Google Adwords: Guia Completo e Como Definir Palavras-Chave

O Google Adwords, atualmente conhecido como Google Ads, é uma das principais plataformas de publicidade online do mundo.

Afinal, esta ferramenta permite que empresas criem campanhas de anúncios pagas para alcançar o público certo no momento exato em que estão pesquisando produtos ou serviços.

No entanto, o Google Adwords também é uma ótima ferramenta para as estratégias de tráfego orgânico.

Confira aqui uma visão geral sobre o Google Adwords, sua importância para o SEO, e como ele pode ser utilizado para pesquisa de palavras-chave e estratégias de marketing de conteúdo.

Continue a leitura!

O que é o Google Adwords?

O Google Adwords, lançado em 2000, é a plataforma de publicidade paga do Google – onde anunciantes podem criar e exibir anúncios que aparecem nos resultados de pesquisa ou em sites parceiros.

Então, com o Adwords, é possível exibir anúncios de texto, imagens ou vídeos e pagar por cliques (PPC – Pay per Click) ou por impressões (CPM – Cost per Mille).

Assim, o diferencial do Google Ads está no modelo de leilão de palavras-chave, onde os anunciantes escolhem palavras relevantes relacionadas ao seu negócio.

E, quando um usuário pesquisa uma dessas palavras no Google, os anúncios dos anunciantes que ganharam o leilão (considerando o valor do lance e a qualidade do anúncio) aparecem nos resultados de busca.

Com isso, as campanhas de Google Ads são divididas em diferentes redes:

  • Rede de Pesquisa: Os anúncios aparecem nos resultados de pesquisa do Google, acima ou abaixo dos resultados orgânicos
  • Rede de Display: Os anúncios são exibidos em sites parceiros do Google que fazem parte da Rede de Display, composta por milhões de sites, blogs e aplicativos
  • YouTube Ads: Anúncios de vídeo exibidos no YouTube
  • Google Shopping: Anúncios de produtos exibidos diretamente nos resultados de pesquisa com imagens e preços

Enfim, o objetivo do Google Ads é aumentar a visibilidade da marca, gerar tráfego qualificado e, eventualmente, aumentar as conversões.

Importância do Google Adwords para Estratégias de SEO

Embora o SEO (Search Engine Optimization) e o Google Adwords sejam duas disciplinas diferentes, elas podem trabalhar juntas para maximizar a visibilidade de um site nos resultados de pesquisa do Google.

Assim, o Adwords pode ter um impacto positivo em suas estratégias de SEO de várias maneiras:

1. Aumento da Visibilidade:

Mesmo que seu site ainda não tenha alcançado uma boa classificação orgânica no Google, você pode garantir que sua marca esteja presente nas primeiras posições com anúncios pagos.

Isso ajuda a gerar tráfego enquanto suas campanhas de SEO trabalham para melhorar o ranqueamento orgânico.

2. Testes de Palavras-Chave:

Com o Google Adwords, você pode testar a performance de várias palavras-chave antes de integrá-las à sua estratégia de SEO.

Assim, é possível identificar quais palavras-chave geram mais cliques, conversões e quais são mais relevantes para o seu público.

3. Melhorar a Relevância do Conteúdo:

Através do Google Ads, é possível identificar quais anúncios e páginas geram mais engajamento, ajudando a otimizar o conteúdo orgânico do site para melhorar sua performance nas buscas orgânicas.

4. Insights Valiosos:

O Adwords fornece uma enorme quantidade de dados sobre as campanhas, como taxa de cliques (CTR), custo por clique (CPC) e dados demográficos dos usuários.

Então, com essas informações tem como ajustar suas estratégias de SEO, direcionando seu foco para o público certo e para as palavras-chave mais valiosas.

5. Reforço de Marca:

A combinação de SEO e anúncios pagos pode aumentar a autoridade e visibilidade da sua marca, aparecendo tanto nos anúncios quanto nos resultados orgânicos.

Google Adwords para Pesquisa de Palavras-Chave: Usando no Marketing de Conteúdo

A pesquisa de palavras-chave é uma das etapas mais importantes no marketing de conteúdo, e o Google Adwords é uma ferramenta poderosa para essa finalidade.

Afinal, há o Google Keyword Planner, disponível dentro do Google Ads, que permite identificar palavras-chave relevantes para o seu nicho, mostrando o volume de pesquisas e o nível de concorrência de cada termo.

Por exemplo, é possível identificar palavras-chave long tail que são relevantes para o seu negócio e integrá-las ao seu conteúdo para aumentar a relevância e captar o tráfego de nicho.

Além disso, o Adwords permite que você veja quais palavras-chave seus concorrentes estão usando e quais termos têm mais lances.

Isso ajuda a identificar oportunidades de palavras-chave menos competitivas ou a investir nas mesmas que estão trazendo sucesso para seus concorrentes.

Inclusive, o Keyword Planner também fornece previsões de desempenho de palavras-chave, como o número estimado de cliques e impressões, permitindo que você escolha os termos mais promissores para integrar ao seu marketing de conteúdo.

Em resumo, o Google Adwords é uma ferramenta essencial para identificar palavras-chave que não só ajudam nas campanhas de anúncios pagas, como também são valiosas para otimizar seu conteúdo e melhorar sua presença orgânica nos motores de busca.

Veja abaixo como usar o Google Adwords para selecionar essas keywords.

Como usar o Google Adwords para Definir Palavras-Chave para SEO

Um dos primeiros passos do planejamento de uma campanha de SEO é a definição de palavras-chave.

