Palavras-chaves são itens poderosos quando falamos sobre estratégias de otimização, especialmente no universo do marketing de conteúdo.
Afinal, elas definem o tema de uma página e, quando utilizadas corretamente, ajudam o usuário a encontrar essa página mais facilmente nos buscadores.
Ou seja, as palavras chaves são responsáveis por fazer com que um material digital seja relevante a ponto de aparecer entre os primeiros resultados de um mecanismo de busca, como o Google.
Pois, os sistemas de busca são os maiores aliados para quem possui uma página na internet e quer estar sempre em evidência.
Entretanto, é preciso saber usá-los a nosso favor, o que não é uma tarefa tão simples assim.
Então, preparamos esse conteúdo para te ajudar a entender melhor sobre o que é palavra chave e como é feita sua pesquisa e utilização do meio digital.
Continue a leitura!
O que é Palavra Chave?
Palavras chaves podem ser referentes a uma palavra ou frase específica a fim de identificar e classificar informações, seja em um texto, pesquisa na internet, banco de dados, ou em outros contextos.
Portanto, quando falamos em palavras-chaves no marketing digital nos referimos a termos específicos e relevantes que são selecionados estrategicamente para representar o conteúdo de um site, blog, anúncio ou qualquer outra forma de presença online.
Assim, essas palavras-chave são escolhidas com base nas consultas que os usuários costumam fazer nos motores de busca.
Ou seja, o objetivo primordial de utilizar palavras-chave no marketing digital é otimizar o conteúdo para os motores de busca, como o Google.
Pois, ao incorporar palavras-chave relevantes ao conteúdo de um site, a probabilidade de ele ser exibido nos resultados de pesquisa para consultas relacionadas aumenta.
Com isso, são um componente essencial para impulsionar a visibilidade online, atrair tráfego qualificado e melhorar o desempenho nos motores de busca.
Como Funcionam as Palavras Chaves no Marketing Digital?
Então, sabendo sobre o papel crucial das palavras chaves para a visibilidade online e para promoção de produtos, serviços ou conteúdos, veja como funcionam no contexto do marketing digital.
1. Pesquisa de Palavras-Chave
A primeira etapa é realizar uma pesquisa de palavras-chave para identificar termos relevantes para o seu público-alvo.
Para isso, é possível utilizar ferramentas para descobrir quais termos são mais populares, têm um volume de busca significativo e estão alinhados com os objetivos do seu negócio.
2. Otimização de Conteúdo (SEO)
Após a seleção das palavras-chave, é hora de incorporá-las estrategicamente no conteúdo do seu site, blog ou página.
Afinal, a otimização de conteúdo para palavras-chave ajuda os motores de busca a entenderem sobre o que é o seu conteúdo e direcionar para o público correto.
3. Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo utiliza palavras-chave para criar conteúdo valioso e informativo que responda às perguntas e necessidades do público-alvo.
Isso não apenas atrai tráfego orgânico, mas também estabelece a autoridade da marca.
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4. Monitoramento e Análise
É essencial monitorar o desempenho das palavras-chave ao longo do tempo.
Assim, ferramentas analíticas, como o Google Analytics, permitem acompanhar métricas como tráfego, taxas de conversão e comportamento do usuário relacionadas às palavras-chave.
5. Ajustes Constantes
O ambiente online está em constante mudança, pois as tendências de pesquisa evoluem e o comportamento do consumidor pode variar.
Portanto, ajustar sua estratégia de palavras-chave regularmente com base em dados e mudanças no mercado é essencial para o sucesso contínuo.
Exemplos de Palavras Chaves
Veja alguns exemplos de palavras chaves em diferentes contextos:
- Setor de saúde: dieta saudável; exercícios cardio; vitaminas e suplementos; tratamentos naturais
- Bens de consumo: roupas femininas online; cores da moda 2024; tênis de corrida; melhores notebooks
- Viagens e turismo: passagens aéreas nacionais; melhores hotéis; destinos para o verão; pacotes turísticos
- Finanças pessoais: como investir em ações; melhores cartões de crédito; planejamento financeiro familiar
Como Fazer a Pesquisa de Palavras-Chaves?
