Link Building para Local Search

Link Building para Local Search

Fazer Link Building voltado para o Local Search aqui no Brasil ainda é pouco explorado, principalmente porque não existem tantas opções de sites voltados à localização como no mercado gringo. Mas ainda assim vale a pena saber como é possível fazer link building pensando em beneficiar resultados de local search, assim você consegue definir qual a melhor maneira de já mexer seus palitinhos e garantir as melhores posições.

O objetivo deste post é mostrar como analisar seu site para Local Link Building e conhecer opções de onde inserir links com este propósito.


A Análise

Para saber se seu site tem potencial para resultados positivos em Local Search, é importante avaliar alguns pontos para os esforços que serão feitos, ou seja, pesquisar se há conteúdo local inserido no site.

A pergunta que lhe faço é:
Seu site possui uma landing page com H1, Título, Description, Conteúdo, Imagens, Keyword exata na página trabalhada, Keyword exata na URL com dados de localização? Ou seja, todos esses itens possuem a localização física de sua empresa?

Entenda que estamos buscando informações locais de todas as maneiras, então quanto mais dados do tipo você tiver em seu site, principalmente se reunidos em uma mesma página, melhor. Por quê? Porque assim o impacto no ranking para a combinação da keyword + localização será facilitado.

O ideal mesmo é que seu site possua uma landing page totalmente voltada à informações institucionais com dados de localização e bem otimizada (com as infos que vimos antes), assim você pode trabalhar uma url com todos os atributos necessários para resultados satisfatórios.

Mas se este não for seu caso, e seu site contar com infos do tipo na home, não tem problema, pois assim é possível que o local link building seja trabalhado mesmo quando esse não é o foco (tá fazendo link building pra home e lá diz que a empresa é de sampa? então tá rolando um local link building sem querer querendo hehehe), a diferença é que a otimização não pode ser 100% voltada a local search. O  importante é ter ao menos o nome da cidade onde a empresa está situada em alguma página do site, este processo com pouca otimização implica no tempo para impactar no ranking; sem isso você até consegue algum resultado, mas vai demorar, hein… hehe

Sugiro que no final desta breve, mas importante, análise, você desenvolva uma descrição por extenso reunindo todas as informações coletadas sobre o perfil on-page de seu site, assim fica mais fácil identificar seu potencial e providenciar mudanças se necessário (e possível).

Levantamento de sites locais

O principal ponto para fazer Link Building para Local Search não são apenas os dados coletados anteriormente, mas também os local sites, que nada mais são do que sites focados em países, estados, cidades ou regiões. E para ajudá-los a encontrar sites do tipo, tenho duas dicas:

– Use a ferramenta Local Citation Finder da WhiteSpark.

O uso é muito simples e o mais legal é que a tool envia a url com a relação dos sites apropriados a sua busca por e-mail (às vezes demora um pouquinho, mas vale a pena esperar). A ferramenta é gratuita, mas também possui opção pro.

– Faça buscas manuais no Google usando comandos bastante específicos. Abaixo você encontra várias opções de queries:

Diretórios Locais
(Estado) Diretório OR Diretorio
(Estado) (Palavra-Chave) Diretório OR Diretorio
(Cidade) Diretório OR Diretorio
(CEP) Diretório OR Diretorio
(Bairro) Diretório OR Diretorio

Sites Muito Locais
(Bairro) (Cidade) Notícia
(Bairro) Blog
(Bairro) (Palavra-Chave)

Sites Locais de cupom
(Cidade) Cupom
(Cidade) (Palavra-Chave) Cupom
(Cidade) Cupom Blog

Listas de Eventos Locais
(Cidade) Eventos
(Cidade) (Palavra-Chave) Eventos
Enviar OR Submeter (Cidade) Evento

Grupos Locais e Associações
(Cidade) (Palavra-Chave) Grupo
(Cidade) (Palavra-Chave) Associação
(Cidade) (Palavra-Chave) Reunião

Notícias Locais
(Cidade) Notícia
(Cidade) (Palava-Chave) Notícia
(Bairro) Notícia

Outras opções você pode localizar em um post feito no blog da Ontolo, de onde eu retirei esses modelos (mas lá não está em português, tá? isso você só encontra aqui =]).

Conclusão

Quando precisar fazer Link Building voltado à palavras-chave locais, se certifique de que seu site tem potencial para tanto, do contrário será muito difícil atingir as posições desejadas. Mas principalmente, aposte em sites com foco em localização: se você mora em Curitiba, busque sites da cidade ou estado do Paraná para inserir seu link, assim você trabalha uma keyword local, com url local, em site local: mais é mais, my friend.

->
Se estiver precisando de mais informações sobre o tema, dá uma lida neste artigo redigido pela Lisa Barone, da Outspoken Media: Hardcore Local SEO, o material possui conteúdo bastante parecido com o do meu post, a diferença é ser mais detalhado; a dica é da Manuela Sanches, CEO da Enlink

Tem dicas para compartilhar? Sinta-se em casa =]

Até mais e bom trabalho!

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.