Pirâmide Invertida: O Que é e Importância para Conteúdo

Pirâmide Invertida: O Que é e Importância para Conteúdo

Para criar conteúdo relevante na web o redator precisa seguir algumas técnicas para que seu texto chame atenção necessária, seja lido e entendido pelos internautas de plantão.

Geralmente, quando as pessoas pretendem se tornar um blogueiro ou divulgar conteúdo escrito pela internet, elas imaginam que seja uma tarefa simples, sem muitas complicações. Ledo engano. Os mecanismos de escrita não se limitam às abreviações usadas em redes sociais ou programas de bate papo.

Para escrever um artigo de conteúdo informativo, algumas técnicas de redação publicitária e jornalística devem ser utilizadas. Além disso, essa tarefa exige grande responsabilidade, muita pesquisa, fontes confiáveis e uso de linguagem limpa e direta.

O direcionamento do conteúdo é uma das coisas de maior importância. Por isso, é preciso analisar atentamente o que será dito e, principalmente, para quem. O público alvo deve ser estudado com cuidado e a linguagem utilizada deve criar um elo entre leitor e texto, para facilitar a compreensão, aumentar a aproximação e fazer com que o internauta volte sempre.

Além disso, o conteúdo deve ser criado a partir de fontes confiáveis. Pesquisa, portanto, nunca é demais. Apresente ideias relevantes e que, de alguma maneira, irão acrescentar conhecimento ou informação aos leitores.

E para aumentar a qualidade dos textos criados e, consequentemente, atrair cada vez mais leitores, algumas dicas podem ser muito válidas. Pensando nisso, separamos algumas das mais importantes disponíveis na rede.

 

Pirâmide invertida

Pirâmide invertida é uma técnica de redação jornalística que traz como princípio a apresentação direta do conteúdo nos dois primeiros parágrafos. Ou seja, falar logo de cara a que se veio, expondo as principais informações sobre o tema, para que o leitor saiba logo de início o que vai encontrar ao longo do texto. Diz-se que essa técnica surgiu em Nova York e se espalhou pelo mundo através das agências de notícias que a utilizavam para baratear os custos com as gráficas e impressões.

Como funciona a pirâmide invertida?

Geralmente, as redações começam com um parágrafo introdutório que apresenta previamente o assunto e, durante a elaboração dos próximos parágrafos, o assunto vai se aprofundando e as informações mais relevantes são, pouco a pouco, elaboradas e expostas.

Com o método da pirâmide invertida, ocorre justamente o contrário. As informações cruciais são expostas já nos primeiros três parágrafos e detalhes mais superficiais, ou seja, os complementos concluem o texto.

Esse método costuma ser usado por jornalistas do mundo todo para prender a atenção do leitor e dar mais dinâmica aos artigos.

 

Pirâmide invertida
via FabyUchoa.wordpress

 

Outras dicas para um bom texto

Junto à técnica da pirâmide invertida, outros recursos podem ser utilizados, para deixar o texto mais informativo, bem organizado e estruturado. A saber:

Forneça informações diretas e sucintas
Um texto bem escrito é aquele que contém informações importantes e necessárias a respeito do tema, com a objetividade em primeiro lugar. Palavras difíceis, frases repetitivas são enfeites de muito mau gosto para um texto.

Use a regra de questionamento para informar
Quando se trata de textos jornalísticos, que apresentam fatos e precisam de maior esclarecimento para o leitor, é de vital importância informar: quem fez, o que fez, quando fez, como, onde e o porquê. Dessa forma, a leitura será esclarecedora, não deixando dúvidas.

Valorize o título
O título do artigo costuma ser o que ostenta a página e faz com que o leitor se interesse pela redação. Por isso, ele deve ser direto e informar com objetividade o tema que será tratado durante o desenvolvimento do texto. Para tanto, é necessário usar palavras que definam com a maior clareza possível o conteúdo abordado.

Use espaço entre os parágrafos
Dar espaço entre os parágrafos deixa a leitura mais agradável, ajuda o leitor a não se perder e ainda melhora a estética do texto.

Use efeitos de texto, como Negrito e Itálico
São artifícios válidos para destacar informações importantes que podem ser resumidas em uma palavra ou frase, como um nome, uma fonte, um link ou uma citação, além de serem válidos para a otimização de seu texto.

Sempre cite referências e, se possível, crie links para elas
As referências são o ponto de credibilidade entre o autor e o leitor. Sejam livros, sites, palestras ou pesquisas, a fonte deve ser sempre confiável e apresentada ao leitor, mesmo que em notas de rodapé. Isso porque, sempre que informações mais complexas e concretas, como dados estatísticos, são apresentadas em um artigo, o leitor, de imediato, vai se interessar em saber de onde tais ideias foram tiradas ou tentar se aprofundar no assunto. Nestes casos, as fontes lhe serão muito úteis.

Use listas e/ou subtítulos para valorizar o conteúdo e destacar pontos importantes
Muitas vezes, o conteúdo abordado vai precisar de explicações mais completas para um melhor entendimento do texto e, para que essas explicações não fiquem confusas ou desordenadas dentro do artigo, é importante criar subtítulos, construindo mini-parágrafos explicativos.

 

Concluindo

Escrever para web não é uma tarefa simples e exige muita disposição, mas depois de ver seu conteúdo compartilhado e de ler os comentários a respeito do assunto, tenho certeza que acabará concluindo que todo esforço valeu a pena.

Então, organize suas ideias, use e abuse das técnicas disponíveis e mãos ao teclado!

Comments

comments