Dicas importantes sobre Local SEO para pequenas empresas

por 14 de novembro de 2012SEO

As médias e pequenas empresas geralmente não têm muito conhecimento sobre o chamado SEO (Search Engine Optimization). Em certos casos nem sabem como o Google funciona e, tendem a considerar outras estratégias, nem sempre relevantes, para serem implementadas em seu próprio negócio. Dessa forma, micro empresários são levados a acreditar que não existe outra forma de atuar no mercado.

Pois bem, o melhor dessa questão é que este perfil de empresas está mudando e as peças deste mercado estão começando a se movimentar. Nesse ritmo, os empresários estão cada vez mais ligados neste conceito de “empresas + internet”, aumentando assim, o planejamento empresarial para a atuação online e visibilidade na busca local.

Desta forma, uma das vantagens para as empresas locais é focar a maior parte do trabalho para que elas sejam encontradas na própria região, ou seja, investimento maior no local SEO. E, é aí que começam a surgir as dúvidas para empresários sem muito conhecimento sobre o mundo 2.0 e sobre como utilizar estratégias de SEO na própria empresa. Mas, calma, é possível entender facilmente estes conceitos e passar a implementar no negócio.

Mas, afinal o que é local SEO?

O local SEO é conhecido como uma técnica que permite o trabalho com a otimização dos sites para pesquisas de forma geográfica. O objetivo é gerar maior visibilidade e conversão em uma determinada cidade ou região do país. Em outras palavras, o foco é otimizar sites para que eles sejam encontrados por cidade ou região.

Fonte: searchenginebrief.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Qual a diferença entre local SEO e SEO nacional?

O que muda nesse caso é somente o foco do planejamento e nas atividades. Enquanto que para o local SEO trabalha-se com a busca regional, o SEO voltado para as buscas nacionais pode ser menos objetivo. Se uma empresa trabalha em uma região específica, essa é a chave do sucesso para guiar os negócios: foco no trabalho com long tail ao invés de head tail.

Como fazer?

Existem diversas estratégias de local SEO que as pequenas empresas podem utilizar para melhorar o posicionamento online da marca e que, de forma simples, ajudam a gerar tráfego a partir de busca nos sites e melhores benefícios para os negócios. Veja três dicas:

1) Google Places
Este é, provavelmente, o principal passo. Faça a otimização da ficha do negócio no Google Places, que é uma ferramenta gratuita em que as empresas podem listar seus endereços, números de telefone e o site, sendo que os visitantes podem deixar suas opiniões sobre o empreendimento. Sem esse cadastro uma empresa dificilmente irá aparecer nos resultados das buscas locais. Assim, o Google Places pode ajuda qualquer negócio ser encontrado facilmente.

Fonte: searchenginebrief.com

 


 

 

 

 

 

 

 

 

2) Linguagem local + keyword
A linguagem local é algo muito importante. Isso porque algumas palavras são mais populares em uma região do que em outras. Por exemplo, levando em consideração que quanto mais específica a pesquisa, maior é a taxa de conversão, ou seja, utilizar uma palavra-chave como “loja de celular sp” pode ser menos competitivo do que somente “loja de celular”.

No primeiro caso ainda, mostra que somente pessoas que realmente estão interessadas em comprar celular em sp é que tendem a fazer este tipo de pesquisa. Por isso, a importância de saber definir corretamente as palavras-chaves trabalhadas.

3) Social media
As plataformas de redes sociais, como o Facebook, Pinterest, Twitter e Google+, permitem a interação entre os usuários e as empresas; e o Google cada vez mais tem considerado os efeitos dos sinais sociais e o conteúdo relevante deles como fonte para o rankeamento.

Fonte: mediabistro.com

 

 

 

 

 

 

 

 

É possível fazer ainda mais, como considerar Mobile websites, adequação das URLs para deixá-las otimizadas e também não esqueça: a primeira impressão é visual, se for manter um site, lembre-se disso na hora de criá-lo.

Conclusão
Começando por esta base, a empresa pode iniciar a criação de um posicionamento relevante. Não deixando de considerar as buscas locais, os pequenos negócios podem garantir vantagens com estas estratégias, ressaltando que este é um dos métodos mais eficazes de promoção online.

Em um uma região onde pessoas fazem centenas de buscas locais, por restaurantes, cinemas e lojas, o local SEO na busca orgânica pode, obviamente, ser tratado como o maior foco dentro do planejamento e da ação.

Recomendamos para você

Comments

comments

Katleen Abdala

Sobre Katleen Abdala

Bacharel em Hotelaria, entrou para o mundo de Marketing Digital em 2011, quando começou a trabalhar como Social Media. Atualmente, trabalha como Coordenadora na Enlink. Nas horas vagas adora passar o tempo com seus pets.

6 Comentários

  • jonas klein disse:

    Olá Katleen o seu artigo este muito bom parabéns, é incrível como as pessoas se esquecem de que se elas têm um negócio local elas têm que pensar o seu negócio localmente, pelo menos enquanto ele não se transforma em um negócio nacional ou até global.

    Um abraço

    • Olá Jonas,

      Que bom que gostou do artigo. Aos poucos acredito que essa realidade tem mudado e mais pessoas estão passando a considerar o local SEO como estratégia de negócios. Os empresários estão começando a entender estas questões e se adaptando a essa nova realidade. 🙂 Obrigada pelo comentário.

  • Orozimbo disse:

    Katleen, boa tarde!

    Interessante seu post.
    Gostaria de ressaltar que para o e-commerce local e ou regional, estas dicas podem ser o caminho do sucesso ou falência no negócio. É fundamental e deixo isto claro para os clientes. Quando atingir uma projeção nacional, fazemos alguns ajustes.
    Legal, ficarei atento para seus próximos posts.

    Abraços!

    • Olá Orozimbo, realmente o Local SEO pode ser visto como o começo de tudo. É preciso ter uma campanha estruturada para gerar bons resultados tanto em curto prazo quanto a longo prazo como você disse. É uma ótima oportunidade para pequenas e médias empresas. Obrigada pelo comentário e volte sempre. 🙂

  • Jose Luiz disse:

    Olá muito interessante o post , acertei usar o local seo em um site meu especifico para uma cidade , ao contrario de outros sites meus que inventei te aplicar o seo local , sites que não eram especificos para uma região , acabei perdendo posições no Google .
    Quanto ao seo local , tenho incluidos as geotags na header e um plugin para geotags .

    • Olá José, obrigada pelo comentário.
      Como você comentou, o ideal é sempre verificar o apelo da campanha, se ela é local está é uma estratégia muito boa e que pode gerar bons resultados, ou seja, facilmente seu esforço valerá a pena. Mas, caso contrário pode fazer seus clientes perderem posições, pois as pessoas irão sair do site com rapidez, muitas vezes por entenderem que não é o procuram e o robô irá verificar que o site está perdendo influência, o que faz perder posições nas buscas.

      Volte sempre! 🙂

Faça um comentário