Como Fazer Link Building: Dicas Práticas para Obter Resultados Incríveis

Como Fazer Link Building: Dicas Práticas para Obter Resultados Incríveis

Quer entender como fazer link building para conseguir resultados incríveis e garantir uma estratégia de sucesso?

Afinal, link building é uma técnica que ajuda um determinado site a conseguir backlinks – links em outros sites que indicam a sua página – de qualidade para o seu domínio.

Então, quanto mais backlinks indicando para o site, mais bem visto ele será pelo Google, melhorando seu posicionamento no buscador.

Porém, não pense que trabalhar com link building é uma tarefa fácil e que é só começar a aplicar algumas técnicas que os benefícios aparecem.

Pois, é necessário que se tenha muita paciência e, com muito esforço e em longo prazo, os resultados irão surgir e serão certeiros.

Portanto, confira agora algumas dicas e técnicas essenciais sobre link building, como fazer, ferramentas e como aplicar suas estratégias.

Continue a leitura!

O que é Link Building?

Link building é o processo de obtenção de links externos de qualidade que apontam para o seu site.

Ou seja, é uma prática de Search Engine Optimization (SEO) que envolve a conquista de links externos (backlinks) de outros sites para o seu próprio site.

Afinal, os motores de busca, como o Google, consideram os backlinks como um indicador de autoridade e relevância de um site em relação a determinados temas.

Assim, o processo de link building envolve a criação de links de outros sites para o seu com o objetivo de melhorar a visibilidade do seu site nos resultados dos motores de busca.

Como Funciona a Prática de Link Building?

Os motores de busca consideram os links como um indicador de confiança, autoridade e relevância de um site.

Assim, utilizam algoritmos complexos para avaliar a qualidade e a quantidade de links que apontam para um determinado site ao determinar sua posição nos resultados de pesquisa.

Portanto, fazer link building envolve conseguir links de qualidade e relevância para o seu site a fim de obter popularidade nos mecanismos de busca, gerando mais tráfego e conseguindo melhores posições de ranqueamento.

Como Fazer Link Building?

Existem diversas técnicas para auxiliar um link builder a conseguir backlinks de qualidade para o domínio que está trabalhando.

Entretanto, é necessário criar links em sites que tenham relação com a sua empresa/serviço e com o que você está querendo propor para o leitor e para o Google.

Ou seja, não adianta fazer um link falando sobre carros em um site que vende passagens de ônibus, por exemplo.

Afinal, é preciso ficar dentro do nicho do seu site e construir relacionamentos produtivos.

Importante

tente diversificar os tipos de links que apontam para o seu site! E lembre-se que, além dos tipos de links, o Google também irá olhar quais são os tipos de site que estão linkando para determinado domínio.

Claro que é significativo ter links em sites grandes, mas ter links em sites médios e pequenos auxilia as ferramentas de busca a entenderem que tanto um domínio grande quanto um pequeno indicam para o seu site.

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Como Fazer Link Building: Etapas e Estratégias para a Prática

1. Pesquisa e Planejamento

Identifique palavras-chave relevantes para o seu nicho e público-alvo.

Pesquise sites e blogs relacionados ao seu setor.

2. Produção de Conteúdo de Qualidade

Crie conteúdo relevante, valioso e atrativo para o seu público-alvo.

Certifique-se de que seu conteúdo seja original e ofereça insights únicos.

3. Promoção do Conteúdo

Compartilhe seu conteúdo nas redes sociais e em grupos online relevantes.

Considere estratégias de marketing de conteúdo para aumentar a visibilidade.

4. Guest Posting

Identifique sites relevantes e autoritários que aceitam guest posts e ofereça conteúdo exclusivo e valioso em troca de um link para o seu site.

5. Link Building Interno

Vincule páginas internas do seu site para fortalecer a estrutura interna de links.

Isso facilita a navegação do usuário e ajuda os motores de busca a entender a hierarquia do seu conteúdo.

6. Harvesting de Backlinks

Utilize ferramentas como Google Search Console, Ahrefs ou Moz para monitorar e identificar novos backlinks.

Analise a qualidade desses backlinks, considerando a relevância e a autoridade dos sites de origem.

7. Parcerias e Relacionamentos

Construa relacionamentos com outros profissionais do seu setor.

Colabore em projetos, participe de eventos e envolva-se em comunidades online.

8. Recuperação de Links Quebrados

Identifique links quebrados em sites relevantes e ofereça seu conteúdo como uma alternativa de substituição.

9. Monitoramento e Manutenção

Mantenha uma vigilância constante sobre seu perfil de backlinks e remova ou desvalie links tóxicos ou prejudiciais.

Atualize e adicione links conforme necessário.

10. Diversificação de Âncoras

Varie o texto âncora dos seus links para parecer mais natural para os motores de busca.

Além disso, evite práticas excessivas de otimização que possam ser interpretadas como manipulação.

Lembre-se: Não existe uma maneira única de como fazer link building, muito menos uma lista de sites que sejam considerados bons.

Pois, se houvesse uma lista, provavelmente todas as pessoas que trabalham com link building a utilizariam e, como consequência, o Google penalizaria todos os sites que a tivessem utilizado.

Portanto, concentre-se em fazer um link totalmente novo, com conteúdo interessante e que dê vontade de saber mais. Pense como um usuário real pensaria e pesquisaria, assim a sua escrita soará de forma natural e sem amarras.

Quais são as Técnicas Utilizadas para Fazer Link Building?

