Pesquisa de Sites para Link Building: Como Fazer?
A pesquisa de sites é uma das principais etapas realizadas em uma estratégia de link building.
Afinal, é nesse levantamento que será possível encontrar os melhores sites e parcerias para o seu negócio para, assim, aplicar as estratégias de backlinks.
Ou seja, a pesquisa de sites precisa ser feita de forma cuidadosa e estratégica para que se alcance os objetivos voltados à otimização SEO.
Com isso, algumas dicas de como fazer essa pesquisa de maneira eficaz envolve uma definição de público-alvo e nicho, utilização de ferramentas de SEO para pesquisa de backlinks, pesquisas no Google, busca de diretórios específicos do setor e análises às menções à sua marca.
Portanto, se aprofunde no assunto e confira aqui o nosso conteúdo completo sobre a pesquisa de sites para link building.
Continue a leitura!
Pesquisa de Sites: Como Conseguir Backlinks de Qualidade?
Os backlinks de qualidade são um dos principais fatores para melhorar o SEO de um site.
Mas, conseguir esses links exige uma abordagem estratégica.
Veja aqui algumas maneiras de obter backlinks valiosos.
1. Guest Posts em Blogs de Autoridade
Uma das maneiras mais comuns de obter backlinks é escrever para outros sites como convidado.
Isso não só ajuda a construir backlinks, como também posiciona você como uma autoridade no seu setor.
Assim, certifique-se de que o site tenha uma boa reputação e audiência relevante para o seu negócio.
2. Crie Conteúdo de Valor
Conteúdos únicos e informativos, como guias, eBooks, pesquisas originais e infográficos, têm um grande potencial de atrair backlinks naturalmente.
Afinal, quando o conteúdo é bom, outros sites têm interesse em linká-lo sem que você precise pedir.
3. Colabore com Influenciadores e Blogs do Seu Nicho
Parcerias com influenciadores e blogs podem ajudar a promover seu conteúdo e atrair links.
Afinal, muitos estão dispostos a compartilhar ou recomendar seu conteúdo, desde que ele agregue valor ao público deles.
4. Links Quebrados (Broken Link Building)
Essa técnica envolve encontrar links quebrados em sites relacionados ao seu nicho e oferecer o seu conteúdo como substituto.
Pois, isso não só ajuda o proprietário do site a resolver um problema, como também gera um backlink para você.
Como Fazer a Pesquisa de Sites para Link Building?
Para fazer uma pesquisa de sites para link building, siga este passo a passo:
1. Crie uma Lista de Palavras-Chave
Liste palavras-chave relevantes para o seu setor e use-as para encontrar sites que já estão ranqueando bem no Google.
Afinal, isso trará um foco em sites que têm potencial para gerar backlinks de qualidade.
2. Identifique Blogs e Sites de Notícias
Busque por blogs, revistas digitais e sites de notícias que cubram temas relacionados ao seu negócio.
Inclusive, sites de nicho geralmente estão abertos a colaborações, como guest posts ou entrevistas, o que pode gerar bons links.
3. Verifique a Autoridade dos Domínios
Use ferramentas como Moz Domain Authority ou Ahrefs Domain Rating para verificar a autoridade dos sites.
Assim, priorize os sites que têm boa reputação e relevância no seu nicho.
4. Classifique e Priorize
Nem todo site é adequado para a construção de links.
Por isso, classifique os sites com base na autoridade, relevância e potencial de parceria.
Além disso, foque seus esforços nos que têm mais chances de gerar um impacto positivo para o seu SEO.
Como Divulgar Links para Estratégias de Link Building
Há algumas maneiras de fazer a divulgação dos seus links para avançar nas estratégias de SEO.
Afinal, a divulgação eficaz é um dos pilares de uma boa estratégia de link building.
Assim, a primeira dica é criar uma abordagem personalizada.
Ou seja, quando você entra em contato com proprietários de sites, editores ou blogueiros, personalize a mensagem e explique por que seu conteúdo seria valioso para o público deles e como a parceria pode ser mutuamente benéfica.
Além disso, ao divulgar links, mostre como seu conteúdo pode agregar valor ao site deles.
Para isso, ofereça algo em troca, como compartilhar o conteúdo deles em suas redes sociais ou mencionar o site em suas próprias publicações.