Para isso, há muitas ferramentas que ajudam nessa tarefa, e o Google Adwords é uma delas, que traz boas informações e é gratuita.

Veja como utilizar essa ferramenta para definir quais termos possuem mais valor em sua estratégia on ou off-page.

Passo 1

Após analisar o conteúdo do seu site e dos principais concorrentes, faça um brainstorm e crie uma lista das principais palavras-chave relacionadas.

Por fim, insira esses termos no Google Adwords para obter mais ideias e variações dos seus termos.

Depois, clique em “Local Monthly Searches” para visualizar os resultados organizados a partir da média de buscas mensais no Brasil dos últimos 12 meses.

Agora, clique no botão “Download” no canto superior esquerdo da tabela para exportar esses e mais dados para uma planilha do Excel.

Você irá baixar um documento que contém:

  • Todas as palavras-chave sugeridas
  • Sua porcentagem de concorrência (ou seja, 1 representa 100% e são os termos que provavelmente serão os mais difíceis de conquistar um bom ranking)
  • Estimativa de quantidade de buscas realizadas nos últimos 12 meses para aquele termo
  • As colunas “Ad Share” e “Search Share” são para os sites que investem em Links Patrocinados. Caso você invista, ao fazer o login a ferramenta traz a porcentagem de vezes que o seu site aparece nos Links Patrocinados (“Ad Share”) e nos resultados da busca orgânica (“Search Share”)
  • Estimativa de custo por clique nos Links Patrocinados do Google – esses valores ajudam a definir os termos que provavelmente possuem maior taxa de conversão
  • “Extracted from Page” traz a URL de onde a ferramenta extraiu o termo, caso você configure a ferramenta para realizar essa tarefa nas “Advanced Options”
  • Média de volume de busca do último ano

Então, para ficar mais organizado eu gosto de manter apenas as colunas “Keyword”, “Competition”, “Estimated Avg. CPC” e “Local Monthly Search”. As demais colunas podem ser deletadas.

Passo 2

O próximo passo é obter um número aproximado de quantas visitas determinada palavra-chave traria caso o seu site fique bem posicionado para a mesma.

Para isso, na coluna ao lado de “Local Monthly Searches” insira a fórmula: =D2*0,65

Onde D representa a coluna “Local Monthly Searches” e 0,65 (65%) a porcentagem média que os resultados orgânicos do Google recebem dos cliques, de acordo com uma estimativa do Google CTR (Click Through Rate).

Agora na próxima coluna insira mais uma fórmula: =E2*0,0485

Onde E2 representa a coluna “Cliques Orgânicos Mensais” e 0,0485 (4.85%) a porcentagem média de cliques que os sites que ocupam entre a 2a e a 10a posição do ranking do Google.

Vale lembrar que esses valores não são exatos, mas ajudam a fazer uma previsão de quanto tráfego o bom posicionamento para determinado termo pode gerar.

Passo 3

Agora é o momento de filtrar as palavras-chave de sua planilha.

Assim, delete termos que não são relacionados ao seu conteúdo e termos que possuem volume de busca muito baixo.

E, para determinar quais dessas palavras-chave possuem maior valor para sua campanha é necessário analisar alguns pontos:

  • Concorrência termos (coluna “Competition”):

de 0.00 a 0.35 = concorrência baixa

de 0.36 a 0.70 = concorrência média

de o.71 a 1 = concorrência alta

  • “Estimated Avg CPC”:

de $0,00 a $2,50 = custo baixo

de $2,51 a $5,00 = custo médio

acima de $5,01 = custo alto

  • Estimativa de tráfego mensal (coluna “Cliques #2 a #10 mensais):

de 0.00 a 300 = tráfego baixo

de 301 a 600 = tráfego médio

de 601 acima = tráfego alto

*Essas métricas variam de acordo com cada campanha, então é importante conhecer bem o seu nicho e o seu site para estipula-las.

Assim, o valor das palavras-chave é dado da seguinte maneira:

  • Dificuldade baixa ou média + custo CPC alto ou médio + volume de busca alto ou médio = termos maior valor
  • Dificuldade alta + custo CPC baixo + volume de busca baixo = termos menor valor

Em uma nova coluna atribua os valores de cada termo, que podem ser: alto, médio, baixo ou long tail, e então coloque em negrito os que acredita que vale a pena investir.

Por fim, pode-se também formatar a planilha para apagar os símbolos “$” e então inserir uma fórmula para multiplicar o valor estimado por clique pela quantidade de visitas mensais (=C2*F2) que seu site pode receber caso fique bem posicionado.

No meu exemplo, o valor agregado ao termo “seo” é de U$11.053,68 mensal, valor esse que seria investido em Links Patrocinados para trazer o mesmo volume de tráfego.

Isso sem entrar em méritos de taxas de conversão, apenas como curiosidade ou informação interessante para justificar sua campanha internamente – caso seja um SEO in-house – ou para o seu cliente.

Enfim, com a planilha pronta e os termos definidos, é hora de analisar o Ranking do Google para as palavras-chave selecionadas e fazer uma “análise da realidade”, como eu gosto de chamar.

E aí, ao analisar o perfil on e off-page dos seus concorrentes, você acha que o seu site conseguirá bom posicionamento para esses termos? Conta aqui pra gente!

Se gostou do conteúdo aproveite e compartilhe com outras pessoas que também possam se interessar!

Imagens: Freepik; Enlink

Leia também nossos artigos mais recentes: