Open Site Explorer – Análise de links e seus diferenciais

Open Site Explorer – Análise de links e seus diferenciais

A ferramenta Open site Explorer, criada pelo SEOmoz, é uma grande aliada na hora de fazer análises de links para o seu site. E como o próprio SEOmoz afirma, para o seu site alcançar bons resultados nos buscadores, é necessário possuir links com anchor text otimizados, ter volume de links externos com variedade de domínios relevantes e em vários tipos de sites. Por isso, é tão importante conhecer algumas informações que o Open Site Explorer fornece.

Essa ferramenta detalha quais páginas recebem mais links, mostra qual é o anchor text utilizado, quais links são no follow/follow, Page Authority (quanto mais alto o valor, maior a autoridade do site, o que pode representar melhores posicionamentos nos sistemas de busca), Domain Authority (nível de autoridade do seu domínio), Linking root domains (quantidade de sites que possuem um link permanente que aponta para o seu site), Ranking de mozRank (valor atualizado mensalmente que compete com o pagerank do Google) e mozTrust (define a credibilidade de um site, quanto mais alto melhor) entre outras estatísticas.

Vamos ver quais são os diferenciais que essa ferramenta oferece:

1. Inbound Links

Essa aba mostra todos os links que apontam pra sua página ou domínio.

Nela, é possível filtrar ainda mais e escolher links followed + 301, nofollowed, só links internos ou externos, links da página específica, do subdomínio ou root domain. E ainda dá pra escolher quais links você quer que apareça em uma lista de links agrupados pelo domínio ou separados.

Com as métricas expostas ali em cima, é possível responder algumas perguntas como: Qual é a página mais forte no meu site? E com as listas de links, é possível verificar o que pode ser modificado.

 

2. Top Pages

Aqui aparecem as melhores páginas do subdomínio de acordo com o Page Authority.

Essa aba contém dados diferenciados como: Tweets, Google+, compartilhamentos no Facebook e curtir (social metrics). O que é uma boa para ver quantas vezes o assunto foi compartilhado e se ele ainda está sendo comentado nas mídias sociais.

 

3. Linking domains

Com os dados apresentados nessa seção, é possível analisar a variedade de domínios que apontam pra o seu site.

Um diferencial são os gráficos com os root domains que possuem um link seu. Com eles, dá pra ter uma noção de qual é o domínio que tem mais força e o que pode ser feito para melhorar isso.

A seção ainda dá a opção de filtrar: mostrar domínios com links para a página específica, páginas do subdomínio, ou do root domain.

Dica: Clicando no +, você pode conferir as top pages daquele domínio de acordo com a P.A.

 

4. Anchor Text

Mostra quais são os termos e frases mais usados como anchor text.

O diferencial são as opções de filtrar os anchor texts por frase ou termos, o que possibilita verificar se os textos âncoras têm um determinado termo ou não.

Também permite listar todos os termos da página específicas, de todas as páginas do subdomínio ou do root domain.

Sabendo quais são os textos âncoras mais utilizados, dá pra perceber por que o ranking de alguns termos específicos estão dando certo, e conhecer um pouco também da estratégia do concorrente.

 

5. Compare link metrics

É uma compilação com todas as métricas do SEOmoz: mozRank, mozTrust, Domain mozRank e Domain mozTrut. Mostra as métricas da página específica, do subdomínio e root domain. Também exibe gráficos e métricas das redes sociais.

Essa é uma aba muito relevante, já que com ela é possível analisar os concorrentes, ver o andamento e a evolução da ação de SEO. Permite observar, ainda, quais são os pontos que estão afetando o seu site.

O interessante é que a seção permite adicionar até 5 urls diferentes para fazer a comparação lado a lado.

 

6. Advanced Reports

Cria relatórios CSV usando filtros avançados com as keywords que são mais importantes. Assim, é possível listar cerca de 100,000 links. O relatório é enviado por e-mail em torno de 3 a 4 horas após o pedido.

O relatório requerido pode ser com os inbound links, páginas do subdomínio ou root domains.

Obs: algumas opções listadas acima são apenas para membros SEOmoz PRO.

A ferramenta Open Site Explorer possibilita o conhecimento de muitas informações. É proveitoso para visualizar o que os concorrentes estão fazendo e procurar maneiras de melhorar o seu site, analisando os pontos positivos e negativos e enxergando novas oportunidades.

A partir dos links exibidos para concorrentes, é possível obter contato com outros sites e construir relações, o que é algo muito importante para o desenvolvimento da sua ação, gerando visibilidade nos mecanismos de busca.

 

Comments

comments

Formada em Publicidade e Propaganda no ano de 2009.