O que é Link Building: Desvendando a Estratégia

By 25 de fevereiro de 2019 Link Building

Você trabalhou duro para conseguir um site bonito e funcional e, mesmo assim, recebe poucas visitas à sua página?

Ou, possuía um site bem posicionado e agora não consegue mais deixá-lo entre os resultados das primeiras páginas do Google?

Não se desespere. Você não é o primeiro – e nem o último – a viver situações como essa.  

O universo online é um campo onde as regras não são permanentes e estão sempre em constantes mudanças.

Para permanecer ativo e com boa visibilidade na internet, é preciso dançar conforme a música que ela toca. Ou seja, acompanhar as alterações e se adequar a elas.  

Parece complicado?

Não se assuste. Solucionar este problema pode ser mais simples do que você imagina.

Apesar da grande concorrência para estar entre os primeiros colocados na busca do Google, a maior vitrine de negócios on-line, é possível trabalhar com algumas estratégias para ajudar a colocar a sua página em evidência e atrair mais visitantes!

Uma das melhores formas para conquistar esse objetivo é por meio do link building. Você já ouviu falar dessa estratégia?

Quer conhecer melhor esse tal de link building? Então continue lendo e descubra:

O que é Link Building?

Link building é a estratégia de conseguir links em outros sites, aumentando a relevância de uma determinada página para as plataformas de busca, como o Google, consequentemente melhorando o posicionamento nas buscas por meio de palavras-chaves.  

Ok. Mas como adquirir links em outros sites pode melhorar o meu posicionamento no Google?

Mulher fazendo uma pesquisa no GoogleOs links são uma das principais formas que os buscadores encontraram para medir a relevância e popularidade de um site. Para simplificar, vamos pensar em um exemplo off-line:

Digamos que você precisa de um eletricista para resolver um problema no chuveiro da sua casa. Então, você fala com vários conhecidos e muitos deles dizem: “O João é um ótimo eletricista”. Você vai acreditar que o João é uma boa opção, certo?

Agora imagine que uma pessoa com muita influência também recomende publicamente o João como um ótimo eletricista. A dica terá relevância e credibilidade ainda maiores para você, não é mesmo?  

O Google utiliza o mesmo critério para definir quais são as páginas mais relevantes e determinar a prioridade do posicionamento delas.

Os backlinks apontando para o seu site são como as recomendações do “mundo off-line”, enquanto os domínios representam as diferentes pessoas que o indicam.

Então, os robôs do buscador procuram quantos domínios diferentes apontam para a sua página, além de avaliar a relevância do site que está recomendando e, a partir disso, chegar ao cálculo e classificá-la com maior ou menor importância para os leitores.

Sem um bom arsenal de links apontando para a página, dificilmente um site consegue ocupar as primeiras posições no ranking do Google e, com isso, menor é a probabilidade de conseguir visitas orgânicas.

Qualquer link é válido para o posicionamento no Google?  

 

Pessoa trabalhando no computadorHouve um tempo em que os links eram o único fator responsável para definir o posicionamento da página no site de busca.

Descobrindo o método que o Google utilizava para definir o ranqueamento, os usuários começaram a criar estratégias para gerar milhares de links por dia.

No entanto, as indicações eram criadas de formas aleatórias, sem coerência e em sites de baixa qualidade.    

Atento a isso, o Google criou atualizações para os seus algoritmos – os famosos Panda, Penguin, Hummingbird e Pigeon – para dificultar a manipulação de seus resultados de busca.

Com os updates, os robôs passaram a reconhecer conteúdo de baixa qualidade, falta de naturalidade na inserção de palavras-chaves, black hat e outras práticas que não se adequem às diretrizes impostas pelo Google.

Como punição, as páginas são retiradas permanentemente do ranking ou são negativamente afetadas no posicionamento.

Por isso, para ter um bom perfil de links atualmente, é necessário não apenas quantidade, mas principalmente qualidade.

Conheça alguns fatores que dão qualidade a um link:

  • Texto âncora: também conhecido como anchor text, é o texto base onde o link está inserido. Procure colocar a palavra-chave que deseja trabalhar dentro do texto âncora. Mas, tenha cuidado com palavras exatas, pois o algoritmo pode entender como spam
  • Links naturais: busque inserir os links da forma mais natural possível e de forma contextualizada
  • Sites com conteúdo semelhante: ao adquirir um link de outro site, procure por páginas que tenham o conteúdo semelhante ao que está sendo trabalhado. Afinal, não é natural nem relevante um conteúdo sobre secador de cabelos linkar para um site sobre materiais de construção, concorda?
  • Diversidade de domínios: mais vale 5 pessoas (domínios) diferentes apontando para o seu site, que 30 recomendações dentro de uma mesma pessoa (domínio). Possuir diferentes tipos de domínios também é importante: sites de notícias, blogs, fóruns e outros
  • Qualidade de domínios: busque links de sites com métricas altas e maior autoridade. Evite domínios que apontam para muitas páginas de baixa qualidade

Links de baixa qualidade podem causar o efeito inverso, prejudicando o posicionamento do site ou página. Em casos extremos, o domínio pode ser penalizado e até banido do Google.

Portanto, é preciso ter cuidado ao fazer o link building para seu site.

Mesmo assim, lembre-se de que elas são essenciais para melhorar o ranqueamento do site nos motores de busca, aumentando também a visitação e as chances de um maior número de conversões.

Ficou interessado em investir no link building para sua página? Mande uma mensagem para gente e saiba mais sobre essa estratégia!

Imagens: Pexels

Esse conteúdo foi originalmente escrito por Karen Klauck 😉

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Katleen Abdala

About Katleen Abdala

Bacharel em Hotelaria, entrou para o mundo de Marketing Digital em 2011, quando começou a trabalhar como Social Media. Atualmente, trabalha como Coordenadora na Enlink. Nas horas vagas adora passar o tempo com seus pets.

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