Atualização Algoritmo Google: Panda e Conteúdo

Atualização Algoritmo Google: Panda e Conteúdo

Apesar do título desse texto mencionar o Panda, o mais importante ao longo das palavras abaixo é a relação entre internautas e o site de sua empresa. Ou seja, como você, a partir da internet, se relaciona com seus clientes. E esse relacionamento é extremamente importante para o Panda, por isso, seu nome no título.

É importante lembrar que, recentemente, o Google fez algumas atualizações em seus algoritmos, com o intuito de melhorar seus resultados de buscas. Depois dessas alterações, ou melhor, adaptações nos algoritmos do maior buscador do mundo, o conteúdo, mais do que nunca, se tornou ponto crucial para determinar o posicionamento de uma página nos mecanismos de busca.

Em resumo, o Panda leva em consideração, na hora de avaliar/medir a qualidade de um site, os seguintes fatores:

– Conteúdo de qualidade;
– Conteúdo único e original;
– Páginas e sites com mais conteúdo e menos publicidade;
– Uso de redes sociais para divulgação do site.

Contudo, como há muito tempo se fala em conteúdo para a web, o post de hoje tem como objetivo apresentar algumas dicas sobre como criar um conteúdo engajado, isto é, que, de fato, agrade e atraia internautas e que esteja dentro dos parâmetros esperados pelo Google e, como consequência, pelo Panda.

Nas palavras de Frank Marcel, durante sua apresentação no curso da MestreSEO, um site sem conteúdo é o mesmo que uma loja sem vendedor. E, seguindo o mesmo raciocínio, de nada adianta um vendedor despreparado e desinformado na hora de atender um consumidor. Essa ideia também vale para páginas da web. Então, vejamos o que fazer para ter ‘bons vendedores’ em nossos sites.

Por onde começar?

O primeiro passo, para qualquer site que tenha como finalidade oferecer produtos e serviços, é criar um blog. O espaço deverá ser utilizado para divulgar informações sobre o nicho do site, apresentando conteúdo relevante para que o internauta entenda como e porque adquirir tal serviço ou produto e porque optar pela sua empresa e não pela outra. Nesse sentido, é importante evidenciar, sempre que possível, o diferencial de sua marca, superando os sucessos e mesmo falhas da concorrência.

Depois de montar o blog do seu site, é preciso iniciar a criação de conteúdo. O mais importante, nesse sentido, é pensar em uma forma de criar conteúdo engajado. A palavra soa estranha ao mundo da web, a princípio, mas faz todo o sentido depois de compreendida.

Resumindo, conteúdo engajado é aquele que interage com internauta e clientes, ouvindo suas opiniões, para então, oferecer exatamente aquilo que as pessoas querem ou precisam. Algumas dicas podem ajudar na criação de conteúdo engajado.

Datas importantes e calendários
Uma boa maneira de engajar o seu blog é respeitar datas especiais relacionadas ao seu segmento. Por exemplo: se o seu site é e-commerce e vende produtos variados, as datas comemorativas são essenciais para atrair e conseguir internautas (futuros clientes). O Dia dos Namorados está chegando, então, por que não criar um post com dicas sobre como escolher presentes para o namorado? Ou ainda, para fugir do comum, por que não pedir para que seus leitores mandem suas sugestões ou contem suas experiências, para que um post mais que especial seja criado e publicado?

Abrir espaço para o seu público é outra forma, muito eficaz por sinal, de criar conteúdo engajado. Desse modo, as pessoas se sentirão bem-vindas e, certamente, divulgarão sua página, ampliando as possibilidades de contatos e, portanto, novos clientes.

Para que as ideias possam ser bem produtivas e para evitar o ‘texto/post de última hora’, já que esse tipo de conteúdo exige planejamento, a dica é montar um calendário sazonal, com as datas mais relevantes para o seu nicho. Assim, com dois meses ou um mês, no mínimo, é possível iniciar a criação de conteúdo ou estratégia.

Esclareça as dúvidas de seu público

Outra maneira de deixar seu site e blog o mais engajado possível é criar uma seção ou página de dúvidas para os internautas. O espaço será utilizado para as pessoas fazerem perguntas sobre o segmento de seu site. Nesse caso, você tem duas opções de interação:

a) criar posts respondendo perguntas específicas;

b) esclarecer a dúvida do internauta, respondendo sua pergunta na seção criada para esse fim.

Dessa forma, mais uma vez, as pessoas se sentirão acolhidas em seu site e, certamente, terão uma boa impressão a respeito de sua empresa e confiarão em seus serviços.

Nem só de texto vive o conteúdo

Mostrar vídeos, infográficos e imagens, pode deixar seu blog e site muito mais atraente e convidativo. No que diz respeito a infográficos, é possível fazer uma pesquisa, colhendo informações dos próprios internautas e divulgar os dados obtidos com imagens.

Por exemplo: peça que seus leitores respondam perguntas como: nome, idade e preferências por tipo de calçado, se seu site comercializa esse tipo de produto. Depois de conseguir um número significativo de resposta, monte um infográfico informando que as melhores de 25 anos preferem os sapatos de salto alto, as com menos de 20 preferem as sapatilhas, e assim por diante de acordo com as respostas que você obter.

O que você vende ou faz, afinal?
Essa é uma pergunta que nenhum internauta deve se fazer ao acessar o seu site. Ele precisa, logo de início, descobrir quais são seus produtos e serviços. E, tenha certeza, se ele precisar de muito tempo para encontrar o que a sua empresa faz ou vende, ele vai desistir de seu site para nunca mais voltar.

Por isso, crie uma página informativa, listando seus principais produtos e serviços. Descreva cada um deles e coloque os preços. Se não for possível dar preços aos bois, deixe sempre bem visível e acessível um e-mail ou formulário para solicitação de orçamentos.

Assim, será possível legitimar a confiança de seu site e, ainda, agradar o nosso querido Panda.

Resumo da Ópera
Para concluir, é necessário dizer que o conteúdo engajado exige, principalmente criatividade. Além disso, é essencial ouvir e considerar o que o seu público tem a dizer e quer saber. E, unindo a criatividade e a consideração ao planejamento e organização, é possível criar conteúdo engajado, agradando não apenas os internautas, mas mostrando para os principais buscadores que você e sua empresa estão, de fato, preocupados com seu público.

Comments

comments