Há várias formas de como fazer link building e a estratégia que você irá utilizar dependerá muito do que foi planejado no início do trabalho.

Então, para explicar melhor essa parte, vou falar sobre algumas técnicas de link building que utilizamos aqui na agência.

Comentários em Blog

O primeiro passo é pesquisar palavras-chave relacionadas ao seu segmento. Desse modo, você encontrará opções de blogs que falem sobre o assunto que está procurando para trabalhar os links.

Então, depois de escolhido o blog, é importante olhar as  métricas para ter a certeza de que é um site de qualidade.

Para isso, em alguns sites, dentro do código fonte, o desenvolvedor edita o HTML com informações para avisar o robô do buscador se determinado domínio merece ou não ser “seguido”, se ele deve confiar naquele link ou não.

Então:

  • Se o link for marcado como nofollow, o Google não o enxergará como relevante e não o seguirá
  • Se for marcado como dofollow, o Google seguirá até o destino final desse link e o verá como relevante.

Mas, as duas maneiras são importantes! Portanto, não descarte os links nofollow, pois trabalhar também com essa estratégia causa o reconhecimento da sua marca pelos usuários.

Dica Enlink

O comentário deve ser bem natural, como se você estivesse dando uma dica para um amigo. Olha só esse exemplo: “Gostei muito do seu artigo! Vi que uma boa alternativa na hora de pesquisar por passagens de ônibus, é utilizar buscadores como o https://queropassagem.com.br/! Vale a pena =)”

Guest Post

O primeiro passo para trabalhar com guest post é definir a URL que você quer utilizar como link.

Depois disso, pesquise por sites que tenham relação com o seu blog/site ou com o assunto que você quer tratar.

Por exemplo, se você possui um site de viagens e quer dar dicas para viajante solo, você deve pesquisar por blogs de viagens ou por blogs de viajante solo.

Então, entre em contato com o blogueiro ou dono da página que você se interessou e estabeleça uma conversa.

Se ele aceitar, crie um conteúdo único e otimizado para ser postado no blog dele como convidado. É neste conteúdo único que você colocará o link – de maneira sutil – que deseja divulgar.

E, mesmo que seja um link nofollow, essa pode ser uma boa oportunidade de divulgação.

Por isso, é necessário avaliar os prós e contras de cada site, pois depende muito da estratégia que foi estabelecida no planejamento inicial do trabalho de link building.

Por fim, quando o artigo for finalmente publicado, acompanhe os resultados pelos plugins de redes sociais e analise também os resultados que vão gerar no seu site através do Google Analytics.

Dica Enlink

Mantenha uma relação de respeito com os blogueiros, pois caso ele goste do conteúdo que você oferecer, novas parcerias poderão ser concretizadas no futuro!

Publieditorial

Essa técnica de link building funciona basicamente como a anterior. A diferença é que no guest post você insere o link e o promove de maneira mais sutil, sem parecer uma propaganda em si.

Já no publieditorial, isso fica mais explícito, pois eles são feitos exatamente para anunciar ou divulgar algo. Então, as chances de você ter um link dofollow são maiores.

Entretanto, o conteúdo deverá estar sinalizado que é pago e, além disso, você e o blogueiro deverão seguir as diretrizes de publicidade do Google para não serem penalizados.

Infográfico

Nesse caso, você deverá buscar por um tema atual e interessante.

Então, para que consiga causar interesse no leitor, a escolha da arte e imagens para compor o infográfico é muito importante, pois essa técnica de link building tende a chamar atenção pelo visual.

Inclusive, este tipo de publicação é uma maneira dinâmica de falar sobre um determinado assunto, tirando dúvidas e informando o leitor.

Além disso, é uma maneira eficiente de levá-lo a clicar no seu link.

Blog

Ter um blog próprio dentro do seu domínio auxilia – e muito! – no tráfego orgânico do site.

Pois, através dele é possível abordar diversos assuntos que englobam o nicho que você atua, além de ter a oportunidade de criar links entre um artigo e outro, fazendo com que o leitor permaneça mais tempo no blog.

Curso de Link Building: Seja um Profissional da Área

Como vimos, o link building é uma peça fundamental no quebra-cabeça do SEO, desempenhando um papel crucial na visibilidade online e no ranqueamento nos motores de busca.

Portanto, investir tempo em um curso dedicado a link building pode oferecer inúmeros benefícios para quem busca se destacar como profissional nessa área.

Assim, com um bom curso de link building é possível:

  • Ter uma compreensão aprofundada das estratégias mais eficazes
  • Acompanhar as últimas tendências, algoritmos de motores de busca e atualizações
  • Desenvolver habilidades técnicas específicas, como análise de backlinks, uso de ferramentas especializadas, e compreensão das métricas de SEO
  • Interagir com outros profissionais da área, garantindo uma rede colaborativa e de networking
  • Criar estratégias de SEO mais eficazes, resultando em melhorias mensuráveis no desempenho online, como aumento na visibilidade do site, tráfego orgânico e classificações nos motores de busca
  • Se preparar para lidar com situações do mundo real, como abordagem de penalidades de links, construção de relacionamentos sólidos e superação de obstáculos comuns

Então, aqui neste post falamos sobre mais algumas técnicas de link building e como aplicá-las para garantir estratégias de sucesso.

Lembrando que tudo isso, aliado a paciência e esforço, com certeza trarão resultados positivos para o seu site.

E aí, gostou das dicas de como fazer link building? Conte para gente nos comentários!

Imagens: Unsplash, Pixabay e Freepik