Palavra-chave: como pesquisar e otimizar

By 28 de março de 2012 SEO

Os sistemas de busca são os maiores aliados para quem possui uma página na internet e quer estar sempre em evidência. Entretanto, é preciso saber usá-los a nosso favor, o que não é uma tarefa tão simples assim. Isso porque para que o seu material seja relevante a ponto de aparecer entre os primeiros resultados de um mecanismo de busca, como o Google, ele precisa estar otimizado, utilizando o poder das palavras-chave.

Palavras-chave definem o tema de uma página e quando utilizadas corretamente, ajudam o usuário a encontrar essa página mais facilmente nos buscadores.

Palavras-chave que definem uma página ou objeto

 

A palavra-chave certa no lugar certo

 

Para escolher as palavras-chave que melhor definem o tema da sua página, você pode utilizar algumas ferramentas. Aqui sugiro duas gratuitas do Google:

  • Google Adwords External Tool: após fazer um brainstorm e chegar a algumas opções de termos, insira-os na caixa dessa ferramenta, que trará estimativa de volume de busca mensal no Google, competição, valor do clique em links patrocinados e tendência.Caso queira fazer uma análise mais aprofundada desse resultado, veja nosso outro post sobre como usar o Google Adwords para definir palavras-chave.
  • Google Trends: quando tiver dúvida entre até cinco termos ou quiser saber a tendência de buscas, ess ferramenta traz um gráfico e resultados por localidade.

 

Após selecionadas, insira-as nos seguintes pontos da página/texto:

URL: Procure deixar a URL curta e separe as palavras com hifens

Título do artigo/página: Insira o título no início + nome site

Descrição: Apesar de não ser um fator de rankeamento, é importante inserir palavras-chave na descrição, pois as mesmas ficam em negrito quando uma pesquisa é feita

Imagens: Insira a palavra-chave no nome do arquivo e alt text

Corpo do texto: Procure inserir as palavras-chave e variações ao longo do texto, mas de maneira que pareça natural e sem exageros.

Utilize negrito e itálico em algumas palavras-chave e frases principais.

Insira links para outras páginas do seu site, quando pertinente.

 

Aqui segue um exemplo de uma página “perfeitamente” otimizada para o termo “Chocolate Donuts”:

SEO em uma página web

 

Anote as dicas, acerte as palavras-chave e capriche no conteúdo.

Até a próxima!

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Carol Cañete

About Carol Cañete

Trabalha na Enlink desde 2011, quando começou como Redatora na equipe de Criação de Conteúdo. É publicitária por formação e hoje atua na agência como Assistente de Marketing Digital. É mãe, esposa e quando sobra tempo é artesã, fotógrafa e cozinheira. Mulherzinha assumida, não dispensa o esmalte vermelho.

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