O que são SEM, SEO e Links Patrocinados?

Por 22 de junho de 2011 agosto 11th, 2017 Link Patrocinados, SEO

Como sou formada em Letras e caí de pára quedas nesse mundo de marketing online (comecei a trabalhar como redatora de conteúdo otimizado aqui na Enlink), estou pesquisando muito sobre o assunto e aprendendo conceitos básicos, como: o que são SEO e Links Patrocinados?

Bom, após conhecer como os sistemas de busca funcionam, vi que ambos fazem parte de uma estratégia chamada SEM (Search Engine Marketing ou marketing para sistemas de busca, em português) e seu objetivo é aumentar o número de visitantes de um site por meio dos resultados de buscadores como o Google, Bing e outros.

A lógica é simples: fazer com que determinado site assuma uma posição de destaque nos resultados dos buscadores, para que então os usuários encontrem seu conteúdo com mais facilidade.

Apesar dessas duas vertentes de SEM terem o mesmo objetivo, funcionam de maneiras bem diferentes:

Diferença cliques resultado orgânico e links patrocinados

SEO

Essa sigla vem de Search Engine Optimization – otimização para sistemas de busca, em português – e compreende técnicas para tornar páginas mais relevantes no resultado orgânico (ou não pago) dos buscadores. Algumas dessas técnicas são:

– Acessibilidade do site;
– Conteúdo único e de qualidade;
– Utilização de palavras-chave (termos muito buscados) em locais estratégicos da página como no título, URL, links internos, corpo do texto, ALT text de imagens;
– Links externos, que podem ser conquistados por meio de link building (processo de ampliação da rede de links que aponta para um site) e link bating (estratégia de criar conteúdo que atraia a atenção e links naturais de usuários);
– Participação e relevância em redes sociais.

O que faz com que uma URL apareça e muitas outras se percam nessa imensidão, que é o universo da web, é a maneira como o site é criado, desenvolvido e trabalhado ao longo do tempo (idealmente seguindo as diretrizes do Google e outros buscadores para não ser penalizado).

Links Patrocinados

Pay-Per-Click, PPC, Sponsored Links ou Links Patrocinados são um sistema pago pelo anunciante para que sua página apareça entre os primeiros resultados pagos dos buscadores.

Esse sistema funciona como um leilão. Para fazer um anúncio, o interessado deve criar uma conta no Google Adsense, determinar as palavras-chaves nas quais quer investir, determinar o valor do lance e determinar o limite de sua campanha (que pode ser uma data, valor diário ou mensal).

Os anúncios, por sua vez, são exibidos a partir da relação entre as palavras-chave, o valor a ser pago por cada clique e a qualidade do anúncio ou página.

E eu/minha empresa com isso?

Bom, não basta apenas ter um negócio, certo? É necessário que as pessoas interessadas tenham acesso a ele. “A sua marca não é o que você diz dela, mas o que o Google diz dela”:

A importância da sua marca é dada pelo Google

Alguns números para embasar esse poder concedido ao Google e outros buscadores:

– 85% dos usuários da internet iniciam a navegação por meio de um buscador (ou seja, apenas 15% digita a URL do site que querem visitar, enquanto a maioria realiza uma pesquisa primeiro);

– 80% das pessoas que realizam buscas não vão além da 1a página de resultados;

– O Brasil conta com 37 milhões de pessoas fazendo buscas, o que corresponde a 92% da população que está online do país;

– Cerca de 70% dos usuários brasileiros realizam compras online.

(mais dados sobre a internet no Brasil, comScore 2011)

Bons números, não? Se eu fosse você, gostaria que minha empresa estivesse aproveitando essas estatísticas. =)

___

Este post contou com a contribuição de Manuela Sanches, fundadora da Enlink.

Comments

comments

Priscila Yamany

Sobre Priscila Yamany

4 Comentários

Faça um comentário