Outra dica interessante é seguir um cronograma de follow-up educado para garantir que sua proposta seja vista e considerada.
Afinal, muitas vezes, os e-mails de divulgação podem ser esquecidos ou não lidos imediatamente.
E, por fim, crie conteúdo tão interessante e compartilhável que outros sites tenham vontade de linká-lo.
Então, com essas estratégias, você estará bem posicionado para implementar uma campanha de link building sólida e obter backlinks de qualidade.
Ferramentas e Queries para Levantamento de Sites
Levantamento e análise qualitativa de sites para link building é uma tarefa longa e muitas vezes cansativa, mas de grande importância no processo da construção de sua rede de links.
Assim, segue a apresentação e um resumo com dicas de ferramentas sobre levantamento de sites para link building.
1) Otimização de Links
- Majestic SEO: Paga; Muitas páginas indexadas; Filtros.
- Open Site Explorer (OSE): Gratuita; Poucas páginas indexadas; Filtros e métricas.
- Yahoo Site Explorer (YSE): Gratuita; Muitas páginas indexadas; Sem filtros.
2) Menção da Marca sem Link
- Query (faça a busca no YSE): nome cliente OR nomecliente OR nomecliente.com.br -linkdomain:sitecliente.com.br
3) Sites bem posicionados para suas palavras-chave:
- Juicy Linkfinder: Gratuita; Traz os sites do top 50 a 200 do Google.com e métricas dos mesmos; Apesar de não utilizar o buscador brasileiro, traz bons resultados para palavras-chave em português (já para termos como “notebook” é melhor fazer a busca manual no Google.com.br – veja a seguir).
- Google.com.br e SEO Quake: Instale a extensão SEO Quake em seu navegador, digite sua palavra-chave no Google, adicione o parâmetro &num=100 no fim da URL de busca e exporte para Excel. Agora você tem os top 100 sites e várias métricas salvos em um documento Excel.
4) Sites com links para Concorrentes:
- Majestic SEO: Paga; Não permite fazer busca avançada para encontrar páginas que linkem simultaneamente para vários concorrentes ou excluir páginas que já contém link para o seu cliente.
- Link Intersect: Paga; Faz o levantamento de sites que possuem links para os concorrentes ali inseridos e também métricas, para filtrar as prospecções e não perder tempo com sites de qualidade baixa.
- Query vários concorrentes simultaneamente:
linkdomain:concorrente1.com.br linkdomain:concorrente2.com.br linkdomain:concorrente3.com.br linkdomain:concorrente4.com.br -site:concorrente1.com.br -site:concorrente2.com.br -site:concorrente3.com.br -site:concorrente4.com.br -linkdomain:sitecliente.com.br
- Query sites .edu e .gov:
linkdomain:domínioconcorrente.com site:.edu
linkdomain:domínioconcorrente.com site:.gov
5) Redes Sociais:
- Omgili: Gratuita; Busca vários tipos de redes sociais, traz preview da página e comentários;
- Blogscape: Paga; Traz menções em blogs e filtros por data de publicação, mas não conta com filtros de região.
6) Local Search:
- Queries (substitua “Brasil” também por cidade, bairro, CEP):
links favoritos Brasil
Brasil “sites relacionados”
intitle:tag Brasil
links úteis Brasil
links recomendados Brasil
Brasil guia
“melhor do Brasil”
Brasil “blog roll”
Brasil top bloggers
lista * Brasil * sites
artigos Brasil intitle:submeter
diretório Brasil “adicionar OR submeter OR sugerir OR postar”
Brasil intitle:”sugerir site”‘
7) Geradores de Queries:
- Query Ontolo: Gratuita com login; Traz muitas opções e gera centenas de queries; Queries em inglês.
- Link Finder: Gratuita; Quantidade média de queries e mais fácil utilização; Queries em inglês.
- Link Search Tool: Gratuita; Não explora muitos tipos de site, mas pode-se definir em qual buscador gostaria que as queries fossem abertas automaticamente ao clicar em cima das mesmas; Queries em inglês.
Agora crie um documento no Excel e vá salvando todos os link prospects que tenham potencial para trazer um link para o seu site.
Enfim, essas foram algumas dicas importantes para a pesquisa de sites para link building.
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