Planejando ações de link building no seu nicho
Nesse maravilhoso mundo da internet tem muita gente ganhando uma grana legal com sites de nicho. Isso porque, quando o conteúdo é de qualidade e o blogueiro tem tino para a coisa, o blog acaba se tornando referência no assunto que aborda.
Por isso, se você ainda está pensando em criar um, mas não sabe sobre o que escrever, elimine tudo o que você não gosta e filtre o que gosta, afinal, você vai passar boa parte dos seus dias pesquisando e escrevendo sobre esse determinado tema.
Com exceção dos blogs de hype (um geralzão de tudo o que aconteceu de relevante no dia), sites de nicho têm assuntos bem específicos. Como por exemplo, um que está bem em alta entre as gringas e brasileiras fashionistas: moda, feminina, of course! Um exemplo: o blog Gaveta Feminina é do segmento de moda; o blog Paraguai Pink também, mas trata especificamente de produtinhos comprados no Paraguai, portanto, um nicho ainda mais específico.
Se iniciássemos agora uma campanha para qualquer um desses dois blogs, a primeira mudança seria a otimização on page. Ou seja, adequar Title + meta description + meta tags + H1 + H2…
Depois disso, adequar as tags usadas para determinar cada categoria, como por exemplo, “Trends” por “Tendências”, afinal, quem no Brasil faz busca com esse termo, com o objetivo de encontrar resultados sobre moda? O Google Trends comprova:
E nenhum resultado da busca por “Trends”, neste caso, é relacionado a moda.
Enfim, com o on page de acordo, podemos começar o link building. (On Page e off Page formam um casal lindo!)
Uma boa maneira de começar essa ação é trabalhando Brand Links (URL + Marca ou somente a URL trabalhada como link) e só depois linkar com Termo + URL específica
E onde linkar?
– A primeira necessidade são os sites de rápida aprovação e indexação: as redes sociais de todos os tipos (social news, bookmarks, network, microblogs, fóruns, entre outros);
– Cadastre seu blog em diretórios próprios, como o Technorati e o DIGnow, e principalmente faça participação com comentários em outros blogs do nicho;
– Fazer links internos também é importante (olha o brand link aqui), você pode tanto usar URL + Marca, ou linkar para alguma categoria ou post antigo;
– Faça levantamento de sites do seu nicho. Isso pode ser feito utilizando ferramentas como SoloSeo, ou usando os comandos avançados no Google. Se o seu site trata de turismo, busque diretórios e outros sites do assunto e cadastre-se.
Quer se destacar? Então anote as dicas:
– Conteúdo de Qualidade: O que também pode ser sinônimo de conteúdo único. Ele é que incentiva o leitor a tuitar, curtir e compartilhar. Portanto, dedique seu tempo criando conteúdo que valha a pena ser lido e repassado, e não apenas mais um texto entre tantos outros. Busque o seu diferencial no nicho. Erick Formaggio escreveu um artigo para o site iMasters que diz o seguinte: “Sites de nichos recebem muitos links, pois seus conteúdos especializados servem de solução para outras pessoas, que ao comentarem essas soluções em fóruns e blogs, acabam de certa forma referenciando a fonte original através de links. Trata-se de um apoio indireto por meio de sites de redes sociais.”. E alguém duvida?;
– Tenha foco: Se você escolheu falar sobre moda, não vale escrever receita de bolo. Se o seu blog é sobre viagens, nada de falar sobre mecânica para mulheres. Quem visita seu site quer ler aquilo que você se propôs a escrever desde o começo;
– Publico Alvo: Se você fechar muito o seu foco, a quantidade de visitas será menor e o retorno ($$) vai acontecer com um poooouco mais de tempo. Mas há uma vantagem para os donos de sites de nicho que utilizam o AdSense: quanto mais específico o nicho, mais específicos os anúncios, ou seja, maior a probabilidade de conversões;
– Chame a atenção: Faça barulho e mostre para as pessoas que o seu blog vale a pena ser lido. Sorteios de brindes e concursos culturais são uma ótima forma de incentivar visitação, novos seguidores e compartilhamento do conteúdo. Geralmente as promoções têm as seguintes regras:
Isso atrai o leitor para a primeira visita e o obriga a cumprir passos benéficos ao seu blog, como seguir e compartilhar, mas esteja ciente de que a fidelização do usuário depende totalmente daquilo que o seu espaço tem a oferecer diariamente.
