Link Building e SEO On-Page: melhores fontes de estudo

Link Building e SEO On-Page: melhores fontes de estudo

Quando se ouve “link building” pela primeira vez parece ser algo muito complicado e até assusta um pouco (hehehe!), mas com o tempo você vai entendendo melhor esse mundo diferente chamado SEO. A gente aprende, por exemplo, que link building é “a arte de conseguir links para um site, de forma natural ou artificial, a fim de que os mesmos influenciem e melhorem o posicionamento e a visitação de um site”.

Há muitas fontes para conhecer mais sobre link building e aqui vão algumas dicas de sites, blogs e livros pra quem quer se aprofundar no assunto:

Sites e Blogs:

Nacionais

– Link Building: criado por Flávio Raimundo, grande nome na comunidade de SEO brasileira, o site traz bom conteúdo em português sobre estratégia off-page;

Mestre SEO: página de notícias desta agência brasileira focada em SEO, cujo co-fundador é o Fábio Ricotta;

Brasil SEO: artigos informativos sobre marketing de busca, links patrocinados e estratégias de posicionamento em mecanismos de busca;

– SEO de Saia: conta com a colaboração de mulheres profissionais da área de marketing digital. Aborda assuntos de link building, mídias, mídias sociais, redação para web, analytics, conversão, design e links patrocinados;

– Nuvem SEO: publica artigos e notícias de SEO, local search, link bulding, social search, search engines, wordPress e redes sociais;

 

Internacionais

– SEO Book: informações, vídeos e ferramentas (em inglês);

– Search Engine Land: oferece notícias e informações sobre mecanismos de busca, otimização, newsletter para assinar e receber novidades por e-mail (em inglês);

Adgooroo: empresa de SEO e PPC que conta com Eric Ward, um dos gurus de link building mais renomados, em sua equipe;

Ontolo: Garret French, profissional especializado em link building e muito respeitado no mercado, é o co-fundador desta empresa, que conta com um blog muito interessante;

– SEOmoz: fornecedor mais famoso de SEO Software, disponibiliza conteúdo criado pela equipe e também conta com um blog, o YouMoz, alimentado por sua comunidade. Rand Fishkin, CEO e co-fundador da empresa, produz conteúdo com frequência e parece conseguir simplificar temas complicados;

Linking Matters: agência inglesa focada em SEO, que disponibiliza artigos sobre link building, resenhas de livros e notícias;

Link building Blog: compilação de artigos sobre link building postados em diferentes sites internacionais.

 

Livros:

A arte do SEO, Eric Enge, Stephan Spencer, Rand Fishkin, Jessie C. Stricchiola
“Escrito por algumas das mentes mais brilhantes em SEO!”
O livro aborda assuntos desde o fundamento dos mecanismos de busca até o desenvolvimento de um site voltado para SEO com conteúdo adequado.

SEO: Otimização de Sites – Aplicando técnicas de otimização de sites com uma abordagem prática, Erick Formaggio
O autor tem como base um estudo de caso. A obra fala sobre as técnicas de otimização de sites, explicando as melhores práticas para o site se destacar.

SEM e SEO – Dominando o Marketing de Busca, Martha Gabriel
O livro é escrito em uma linguagem bem objetiva. Apresenta conceitos, técnicas e estratégias sobre os buscadores da web e o detalhamento da gestão prática do marketing de busca.

Guerreiro SEO, John I. Jerkovic
O Guerreiro SEO mostra através de técnicas, truques e boas práticas, como tornar o seu site mais visitado. Ensina os fundamentos básicos do SEO/SEM, e também mostra como usar as redes sociais.

SEO: Otimização Para Mecanismos de Busca, Jerri L. Ledford
Esse livro é considerado como a Bíblia do SEO. Dispõem de informações básicas para implementar estratégias de SEO, até dicas mais avançadas para o site ficar bem posicionado nos mecanismos de busca.

Otimização de Website: O Guia Definitivo, Andrew B. King
Otimização de Website oferece dicas de especialistas em marketing online e em técnicas de desempenho de sites para ajudar a maximizar o tráfego, melhorar o tempo de resposta e aumentar as vendas.

Search Engine Marketing, Inc.: Driving Search Traffic to Your Company’s Web Site (2nd Edition), Mike Moran
O livro mostra detalhes sobre tudo relacionado aos mecanismos de busca. Como funcionam, as palavras-chave e saber quais visitantes você quer atrair para o seu site.

 

Manter-se atualizado sobre o assunto é essencial, pois sempre há mudanças e novidades. Portanto, mãos a obra!

Tem mais alguma sugestão? É só comentar! ;)

 

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.