes Larry Page e Sergey Brin, que cursavam a universidade norte-americana Stanford, resolveram criar um software para organizar os dados da biblioteca online da instituição.

Então, para desenvolver o projeto, os dois acadêmicos olharam para as propriedades matemáticas da internet e buscaram uma fórmula para encontrar quais páginas da web se conectavam a outras por meio de links – analisando também a quantidade e qualidade desses backlinks que cada página recebia.

E, a partir da análise desses dados e do conteúdo das páginas, Page e Brin criaram o algoritmo chamado Page Rank.

Na época em que o sistema criado começou a explorar a web, em março de 1996, já existiam outros sistemas de busca, mas esses baseavam-se apenas na quantidade de vezes que o termo buscado aparecia em determinada página.

Portanto, a preocupação com a qualidade dos resultados de busca presente no algoritmo do Google fez com que esse sistema de busca ocupasse lugar de destaque poucos anos depois.

Desde então, muitos sistemas de busca vem alterando seus algoritmos com o objetivo de entregar resultados mais qualitativos.

Quais as Origens do SEO?

Em meados da década de 90, antes do Google surgir, webmasters já se preocupavam em divulgar seus sites em sistemas de busca.

Mas, nesse primeiro momento, era apenas necessário submeter uma url ou domínio por meio de um formulário dos buscadores, e esses, por sua vez, enviavam seus spiders para percorrer as páginas, reconhecer os links nas mesmas e indexar o seu conteúdo no banco de dados.

Então, nessa época, para identificar a importância de determinado termo dentro de uma página, analisava-se apenas o número de vezes que esse termo aparecia e sua localização.

Portanto, era comum encontrar resultados com qualidade muito baixa, já que muitos webmasters abusavam da quantidade de termos inseridos no conteúdo e obtinham bons rankings.

Por fim, o termo “Search Engine Optimization” passou a ser usado em 1997 – segundo Danny Sullivan, que cobre a área de sistemas de busca desde 95 – e logo surge o Google.

Então, nesse momento, a fotografia da indústria de busca sofre grandes mudanças voltadas às penalizações para o emprego de técnicas antiéticas – também conhecidas como black hat, foco na qualidade do conteúdo, popularidade e confiança medidas por meio de links e qualidade de suas fontes.

Ou seja, o trabalho de um webmaster não é tão fácil quanto era há cerca de 15 anos. Fato!

Inclusive, o algoritmo do Google e demais buscadores seguem mudando e é importante que o profissional de SEO sempre mantenha-se atualizado.

Como Funciona o SEO do Google?

Entendendo então que o SEO é as técnicas de otimização feitas em um site para que ele se torne visível e relevante para o Google, vamos agora entender como funciona esse processo.

Para isso, é importante compreender que o Google utiliza um algoritmo complexo que irá levar em conta fatores como:

  • Relevância e qualidade do conteúdo para o usuário
  • Otimização técnica na estrutura do site
  • Atribuição de autoridade e confiança em sites com histórico positivo e que recebem links de outros sites de qualidade

Assim, esse algoritmo irá analisar diversos sinais para determinar a posição de um site nos resultados de pesquisa como, por exemplo:

  • O uso estratégico de palavras-chaves relevantes
  • Os links que levam para o site
  • A boa experiência oferecida para os usuários.

Portanto, para que um site atenda a esse algoritmo ele precisará seguir as regras de jogo.

Ou seja, dar um check em todos esses fatores e sinais determinantes para uma boa posição no Google.

Com isso, é preciso identificar as palavras-chaves mais relevantes e otimizá-las para o seu negócio, avaliar a estrutura técnica do site e ter links de referência capazes de construir maior autoridade.

Enfim, dominar o SEO do Google exige tempo, estudo e dedicação, mas os resultados valem a pena, conquistando maior visibilidade online, mais tráfego orgânico e, consequentemente, mais oportunidades de negócio.

O que é Google Ads e SEO?

Google Ads e SEO são ferramentas do Google que impulsionam a visibilidade online, mas com abordagens diferentes.

Confira!

Google Ads

É publicidade paga, onde você paga para seus anúncios aparecerem nos resultados de pesquisa e em outros sites da rede Google.

Assim, é ideal para resultados rápidos, como aumentar vendas ou gerar leads, com controle preciso sobre o público-alvo e o orçamento.

SEO (Search Engine Optimization)

É a otimização orgânica do seu site para que ele apareça naturalmente nos resultados de pesquisa.

Assim, leva tempo para construir autoridade, mas oferece resultados duradouros e tráfego orgânico sem custos adicionais.

Portanto, ambas as estratégias têm seus benefícios e desvantagens e a escolha ideal depende dos seus objetivos e orçamento.

Google SEO: Como Fazer?

Como vimos, o SEO é um processo contínuo e, para alcançar resultados duradouros, é preciso dedicar tempo e esforço à otimização.

Veja aqui como fazer o SEO para o Google.

1. Pesquisa de Palavras-Chave

Entenda o que seu público busca.

Para isso, utilize ferramentas de pesquisas de keywords e identifique as mais relevantes para o seu negócio.

Além disso, é importante compreender a intenção por trás da pesquisa: as pessoas querem comprar, aprender ou se divertir?

Então, crie uma lista de palavras-chave, inclua termos amplos e específicos, e não se esqueça das variações e frases longas (long-tail keywords).

2. Otimização do Conteúdo

Crie conteúdo informativo, relevante e envolvente que atenda às necessidades do seu público.

Assim, use as palavras-chave de forma natural e estratégica no título, subtítulos, primeiro parágrafo e corpo do texto.

Com isso, organize o conteúdo de forma clara e fácil de ler.

3. Otimização Técnica

Tenha um site responsivo, que funcione perfeitamente em todos os dispositivos (computadores, tablets e smartphones) e otimize para que ele carregue rapidamente, pois o Google prioriza sites rápidos.

Além disso, crie uma estrutura de links interna lógica e amigável para que os usuários naveguem com facilidade, e use URLs curtas, descritivas e que contenham palavras-chave relevantes.

4. Link Building

Conquiste links de outros sites de alta qualidade e relevantes para o seu negócio.

Inclusive, produza conteúdo que as pessoas queiram compartilhar, aumentando a chance de receber links, e participe de fóruns e comunidades compartilhando seu conhecimento e expertise, construindo autoridade e gerando links.

5. Monitoramento e Análise

Utilize ferramentas de análise para acompanhar o tráfego do seu site, o desempenho das palavras-chave e o comportamento dos usuários.

Com isso, faça ajustes em sua estratégia de SEO e otimize seus resultados.

Importância do Google SEO para o Marketing Digital

O Google SEO é fundamental para o sucesso do marketing digital, garantindo que seu site seja encontrado pelos usuários que buscam por seus produtos ou serviços.

Assim, consegue conquistar tráfego orgânico, aumentar a visibilidade da marca, fortalecer sua autoridade online e promover as vendas.

Ou seja, é uma ferramenta poderosa para alcançar um público engajado e construir um relacionamento duradouro com seus clientes.

Então, se você quer impulsionar a sua estratégia de marketing digital, conte com o apoio da Enlink!

Temos uma equipe especializada e preparada para alavancar o seu negócio no meio digital. Entre em contato conosco!

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.