O que é SEM e Links Patrocinados?

Por 8 de maio de 2014 agosto 11th, 2017 Link Patrocinados

O Search Engine Marketing, ou Marketing de Busca, é uma estratégia de marketing que visa gerar e aumentar o tráfego do site através de plataformas de busca, de modo pago e não pago, que são divididos em SEM e SEO, respectivamente.

As plataformas de busca são os buscadores onde o usuário entra para fazer a sua pesquisa, consulta e/ou compra. Estudos recentes mostram que o Google é responsável, no Brasil, por 93,74% desse mercado. Há presença de outros buscadores, como Ask Brasil, Bing Brasil e Yahoo Brasil.

Ao fazer uma pesquisa no buscador, o usuário pode não saber, mas o resultado à sua frente é fruto de trabalho tanto de SEM quanto de SEO. O de SEM aparece na forma de Links Patrocinados, que são os anúncios pagos, localizados ao topo e lateral da página. O de SEO é o resultado da busca orgânica, o ranking de sites que aparece de acordo com a busca.

Para saber mais sobre SEO clique aqui.

Fonte: spnweb.com.br

Fonte: spnweb.com.br

Os Links Patrocinados consistem basicamente em comprar espaço no buscador para dar mais visibilidade ao que a marca está oferecendo. Pela predominância do Google nessa área, a principal ferramenta utilizada para criar e otimizar esses anúncios e seus resultados é o Google AdWords.

A compra de Links Patrocinados tem ou um Custo por Clique (CPC) ou de impressão dos anúncios (PPC – Pay per Click). Os resultados dos anúncios podem ser vistos em curto prazo, uma vez que há maior controle sobre os resultados da busca, podendo ser alterados e aperfeiçoados de forma mais rápida no AdWords. Quem determina o preço a ser pago pelo clique ou impressão é o responsável pela área de Links Patrocinados, que precisa entender das ferramentas disponíveis para compreender e planejar a oferta diante da concorrência.

Esse profissional faz uma análise do cenário da marca, quais os seus objetivos, concorrentes e monta uma estratégia, que leva à criação e definição dos fundamentos do anúncio, através de palavras-chave, localidade, orçamento, definição dos títulos, do conteúdo do anúncio e quais as URLs de destino. Após a veiculação dos anúncios, é feita uma mensuração do resultado da campanha para entender qual foi o seu comportamento e, quando necessário, fazer uma otimização da campanha para atingir melhores resultados.

Esse é um trabalho que precisar estar muito bem atrelado ao de SEO para dar mais relevância e visibilidade ao site da marca, exigindo uma constante otimização tanto na busca orgânica quanto nos Links Patrocinados, uma vez que um está interligado com o outro e um bom planejamento e estratégia nessas áreas são determinantes no sucesso do site.

Comments

comments

Leandro Bezerra

Sobre Leandro Bezerra

Paulista, formado em 2010 pela Fundação Cásper Líbero, trabalha em agências online desde 2007, com foco maior na área de Business Intelligence e Social Media, além de ter atuado com Links Patrocinados e Mídia.

Faça um comentário