O que é Link Building?

By 19 de maio de 2014 Link Building

Link Marketing está ligado à construção e estratégias complementares de relacionamento e links, na verdade, esse é um termo e técnica geralmente confundida e – até usada como sinônimo – do famoso e velho conhecido serviço de link building, só que, nesse caso, o link marketing tem relação com um processo mais tático e completo. Por isso, não confunda!

estratégia-link-marketing (1)

Saiba diferenciar: link building x link marketing

link building é a estratégia de conquistar links para um domínio ou página por meio de uma linkagem em sites diferentes, com o objetivo de trazer relevância e indexação. Esses links podem ser tanto naturais, quando artificiais. Isso porque o Google, por muito tempo, considerou a quantidade de links um dos fatores importantes para reforçar a autoridade de um site e deixá-lo bem posicionado na SERPs.

Mas, a história mudou muito depois da onda de updates Pinguim, Panda, Humminbird (recentemente) e afins. Logo, diversos sites foram penalizados por terem um conteúdo ruim e receber backlinks em domínios piores ainda, e o Google reforçou a questão de que conteúdo único e de qualidade é melhor do que quantidade de links.

O que aconteceu foi que update após update, o Google e os profissionais de SEO precisaram amadurecer para continuar conquistando os objetivos propostos de linkagem, indexação, relacionamento, tráfego e conversão. De certa forma, o link building não deixou de existir, mas ficou muito mais baseado em marketing, como uma visão ampliada e inteligente. Dessa forma, não vale só o quanto você faz, mas sim aonde e como você está.

marketing-estratégia

E aí surge o termo Link Marketing, que acompanhou melhor todas essas mudanças do mundo SEO, pois mostra como complementar e ligar estratégias, pensando no objetivo comum do que o cliente quer/precisa.

No link marketing é possível mostrar e, de certa forma, unir as diferentes táticas de marketing para conquistar referências estratégicas, ele também mostra maneiras de aproveitar mídias utilizadas atualmente e encontra uma forma de atrair a atenção da mídia e o público para seu site.

Este é um trabalho ligado à criação de releases, noise links, infográficos, guest posts, reviews, mídias e um bom conteúdo, concluindo com backlinks de qualidade em blogs e revistas e, quando necessário, também apontando parcerias com empresas que se complementam em projetos e produtos, para a realização de ações em conjunto, buscando sempre encontrar a melhor maneira de completar o objetivo proposto. Ou seja, é um processo muito mais flexível, que mostrará as ações adequadas para cada tipo de site e segmento de trabalho.

Ainda tem dúvidas? Deixe sua pergunta nos comentários e também veja outros artigos sobre o tema. Bom trabalho! 🙂

Fonte das imagens: altonivel.com.mx e pymex.pe

Recomendamos para você

Comments

comments

Katleen Abdala

About Katleen Abdala

Bacharel em Hotelaria, entrou para o mundo de Marketing Digital em 2011, quando começou a trabalhar como Social Media. Atualmente, trabalha como Coordenadora na Enlink. Nas horas vagas adora passar o tempo com seus pets.

Leave a Reply