Dicas Práticas de Como Fazer Link Building e Obter Resultados Incríveis

por 20 de fevereiro de 2018Link Building

Você sabia que link building é uma técnica que ajuda um determinado site a conseguir backlinks – links em outros sites que indicam a sua página – de qualidade para o seu domínio?

Quanto mais backlinks indicando para o site, mais bem visto ele será pelo Google, melhorando seu posicionamento no buscador.

Porém, não pense que trabalhar com link building é uma tarefa fácil e que é só começar o trabalho que os benefícios aparecem. É necessário que se tenha muita paciência.

Com muito esforço e em longo prazo os resultados aparecem e são certeiros!

“Tá bom, entendi essa parte, mas como faço link building?” Abaixo vou falar um pouco mais sobre isso.

Como Fazer Link Building?

Existem diversas técnicas para auxiliar um link builder a conseguir backlinks de qualidade para o domínio que está trabalhando.

Entretanto, é necessário criar links em sites que tenham relação com o a sua empresa/serviço e com o que você está querendo propor para o leitor e para o Google.

Ou seja, não adianta fazer um link falando sobre carros em um site que vende passagens de ônibus, por exemplo. Fique dentro do nicho do seu site e construa relacionamentos produtivos.

Importante: tente diversificar os tipos de links que apontam para o seu site! Mas lembre-se que além dos tipos de links, o Google também irá olhar quais são os tipos de site que estão linkando para determinado domínio.

Claro que é significativo ter links em sites grandes, mas ter links em sites médios e pequenos auxilia as ferramentas de busca a entenderem que tanto um domínio grande quanto um pequeno indicam para o seu site.

Então, basicamente você precisa:

  • Criar um conteúdo totalmente novo, com coesão e coerência, como se estivesse dando uma dica para um amigo, sem usar gírias ou erros gramaticais. O texto deve ser o mais natural possível.
  • Escolha muito bem o site onde você fará o link, olhe qual é a autoridade do domínio escolhido e se o os links postados dentro desse site são dofollow ou nofollow – explico sobre isso mais adiante. Você pode conferir essas informações instalando a barra de métricas do Moz no seu navegador.

Lembre-se: Não existe uma maneira única de como fazer link building, muito menos uma lista de sites que sejam considerados bons.

Se houvesse uma lista, provavelmente todas as pessoas que trabalham com link building a utilizariam e, como consequência disso, o Google penalizaria todos os sites que a tivessem utilizado.

Concentre-se em fazer um link totalmente novo, com conteúdo interessante e que dê vontade de saber mais. Pense como um usuário real pensaria e pesquisaria, assim a sua escrita soa de forma natural e sem amarras. 🙂

Quais são as Técnicas Utilizadas para Fazer Link Building?

Há várias formas de como fazer link building e a estratégia que você irá utilizar dependerá muito do que foi planejado no início do trabalho.

Para explicar melhor essa parte, vou falar sobre algumas técnicas de link building que utilizamos aqui na agência.

Comentários em blog

O primeiro passo é pesquisar palavras-chave relacionadas ao seu segmento.

Desse modo, você encontrará opções de blogs que falem sobre o assunto que você está procurando para trabalhar os links. Depois de escolhido o blog, olhe suas métricas para ter a certeza de que é um site de qualidade.

Depois desses dois passos, uma das coisas que eu disse mais acima é sobre os links nofollow ou dofollow… mas o que é isso?

Em alguns sites, dentro do código fonte, o desenvolvedor edita o HTML com informações para avisar o robô do buscador se determinado domínio merece ou não ser “seguido”, se ele deve confiar naquele link ou não.

Então:

  • Se o link for marcado como nofollow, o Google não o enxergará como relevante e não o seguirá.
  • Se for marcado como dofollow, o Google seguirá até o destino final desse link e o verá como relevante.

As duas maneiras são importantes! Não descarte os links nofollow, pois trabalhar também com essa estratégia causa o reconhecimento da sua marca pelos usuários.

Dica Enlink: O comentário deve ser bem natural, como se você estivesse dando uma dica para um amigo. Olha só esse exemplo: “Gostei muito do seu artigo! Vi que uma boa alternativa na hora de pesquisar por passagens de ônibus, é utilizar buscadores como o https://queropassagem.com.br/! Vale a pena =)”

Guest post

O primeiro passo para trabalhar com guest post é definir a url que você quer utilizar como link.

Depois disso, pesquise por sites que tenham relação com o seu blog/site ou com o assunto que você quer tratar. Por exemplo, se você possui um site de viagens e quer dar dicas para viajante solo, você deve pesquisar por blogs de viagens ou por blogs de viajante solo. Depois dessa seleção, entre em contato com o blogueiro ou dono da página que você se interessou.

Estabeleça uma conversa e, se ele aceitar, crie um conteúdo único e otimizado para ser postado no blog dele como convidado. É neste conteúdo único que você colocará o link – de maneira sutil – que deseja divulgar.

Mesmo que seja um link nofollow, essa pode ser uma boa oportunidade de divulgação. Por isso é tão necessário avaliar os prós e contras de cada site, pois depende muito da estratégia que foi estabelecida no planejamento inicial do trabalho de link building.

Quando o artigo for finalmente publicado, acompanhe os resultados pelos plugins de redes sociais e analise também os resultados que vão gerar no seu site através do Google Analytics.

Dica da Enlink: Mantenha uma relação de respeito com os blogueiros, pois caso ele goste do conteúdo que você oferecer, novas parcerias poderão ser concretizadas no futuro!

Publieditorial

Essa técnica de link building funciona basicamente como a anterior.

A diferença é que no guest post você insere o link e o promove de maneira mais sutil, sem parecer uma propaganda em si. Já no publieditorial isso fica mais explícito, pois eles são feitos exatamente para anunciar ou divulgar algo.

No caso do publieditorial, as chances de você ter um link dofollow são maiores. Entretanto, o conteúdo deverá estar sinalizado que é pago. Além disso, você e o blogueiro deverão seguir as diretrizes de publicidade do Google, para não serem penalizados.

Infográfico

Nesse caso, você deverá buscar por um tema atual e interessante.

Para que consiga causar interesse no leitor, a escolha da arte e imagens para compor o infográfico é muito importante, pois essa técnica de link building tende a chamar atenção pelo visual.

Este tipo de publicação é uma maneira dinâmica de falar sobre um determinado assunto, tirando dúvidas e informando o leitor. Além disso, é uma maneira eficiente de levá-lo a clicar no seu link.

Blog

Ter um blog próprio dentro do seu domínio auxilia – e muito! – no tráfego orgânico do site.

Através dele é possível abordar diversos assuntos que englobam o nicho que você atua, além de ter a oportunidade de criar links entre um artigo e outro, fazendo com que o leitor permaneça mais tempo no blog.

Aqui neste post falamos sobre mais algumas técnicas de link building. Tudo isso, aliado a paciência e esforço, com certeza trarão resultados positivos para o seu site!

E aí, gostou das dicas de como fazer link building? Conte para gente nos comentários!


Imagens: Unsplash e Pixabay

 

Para mais informações:

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Susane Guimarães

Sobre Susane Guimarães

Estudante de publicidade, empenhada em descobrir sempre mais sobre Marketing Digital. Além de ser apaixonada por fotografia, pizza e cinema.

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