Confira o passo a passo para te ajudar a identificar palavras-chaves relevantes para o seu negócio ou conteúdo!
- Compreenda seu público-alvo a ponto de saber quais os termos que eles usariam para buscar produtos, serviços ou informações relacionadas ao seu negócio
- Analise seu nicho de mercado e identifique os termos e jargões comuns entre esse público, como palavras técnicas, gírias ou variações regionais
- Utilize as ferramentas de pesquisa de palavras chave para ter dados sobre o volume de busca, concorrência e sugestões de palavras relacionadas
- Analise as palavras-chave que seus concorrentes estão usando
- Considere as palavras-chaves de cauda longa, que são termos mais específicos com menos concorrência e que podem refletir melhor a intenção do usuário
- Considere a jornada do consumidor e as etapas do funil de vendas para entender a variação das palavras para pesquisa de informações, comparação e compra de produtos
- Analise regularmente o desempenho das palavras selecionadas e ajuste conforme necessário, pois o comportamento e as tendências podem mudar ao longo do tempo
Ferramentas de Palavras-Chaves: Como Usar?
Para escolher as palavras-chave que melhor definem o tema da sua página, você pode utilizar algumas ferramentas
Aqui, sugiro duas gratuitas do Google:
- Google Adwords External Tool: após fazer um brainstorm e chegar a algumas opções de termos, insira-os na caixa dessa ferramenta, que trará estimativa de volume de busca mensal no Google, competição, valor do clique em links patrocinados e tendência.
- Google Trends: quando tiver dúvida entre até cinco termos ou quiser saber a tendência de buscas, essa ferramenta traz um gráfico e resultados por localidade.
Então, após selecionadas, insira-as nos seguintes pontos da página/texto:
Corpo do texto
Procure inserir as palavras-chave e variações ao longo do texto, mas de maneira que pareça natural e sem exageros.
Títulos e Subtítulos
Coloque suas palavras-chave no título da página e em subtítulos. Isso não apenas ajuda na otimização para motores de busca, mas também melhora a legibilidade do conteúdo.
URL
Procure deixar a URL curta e separe as palavras com hifens
Meta Descrição
Apesar de não ser um fator de rankeamento, é importante inserir palavras-chave na descrição, pois as mesmas ficam em negrito quando uma pesquisa é feita e, quanto atraente, podem aumentar as taxas de clique
Imagens
Insira a palavra-chave no nome do arquivo e alt text. Isso é benéfico tanto para SEO quanto para acessibilidade
Link Building Interno
Crie links internos usando palavras-chave âncora relevantes. Isso ajuda os motores de busca a entender a estrutura do seu site e a importância de diferentes páginas
Atualização regular
Mantenha seu conteúdo atualizado e relevante. Isso mostra aos motores de busca que seu site é ativo e oferece informações frescas
Então, além dessas dicas, também utilize negrito e itálico em algumas palavras-chave e frases principais, e insira links para outras páginas do seu site, quando pertinente.
Além disso, lembre-se que a qualidade do conteúdo é fundamental.
Portanto, o uso de palavras chaves deve ser equilibrado com a criação de conteúdo informativo, relevante e valioso para os usuários,pois não apenas beneficia o SEO, como também melhora a experiência do visitante.
Aqui segue um exemplo de uma página “perfeitamente” otimizada para o termo “Chocolate Donuts”:
Então, gostou de entender mais sobre as palavras-chaves e o quanto podem viabilizar a sua página online?
Se tiver dicas ou sugestões sobre esse tema, deixe aqui nos comentários para compartilhar com outros leitores!
Por fim, anote as dicas, acerte as palavras-chave e capriche no conteúdo!