– Conheça os concorrentes: Cada termo terá os seus concorrentes específicos. Conhecer forças e fraquezas deles ajuda a aprimorar o que já é bom no seu site e melhorar o que é ruim. Quer saber como fazer isso? No post “Link Building de A a Z: da formação da equipe à mensuração” há o passo a passo para a execução de uma campanha. Dê uma olhadinha e adapte às suas necessidades;
– Divulgue: Criar um post e simplesmente esperar que comentários e visitas apareçam, resulta em nada. Quem é blogueiro sabe o quanto é difícil incentivar visitas e comentários, então compartilhe, comente, participe. Sites de nicho costumam fazer links e referências uns aos outros. Entre na roda. Mostre a que veio e faça com que seu conteúdo se torne referência no meio. Use as redes a seu favor, e além de apenas fazer link para o blog/site utilizando contas pessoais, crie perfis para o site. Os links no profile indexam com mais velocidade e passam mais relevância do que simplesmente fazer um post com um link em um microblog, por exemplo;
– Plug-ins: Dê uma ajuda aos seus leitores. Se eles desejam compartilhar o conteúdo, encurte o caminho. Mostre os seus seguidores, disponibilize plug-ins para o Facebook (é importante ter uma página de Fãs), e tenha botões para compartilhamento no Twitter, +1, Dihitt, que inclusive são disponibilizados pelas plataformas de blogs (há também a caixa de botões ADDthis);
– Busque oportunidades: Para esse tipo de ação, seria interessante usar algo como a Google Hot Trends, mas infelizmente, não tem opção para o .com.br. Então, é legal ficar de olho, por exemplo, nos Trend Topics do Twitter e usar isso a seu favor; assim como fazer monitoramento dos termos e concorrentes pelo Google Alerts;
– Mostre seu link novo para o Google: Adicionar a URL no Google é um processo simples que torna a indexação do conteúdo mais rápida. É como se você fosse lá, cutucasse o spider dizendo: – Ó, tem um link novo naquele site, vai lá dar uma olhadinha.
Saber o que as pessoas falam sobre você, e o qual é o conteúdo mais lido ajuda a deixar o blog sempre atraente para os leitores. Portanto, invista parte do seu tempo nisso.
– No Twitter: Uma ferramenta simples e muito boa é o BackTweets. Você só coloca a URL do blog lá e ele mostra quem está linkando para ele no Twitter. E como a busca é feita pela URL, os resultados independem de a pessoa citar sua @ ou uma hashtag que te identifique. Lindo, não?
– Comentários: É importante saber o que blogueiros e usuários dizem sobre você no seu blog e fora dele. A Backtype faz isso e também é bem simples de usar (Adoro ferramentas simples, perceberam?);
– Social Mention: O Social Search também é bem facinho de usar. Você coloca o domínio ele mostra citações no Flickr, Youtube, Digg, Delicious, Twitter e ainda te oferece o recebimento dessas informações via e-mail e RSS. Um mimo!
– No blog: O Blogspot disponibiliza aos usuários uma ferramenta que ajuda a monitorar o tráfego no blog. Ela mostra os posts que foram mais visitados, a quantidade de visitas, origens de tráfego, entre outras informações. Para isso, faça o login e siga o caminho: design >> estatística, e só escolher o que quer monitorar em determinado período.
Já quem usa a plataforma do WordPress, pode ler o tutorial: PostRank Analytics: Analise o Engajamento de seus artigos, que tem várias dicas para monitoramento do seu conteúdo. (E claro, quem quiser, pode usar também o Google Analytics)
No blog Heat existem outras dicas de como monitorar a imagem de sua marca, com sugestões de outras ferramentas.
Acompanhe o Ranking
No final das contas, o objetivo de toda campanha online é tornar sua marca/blog/whatever visível e no caso de link building o rankeamento é o motivo de tudo. Então, obviamente, existe a necessidade de fazer o acompanhamento do ranking. Com ele é possível mensurar a eficiência do trabalho que já está sendo feito e até pensar em estratégias diferenciadas. Uma boa ferramenta, para quem não quer gastar e gosta de praticidade é o Rank Checker.
Outras dicas:
Planejamento Estratágico para Link Building – Palestra de Manuela Sanches na Expon 2011
Levantamento de sites para Link Building – Palestra de Manuela Sanches no FMDS 2009
O guia do nicho – Como encontrar um nicho rentável
Já sabe como fazer? Então, mãos à obra e até a próxima, com o tema: Técnicas de Monetização – Palestra Expon.
Dúvidas, dicas, críticas ou sugestões? Deixe seu comentário!