Ferramentas de Marketing Digital Ajudam – e muito!

By 4 de fevereiro de 2014 Redes Sociais

Durante um bate papo informal, quando mencionamos alguma marca ou empresa, perguntar se a mesma possui uma Fan Page se tornou praticamente inevitável. E se a resposta não vem, vamos até ela. Pegamos o smartphone e em tempo real pesquisamos as novidades e informações dessa e tantas outras marcas nas redes sociais.

Quem trabalha com mídias sociais sabe: com mais de 76 milhões de usuários na rede, o Facebook é uma ótima oportunidade de divulgar a sua marca e, assim, criar um canal de contato direto com seus consumidores e futuros clientes.

Estar presente no mundo digital hoje se tornou uma estratégia indispensável para a maioria das empresas que buscam um maior engajamento de seus produtos com o seu público alvo. Para estar presente, contudo, é importante saber usar a Fan Page a seu favor e, para isso, é necessário extrair ao máximo todos os benefícios que ela tem a oferecer.

Graças à expansão considerável do setor, atualmente são inúmeras as ferramentas disponíveis para quem trabalha no maravilindo mundo das mídias sociais. Algumas de engajamento, mensuração, gerenciamento, enquetes, avaliação de conversões e back up de conteúdo, cada uma voltada para funções diferentes, mas com a mesma intenção: te ajudar a fazer bonito nas redes sociais.

Facebook-Tools

Então, dê um tempo nas imagens fofinhas e frases de efeito na sua Fan Page e conheça a seguir algumas ferramentas superúteis para te ajudar nesse árduo trabalho:

Social Safe: para fazer back-up sem perder informações

socialsafe

Diferente de outras ferramentas de backup para redes sociais, o Social Safe faz backup dos seus dados do computador, incluindo perfis no Facebook, Fan Pages, Twitter, Instagram, LinkedIn e Google+, por exemplo. As informações ficam armazenadas em um calendário, o que facilita na hora de procurar aquele post ou aquele comentário que você quer ver novamente. Além disso, é possível fazer uma busca por meio de palavras chaves específicas utilizadas nas suas redes sociais.

Veja neste vídeo como esta ferramenta funciona:

É uma interface bem simples e intuitiva. Depois de baixá-la você só precisa escolher qual rede social deseja trabalhar e, mãos à obra.

Esta ferramenta está disponível nas versões paga e gratuita. A versão gratuita permite adicionar 4 contas e você pode usá-la por dois meses. A versão paga, claro, oferece diferentes recursos e possui valores acessíveis. Sem dúvidas um ótimo investimento.

Flowtown: para prospectar novos alvos e saber em quais redes sociais eles estão

flowton

Também conhecida como espiã, esta ferramenta não é tão nova, mas ainda é usada para quem quer localizar novos alvos e, o melhor: saber em quais redes sociais seu público está. Ao inserir um endereço de e-mail na página, é possível automaticamente conferir vários dados como nome, idade, ocupação, sexo, localização e links para as redes sociais. Dessa forma, você pode “construir” uma base de quais redes sociais seus potenciais clientes preferem e, a partir daí, bolar uma estratégia bem supimpa!

Além disso, em se tratando de twitter, esta ferramenta oferece um recurso que analisa seus tweets antigos e verifica qual hora do dia eles são mais favoráveis e, a partir de então ele programa seus próximos tweets de acordo com o resultado obtido.

É uma ferramenta super simples de ser usada e está disponível na versão gratuita (para ser usada por 30 dias) e paga, que oferece diversos recursos diferentes.

Postcron: para agendar conteúdo sem medo de ser feliz

postcron

Apesar do Facebook disponibilizar a função de agendamento de postagens em Fan Pages, o Postcron facilita esse trabalho, pois sua forma de agendamento de postagens é muito mais simples e, caso você seja responsável por mais de uma Fan Page, certamente irá ajudar muito no seu trabalho. Além disso, com o Postcron é possível ainda acessar todo o histórico de publicações tanto de Fan Pages, como no Twitter.

Super fácil de ser usada, esta ferramenta permite um controle maior de suas publicações, bem como editar conteúdo, escolher imagens, entre outras funções. A versão paga da ferramenta oferece recursos exclusivos, como a que permite fazer uma análise dos links postados.

Ela está disponível na versão paga e na versão free, e você só precisa se conectar através de sua conta no Facebook para que o Postcron acesse automaticamente as suas informações.

Assista o vídeo a seguir que oferece um passo a passo simples para você aprender como funciona o Postcron:

Fácil, né?!

Crowdbooster: para não deixar o seguidor a ver navios

crowbooster

Trabalhar com mídias sociais é estar sempre atento às duvidas, perguntas e interações do seu público, nunca deixando um leitor sem resposta. O Crowdbooster é assim, ele te ajuda indicando quando apareceu uma dúvida nova de algum leitor, quando uma pergunta ficou sem resposta e te lembra ainda de atividades que precisam ser realizadas. Outra função bacana é que com essa ferramenta você pode conferir quais perfis estão em crescimento, a porcentagem desse crescimento e ainda a sincronização de contas do Twitter e Facebook em um só lugar, facilitando assim a análise do impacto de todas as suas campanhas em redes sociais.

A versão gratuita desta ferramenta suporta a conexão de ate três contas. Já a opção paga permite a adição de muitos outros recursos.

Viu, só? As ferramentas são inúmeras e a possibilidade de fazer um bom trabalho é positiva. Mas, calma lá! Ferramentas sozinhas não fazem milagres. Por isso, é válido repensar nas métricas utilizadas dentro de sua empresa e deixar de lado a máxima de que o número de seguidores e quantidades de likes é o resultado a ser buscado. Nem sempre isso representa sucesso e, vale mais estar preocupado com a boa qualidade de suas postagens e com os resultados vindos a partir disso.

Conhece alguma outra ferramenta que auxilie na gestão de redes sociais? Conte pra gente nos comentários!

Esperamos ter ajudado.

Abraços e até a próxima!

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Carol Cañete

About Carol Cañete

Trabalha na Enlink desde 2011, quando começou como Redatora na equipe de Criação de Conteúdo. É publicitária por formação e hoje atua na agência como Assistente de Marketing Digital. É mãe, esposa e quando sobra tempo é artesã, fotógrafa e cozinheira. Mulherzinha assumida, não dispensa o esmalte vermelho.

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