Um blog de empresa é uma das principais páginas de um site com o grande potencial de fazer crescer um negócio no ambiente online.
Afinal, é um dos objetivos que atinge mais diferetamente as estratégias de tráfego orgânico, além de ser considerado um excelente meio de comunicação entre o público de uma marca ou empresa.
Assim, é importante ter o blog como um caminho a ser trilhado nas estratégias de marketing de conteúdo.
Quer entender melhor?
Acompanhe a leitura!
Qual é o Objetivo de um Blog?
Quando os blogs começaram a crescer na internet, funcionavam mais como um “diário” online. Ou seja, usuários utilizavam plataformas para publicar conteúdos sobre diversos assuntos, com um direcionamento mais pessoal.
No entanto, com seu crescimento constante, o blog acabou ocupando um lugar essencial para o desenvolvimento de estratégias de marketing digital, inclusive para pequenas, grandes e médias empresas.
Com isso, um blog tem o intuito de informar, entreter, interagir e, enfim, se comunicar com um público específico, esperando um retorno, seja direcionado a vendas, seja direcionado a visibilidade.
O que é um Blog de Empresa?
O blog de empresa é uma página que existe dentro de um site corporativo com publicações de conteúdos (textos, vídeos, imagens, etc) direcionados ao seu público-alvo.
Assim, é parte de uma estratégia de marketing digital, pois visa criar e manter uma boa comunicação com o público, além de conseguir resolver suas dores, dúvidas e interesses.
Portanto, um blog de uma empresa é essencial para empreendedores que estão começando ou, ainda, para aqueles que, mesmo já consolidados no mercado, desejam investir em novos meios para captação de leads e reforço da marca.
Quais as Vantagens do Blog de Empresa?
Como já devem ter percebido ao longo desse texto, o blog de empresa traz diversas vantagens para o negócio.
Confira algumas delas!
1. Relacionamento com Clientes e Comunicação da Marca
Um blog corporativo é capaz de criar e manter uma boa relação com os clientes.
Afinal, os conteúdos presentes, quando relevantes, conseguem criar uma conexão com as pessoas, transmitindo tanto a identidade da marca ou empresa, como também resolvendo dores e dúvidas do público.
Por isso, é um ótimo meio de comunicação entre o negócio e o seu público-alvo, tornando bastante eficaz a união entre o relacionamento com o cliente e a comunicação da marca.
2. Autoridade e Credibilidade
Os blog posts de um blog de empresa são grandes aliados para as táticas de conquista de autoridade e credibilidade para um negócio.
Pois, a partir de conteúdos informativos, é possível transmitir a confiança, conhecimento e expertise que a sua empresa tem no assunto.
Por exemplo, uma empresa sobre eletrodomésticos decide criar vídeos falando sobre o funcionamento de diversas marcas de liquidificadores.
E, investindo no planejamento e dedicação correta ao blog, consegue criar conteúdos realmente relevantes e de valor agregado ao público, atribuindo ali toda a sua experiência no assunto.
Com isso, conquistam a credibilidade e, cada vez mais, sua autoridade no nicho do mercado.
3. Marketing de Conteúdo
O blog é um ótimo aliado nas táticas de marketing de conteúdo.
Pois, além de ser possível a criação e divulgação de vários tipos de conteúdos, em vários formatos, é ali também que será viável desenvolver uma estratégia de longo prazo, com impacto duradouro, gerando tráfego e leads.
4. Geração de Leads
Dentro de um planejamento de blog empresarial, é fundamental estruturar as estratégias de captação de leads.
Assim, incluir banners e botões que encaminhem o leitor a landing pages importantes do seu site.
Além disso, é também possível atrair leitores qualificados, que realmente estejam interessados no seu produto ou serviço e, com isso, construir uma base de clientes fiéis, desenvolvendo boas estratégias de inbound marketing.
5. Melhorias na Otimização (SEO)
E, por fim, nada mais justo do que incluir aqui a vantagem a respeito da otimização para motores de busca, o famoso SEO.
Afinal, um blog apresenta uma série de oportunidades para o desenvolvimento das estratégias de tráfego orgânico, são elas:
- Conteúdo atualizado e relevante – que é favorecido pelos motores de busca
- Utilização estratégica de palavras-chave para melhorar o ranking nos resultados de busca
- Inclusão de links internos e externos para aumentar a autoridade do site
Portanto, saiba que um blog de empresa, quando seguido de um bom planejamento, oferecendo conteúdo relevante e de qualidade, consegue ser um pilar forte de otimização SEO.
Como Elaborar um Blog Corporativo?
Enfim, quer saber como criar conteúdo atrativo e dinâmico para o blog da sua empresa?
Então, antes de qualquer coisa, não se esqueça que conteúdo é rei e que ele não se restringe apenas aos textos.
Assim, vídeos instrutivos, infográficos exclusivos e, é claro, artigos baseados em informações relevantes fazem com que o seu blog se destaque e ganhe o respeito e interesse do seu público.
Agora, vamos às dicas!
Crie conteúdo Relevante
Existem vários fatores importantes para que a criação de conteúdo dê certo em seu blog.
Aqui, vamos apresentar cinco deles.
1. Determine seu Público Alvo
Apesar de parecer algo óbvio, definir seu público vai um pouco além de conhecer o perfil daqueles que procuram por seus produtos e serviços.
