Dica de otimização: palavras-chave negativas

Dica de otimização: palavras-chave negativas

Negativar palavras é uma ótima forma de otimizar uma campanha de links patrocinados. Com esta ação, você pode dizer ao AdWords para quais pessoas não quer mostrar seu anúncio. Este recurso faz uma diferença enorme ao controlar seus custos e ajuda a mostrar seu produto somente para quem tem interesse. Neste artigo você vai entender o que são palavras-chave negativas, como funcionam e como utilizá-las.

O que são palavras-chaves negativas?

Acompanhe este vídeo:

Palavras-chaves negativas

O vídeo citou o exemplo dos “sapatos femininos”. Se você vende sapatos femininos, não adianta nada exibir seus anúncios para quem procura por “sapatos masculinos”. Seu anúncio será exibido indevidamente e você terá que pagar por este clique caso a pessoa assim o faça.

Outro exemplo: vamos supor que você venda carteiras, esta pequena bolsa de couro ou outro material para guardar documentos e papéis. Se você não especificar que tipo de carteira você está vendendo, seu anúncio será exibido para pessoas que buscam por bolsa de mão, por uma mesa inclinada para escrever ou estudar, conhecida como carteira, para pessoas que buscam por carteira de cigarros ou até mesmo carteira de identidade e carteira de motorista. Infelizmente, essas correlações e outras piores podem acontecer se você não negativar essas outras palavras que não têm relação com o seu ramo de negócio.

E qual a consequência de não dizer para o AdWords quais palavras não fazem parte do seu nicho?

Quando ocorre a impressão indevida do seu anúncio, duas situações podem ocorrer:

– O usuário clica no seu anúncio: quando entra na sua página e a abandona, você, anunciante, paga pelo clique sem chance nenhuma de conversão, pois não é isso que o usuário procura;

– O usuário não clica no seu anúncio: se os seus anúncios estão recebendo muitas impressões e poucos cliques, a taxa de CTR não será muito boa e em resultado, o Índice de Qualidade diminui também.

Como usar as palavras-chave negativas?

Para dizer quais palavras-chave você não quer que acionem o seu anúncio, uma maneira simples é:

1. Selecione a campanha ou o grupo de anúncios que deseja inserir as palavras-chave negativas.

2. Selecione a guia “Palavras-chave”.

3. Abaixo da tabela de palavras-chave você encontrará a seção de palavras-chave negativas.

4. Ao clicar, você notará duas opções: “Nível do grupo de anúncios” e “Nível da campanha”. Se você inserir palavras-chave negativas no nível de grupo de anúncios, elas vão valer apenas para o grupo de anúncios selecionado. Se você tem palavras-chave que englobam todos os grupos de anúncios, insira-as no nível de campanha.

5. Adicione uma palavra-chave por linha sem o sinal de negativo (-), já que este campo é específico para palavras-chave negativas.

Palavras-chaves negativas

Clique na imagem para ver em tamanho maior.


Agora, se você deseja localizar, editar ou excluir palavras-chave negativas em mais do que uma das suas campanhas, é fácil também:

1. Clique no link “Biblioteca partilhada” na barra de navegação.

2. Clique em “Palavras-chave negativas da campanha” e insira a sua lista de termos.

Que palavras-chave negativas usar?

A melhor maneira de saber quais palavras-chave negativas adicionar na sua lista é através do Relatório de Pesquisas do AdWords.

Clique na guia “Palavras Chave” > “Detalhes da Palavra-chave” > “Termos de Pesquisa” > “Todos“. Selecione um período de pelo menos 20 dias para poder visualizar os termos de pesquisa. Ali você verá termos que estão sendo digitados por visitantes que acionaram seus anúncios. Se você ver termos muito genéricos ou fora do nicho da sua campanha, basta clicar na caixinha de seleção ao lado de cada termo escolhido e clicar no botão cinza “Adicionar Como Palavra-Chave Negativa”.

Além disso, tenha uma mente bem focada, pesquise os significados das palavras e faça constantemente uma limpeza dos termos que estão sugando sua verba.

Para nos ajudar a criar uma lista de palavras-chave negativas, a equipe do AdWords criou uma lista com termos genéricos que podem ser inseridos na maioria das campanhas. Claro, é só uma sugestão, antes de usá-la confira se algum termo é importante para o seu negócio. Confira a lista em http://spreadsheets.google.com/pub?key=rhRAGWZlWQUl6EIgggNp2zQ.

Trabalhar com palavras-chave negativas é importante para qualquer campanha de links patrocinados no AdWords. Por isso, aproveite este recurso do AdWords para obter ainda mais sucesso em suas campanhas.

 

 

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.