Afinal, o que é SEO?

Afinal, o que é SEO?

Comecei a trabalhar com SEO no início de 2007, quando ainda era estudante de Comunicação Social. Desde então tenho dificuldades para começar conversas banais do tipo “com que você trabalha?”. Isso porque o papo corriqueiro que começou com o comentário “nossa, que calor, né?” com o moço que também espera no consultório do dentista chega nesse ponto e transforma-se em algo desafiador.

Acho importante tornar nossa área mais conhecida, então me esforço para tentar explicar. Respiro fundo e começo um pequeno discurso sobre SEO que é mais ou menos assim:

“Eu trabalho com Otimização de Sites para Sistemas de Busca, que vem da sigla em inglês SEO. Já ouviu falar? …Não? São técnicas que visam melhorar o ranking das páginas trabalhadas para a busca por determinados termos em mecanismos como o Google, Yahoo e Bing”.

Até esse momento a pessoa segue com uma expressão tipo ponto de interrogação. Resolvo continuar:

“Melhor explicar com um exemplo, certo? Vamos supor que você tenha uma loja online de calçados e por meio de pesquisa descobrimos que a quantidade de pessoas que abre o Google e digita na caixa de busca o termo ‘sapatos femininos’ seja alta. Você vende calçados para mulheres e gostaria que esses potenciais compradores encontrassem o seu site, concorda? O meu trabalho é otimizar a sua página para que essa fique bem posicionada nos resultados apresentados pelo Google para o termo ‘sapatos femininos’. Entendeu?”

Nesse ponto as reações são variadas. A pessoa:

a) Tem um site ou tem um amigo que tem um site e pede um cartão de visitas;

b) Fica curiosa e faz perguntas como ‘quais são os fatores que influenciam o ranking?’;

c) Segue com a cara de ponto de interrogação, diz que achou interessante e volta a ler a revista da sala de espera do consultório.

De qualquer maneira eu penso “eu tentei” e espero que da próxima vez que essa pessoa tiver contato com o assunto pelo menos pense “eu já ouvi falar sobre isso…só não lembro onde”.

Comments

comments

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.