10 Dicas Essenciais de Marketing Digital para Impulsionar o Tráfego do seu Site

por 27 de setembro de 2016Marketing de Conteúdo

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Algumas pessoas acreditam que ter uma página na web é o principal item para ser encontrado pelos mecanismos de busca, porém não é bem assim que as coisas acontecem. Para que a estratégia de um site dê certo é preciso levar em consideração algumas técnicas de marketing digital e implementações que, juntas, agregam valor e força e, impulsionando a sua página nos sites de busca.

Veja 10 dicas que são de grande importância quando pensamos em tráfego orgânico, ranqueamento no Google e mecanismos de busca:

1 – Conheça seu público: quanto mais você sabe sobre os seus leitores, maior é a sua chance de acertar no conteúdo que ele busca. Então, antes de pensar no conteúdo que será publicado, é preciso analisar e principalmente conhecer o seu público-alvo: idade, preferências, suas principais dúvidas e o que ele procura. Aliar essas informações ao planejamento de marketing digital – juntamente com as palavras-chave definidas – é o que irá guiar o início da estratégia, direcionando o que precisa ser melhorado ou alterado na ação.

2 – Analise seus concorrentes: é fundamental na área de marketing analisar os concorrentes para saber exatamente o que eles estão fazendo – ações, campanhas, assuntos e cases – e assim guiar seu planejamento. Use o Google ou o SEMRush para saber quem são seus maiores concorrentes a partir da palavra-chave definida em seu trabalho. A análise da concorrência ajuda a melhorar em muitos aspectos o trabalho de marketing digital de uma marca, principalmente na sua taxa de conversão, além disso, também inspira. Observar o que os concorrentes fazem não quer dizer que iremos prejudicá-los, mas sim que podemos construir e desenvolver diferenciais para obter melhores resultados.

3 – Faça o famoso Brainstorm: essa tática ajuda a gerar ideias para resolver um problema, criar conteúdo ou colocar em prática uma campanha. O brainstorm é o ponto inicial para quando a criatividade não flui e também é uma forma de melhorar uma campanha de marketing específica, onde todas as sugestões são livremente apresentadas e depois filtradas até chegar a ideia final.

4 – Ofereça conteúdo de qualidade: quanto mais você entender sobre a marca, palavras-chave e o público-alvo, mais fácil e prazeroso será a criação do conteúdo. Dicas, listas, curiosidades, atualizações, experiências, vídeos, memes da atualidade e novidades da área são tendências que dão certo e muitas vezes levam o usuário a compartilhar o conteúdo, trazendo assim mais engajamento e visibilidade para o seu site.

5- Crie títulos magnéticos: dizem que em marketing digital, conteúdo é rei. Porém, é preciso lembrar que quem faz as buscas é o leitor (seria ele o rei?) e, quem apresenta os resultados são os mecanismos de busca. Então, para que o seu artigo seja encontrado, o seu título (assim como o conteúdo) deve conter as informações necessárias para o Google considerá-lo relevante e de qualidade para ser apresentado na pesquisa. Um bom título é fundamental, pois, além de se destacar nas buscas é um ponto positivo para o ranqueamento do seu site.

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6 – Invista em táticas de SEO: a principal finalidade do SEO é tornar o site amigável, de acordo com os padrões e exigências dos motores de buscas. É um conjunto de técnicas onde o principal objetivo é ajudar no bom posicionamento de um site nos resultados orgânicos de uma pesquisa. Essas técnicas são aplicadas de acordo com o conteúdo produzido para o site, as palavras-chave, os títulos, a otimização das imagens, usabilidade do site, construção de links, categorias, entre outros fatores que bem elaborados ajudam no ranqueamento.

7 – Ofereça Landing Pages otimizadas: ao pensar em criar landing pages para o seu site, volte para a Dica 1 e construa-as em torno das palavras-chave que foram definidas. Isso é pensar estrategicamente em atrair visitantes ao seu site, com foco em conversão. É de extrema importância que a LP seja objetiva, segmentada e específica.

8 – Use e abuse das redes sociais: construir uma presença on-line nas redes sociais é fundamental na hora de se destacar na rede. A cada dia aumenta o número de usuários que compram, comentam, compartilham e engajam por meio de páginas como o Facebook, Twitter, Instagram, entre outras tantas. Por isso, é de extrema importância estar nas redes sociais, mas da forma correta. Promova sua página e faça uso dos botões de redes sociais em seu site, para que seus clientes compartilhem as atualizações.

9 – Atualize seu site regularmente: não deixe seu site parado. Atualize-o com regularidade, se possível com datas e horários fixos. Isso cria uma rotina tanto para a sua criação de conteúdo (sem deixar o site morrer) quanto para os seus leitores, que sempre terão artigos frescos para ler e acompanhar. Além disso, manter o site atualizado com certa frequência faz com que o robô volte ao site mais vezes.

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10 – Monitore os resultados: esporadicamente, verifique os conteúdos mais acessados. Veja quais são os artigos que despertam maior atenção do leitor e investigue o motivo. Monitore também se o objetivo está de acordo ou se está na hora de focar em um novo planejamento. Monitorar é a base para saber os erros e acertos da sua estratégia.

Na era digital, o marketing de conteúdo é muito importante, por isso, nós profissionais da área, precisamos usá-la corretamente. Uma estratégia de marketing bem trabalhada tem como resultado usuários felizes e ótimas conversões para o seu site. 

Seja cuidadoso, busque sempre ser fiel ao seu nicho e público, ofereça sempre conteúdo de qualidade, atualizado regularmente e nunca, em hipótese alguma, deixe seu leitor sem resposta.

Tem mais alguma dica para compartilhar? Deixe aí nos comentários. 🙂

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Carol Cañete

Sobre Carol Cañete

Trabalha na Enlink desde 2011, quando começou como Redatora na equipe de Criação de Conteúdo. É publicitária por formação e hoje atua na agência como Assistente de Marketing Digital. É mãe, esposa e quando sobra tempo é artesã, fotógrafa e cozinheira. Mulherzinha assumida, não dispensa o esmalte vermelho.

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