A curadoria de conteúdo é uma prática bastante válida em SEO, visto que tem como base agregar conteúdo de boa qualidade com relação a um tema específico, eliminando um problema comum para quem utiliza internet como principal meio de informação: a abundância de dados.
A imagem é do Social Bites.
Esta curadoria foi feita em parceria com algumas co-workers. Ao final de cada resumo você pode clicar no nome e ir direto para o perfil de cada uma delas e conferir seus artigos aqui no blog da Enlink. O tema selecionado foi Social Media, já que este foi um nicho com muitas mudanças no mês de Abril.
The Marketing Value of YouTube
Resumo: diferente do que você percebe enquanto usuário, o YouTube não se resume a uma plataforma para hospedagem de vídeos. Esse é o motivo de sua existência e o que te leva até ele, porém, do ponto de vista profissional, é possível afirmar que YouTube também é um mecanismo de busca, uma plataforma para anúncios e uma rede social. A plataforma pode fazer muito por sua empresa desde que você saiba como utilizá-la a seu favor e que de fato exista interesse na visualização de vídeos sobre seu segmento. Então se lembre: antes de investir, tenha certeza de que o esforço será apreciado!
Entenda que um usuário acessa o YouTube por uma única razão: assistir a um vídeo. E seu upload só atingirá suas expectativas se possuir o tipo de conteúdo que esse público busca. Como ele deve ser? Essencialmente com informações ou entretenimento; mas se possível, use de ambos os recursos ao mesmo tempo. E para se certificar do desempenho de seu canal, acompanhe métricas indicadoras de seu desempenho, e não, isso não diz respeito ao número de views. Ao criar um brand channel, é possível utilizar o YouTube Analytics para entender como e se o público tem consumido as informações publicadas em seu canal para a partir destas análises os próximos passos serem definidos. Carol Ramalho
Is Google+ Approaching Twitter’s Marketing Value?
Resumo: Em 2011, Google lançou o canal de mídia social Google Plus de maneira sorrateira e quase que despretenciosa. Muitos o compararam ao Orkut, também criado pela Google, e deixaram-no de lado em um primeiro momento. Em dois anos – e após aperfeiçoar a usabilidade do produto – os esforços da empresa em divulgar e engajar os usuários ao G+ só cresceu; seja com as vantagens do Google Authorship, pela facilidade dos Hangouts ou com stands localizados em pontos estratégicos de cidades também cruciais para o crescimento da rede, cada vez mais usuários estão associando suas contas do Google ao Plus. Neste artigo, Rand Fishkin, da agência SEOmoz, explora a atual influência da rede social do Google em mercados como marketing digital e tecnologia, com base em dados obtidos através de experiências que teve com seu blog pessoal. Fishkin afirma que o GPlus terá, dentro de um ou dois anos, a mesma influência que o Twitter na vida dos usuários (ou mais!), e que este é o momento de dedicar esforços à construção e fortalecimento de sua marca e comunidade neste canal. Resta saber se esta oportunidade acontecerá, também, no Brasil.
Creating and Managing Deadlines for Outreachers
Resumo: Ao iniciar qualquer tipo de trabalho, somos guiados pela questão de prazos, não é? Estes prazos são importantes para saber até quando aguardar e quando será necessário pular fora do barco e mudar a estratégia. E, é isso que o artigo fala, ele demonstra a necessidades de estabelecer uma data final para a publicação de guest posts, visto que o trabalho para a criação do artigo é cauteloso e demorado e em alguns momentos os blogueiros simplesmente deixem de responder sobre o interesse na publicação. Assim, a dica é enviar três e-mails perguntando sobre o status do artigo e caso não obter resposta, mude para o próximo blog e adicione o primeiro contato em sua lista negra. Esta é uma solução fácil para agilizar o trabalho e saber quando é a hora de buscar uma nova parceria. Katleen Abdalla
Introducing Keyword Targeting in Timelines
Resumo: O Twitter é uma das redes sociais mais populares entre profissionais de marketing, seja através de tweets patrocinados ou agregando uma boa estratégia ao perfil de uma marca. Aquela modalidade de tweets promovidos já existe há algum tempo, mas costumava funcionar com base apenas nos followers. Por exemplo: se pessoas que você segue seguissem uma empresa em comum, havia a probabilidade de um tweet promovido daquela empresa aparecer na sua timeline, mesmo que você não siga a empresa. A partir de Abril de 2013, o Twitter inseriu a função de keyword targeting para os tweets promovidos. Ou seja, a possibilidade pesquisa de os tweets com base em palavras-chave. Isso pode ser feito através de frases específicas ou palavras-chave soltas e misturadas. Além disso, você pode também pesquisar com base na localização geográfica do usuário, tipo de mecanismo que ele utiliza para acessar o Twitter (mobile, computador pessoal, etc) e gênero. Há alguns exemplos e dicas de como fazer isso no artigo.
Yellow Light Social Media: Use These Tactics With Caution
Resumo: Quando você passa por um semáforo e aparece a luz amarela, você provavelmente vai querer continuar. Mas, se você calcular errado, você poderá até causar um acidente. Assim, você analisa a situação – o quão rápido você está indo e quão longe está – para decidir se finca o pé no acelerador ou no freio. A luz amarela também existe para as redes sociais. Você tem que analisar as necessidades da sua audiência, o seu relacionamento com eles e seus objetivos de mídia antes de avançar. Uma decisão errada poderia fazer você perder os seus clientes. O artigo apresenta ações de social media que devem ser encaradas como o sinal amarelo no trânsito, ensina o que pode dar errado e como proceder em cada caso. Talita Mazotti
Tumblr Launches In-Stream Mobile Ads Today, Ahead Of Desktop
Resumo: Um dos canais de social media mais utilizado por usuários jovens e modernos, o Tumblr existe desde 2007. A maneira como a rede aborda os links patrocinados é bastante sucinta, sendo apresentados na seção Tumblr Radar, encontrada na dashboard do site, abaixo das informações do Tumblr do usuário. Em Abril de 2013, esse tipo de link patrocinado teve seu lugar no aplicativo mobile do site, tomando a forma de postagens comuns na dashboard – com a utilização de um símbolo de cifrão ($) para caracterizar a origem do post. De acordo com o artigo, usuários veriam postagens patrocinadas em sua dashboard do Tumblr aproximadamente quatro vezes por dia.
Se você também tem dicas de conteúdo interessante publicado sobre Social Media ou outros assuntos no mês de Abril, sinta-se à vontade para deixar nos comentários. Toda e qualquer fonte confiável de informações é super bem vinda!