Portanto, características como nacionalidade, idade e nível de escolaridade influenciam, e muito, o tipo de conteúdo que você poderá gerar para sua página.
Por isso, esteja atento a estes detalhes.
- Veja Também: Dicas Ninjas para Blog Corporativo
2. Responda às Perguntas dos Leitores
Esta tarefa pode parecer, de certa forma, cansativa, mas é muito importante para a interação com um cliente em potencial.
Então, para tornar a atividade menos repetitiva, crie um FAQ (Frequently Asked Questions) e evite responder a mesma pergunta várias vezes.
3. Inspire-se em Outros Blogs
Às vezes faltam ideias para produzir um conteúdo interessante e diferente. Nesses momentos, não se desespere!
Assim, procure ajuda em outros blogs que possuam ideais parecidos com o de sua companhia e expressem opiniões e informações relevantes, lembrando de dar um toque pessoal sempre que for utilizar essas fontes como inspiração, sejam elas virtuais ou não.
4. Expresse a sua Opinião
Expor a sua visão a respeito dos temas que aborda em seu site, se feito de forma correta, pode aproximar ainda mais o leitor de seus serviços.
No entanto, tudo deve ser feito de forma profissional e cautelosa, respeitando sempre diferentes opiniões, sem generalizações e, muito menos, com argumentos taxativos.
5. Frequência de Postagem
Não existe uma fórmula ideal com um número exato de posts mensais.
Mas, vale lembrar que, para atrair o tráfego necessário, ao menos cinco publicações por mês seriam hipoteticamente adequadas para não deixar o blog cair no esquecimento do público.
E, se não existe a possibilidade de atualizá-lo 20 ou 10 vezes por mês, faça cinco posts bem elaborados.
Dessa forma, os leitores vão comentar e compartilhar, movimentando o seu blog, sem a necessidade de postagem diária.
Organização do Conteúdo do Blog
A parte de organização do conteúdo envolve também uma série de fatores importantes para a página, que abrangem desde a estrutura do texto à aparência inicial do post.
Confira abaixo como fazer esse planejamento de conteúdo.
Técnicas de SEO
Então, vamos começar com o básico, o Search Engine Optimization (SEO), que é o pontapé inicial para ser indexado pelo Google e demais buscadores.
Ou seja, o primeiro passo para conseguir a visibilidade e tráfego desejados.
Então, caso ainda não esteja totalmente familiarizado com a área, você pode conferir aqui um guia básico de SEO do Google para iniciantes ou, melhor ainda, fazer parte da turma do Curso de SEO aqui da Enlink!
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Utilize Imagens
A fim de deixar as postagens de sua página mais atrativas, utilize imagens.
Então, em textos mais objetivos, coloque uma imagem logo no começo, antes do primeiro parágrafo, para ilustrar ao internauta o que ele está prestes a ler.
E, em casos de artigos mais longos, disponha as imagens entre os parágrafos, deixando a leitura menos cansativa.
Títulos Criativos e Otimizados
Ainda no sentido de tornar atraente e ao mesmo tempo organizar, é dos títulos que vêm a primeira impressão causada sobre o leitor.
-> Vale lembrar que o Google ‘acha lindo’ textos intitulados com apenas 63 caracteres, ok?
Assim, para tornar ainda mais visível a ideia que o texto pretende passar, utilize argumentos como “tutorial sobre” ou “dicas de como fazer”, por exemplo, desde que estejam de acordo com a abordagem do artigo.
Outra possibilidade é adaptar memes, jargões e expressões populares para incrementar os seus títulos.
Dessa forma, você consegue despertar a curiosidade em seu público.
Estrutura do Texto
Mesmo que o conteúdo ali publicado seja o mais relevante para o leitor, o artigo deve ser montado de forma que se mostre atraente e convidativo à leitura.
Por exemplo, o tamanho do post pode não ser um problema para a maioria dos internautas, mas em certos casos dividir um conteúdo a fim de que o mesmo tenha uma melhor visualização é a alternativa mais acertada.
Portanto, além da divisão por parágrafos e do uso de imagens em locais estratégicos, ainda existem outros pontos a serem explorados ao montar um conteúdo, como:
- O uso do cabeçalho, com um resuminho do que o leitor vai encontrar ali
- Destaque de palavras utilizando o negrito, itálico ou sublinhado
- Uso de links para indicar fontes ou informações interessantes de outros blogs e sites.
Interação do site/blog com as redes sociais
Por fim, para gerar uma maior visualização do conteúdo e, claro, buzz positivo para a página, possibilite a interação do blog com as redes sociais.
Para isso, é necessário permitir que as informações sejam facilmente compartilhadas, deixando bem visíveis os botões de compartilhamento para mídias sociais.
Afinal, já é de conhecimento geral que as redes sociais são o meio mais eficaz de propagar conteúdo e gerar tráfego para blogs.
Logo, instale botões de compartilhamento de conteúdo, preferencialmente para o Instagram, Facebook, Pinterest e Linkedin.
Assim, toda vez que alguém gostar de seus posts, basta clicar em um ícone para compartilhar o conteúdo com seus amigos e rede de contatos.
- Veja Também: Otimização de Sites SEO: Guia Google para Iniciantes
E aí, o que achou do conteúdo sobre blog de empresa?
Se tiver qualquer dúvida ou dicas sobre esse post, compartilhe aqui nos comentários!