Marketing de Conteúdo: essencial para Marketing Digital

Marketing de Conteúdo: essencial para Marketing Digital

Que conteúdo é rei todo mundo já está cansado de saber. No entanto, saber só não basta, é preciso também, e principalmente, fazer. E fazer direito. (Por isso a metáfora com o preto: toda mulher sabe que um vestido preto salva vidas, noites, jantares.. é básico, é regra!)

O que as pessoas mais têm lido e ouvido nos últimos tempos é que ter conteúdo relevante é o que importa. Mas, no fim das contas, o que é um conteúdo relevante?

Quem trabalha com jornalismo sabe que, antes de publicar uma matéria, é preciso avaliar quatro conceitos básicos sobre o conteúdo: é engajador? É entretenimento? Agrega conhecimento? É útil?

Aliás, esses pontos foram muito bem abordados no artigo “Chegou a era do Conteúdo Relevante”, do Blog Mídia8, que também deixa muito bem lembrado que “beleza atrai, mas conteúdo convence”, e essa é uma verdade que vai muito além do digital.

Mas então, o que escrever para que o conteúdo seja relevante? Como pesquisar?

É preciso sempre buscar novidades, algo que ninguém ainda tenha falado, ou tenha sido pouco falado e você ainda pode explorar de forma mais aprofundada, ou com outro foco. E pra encontrar esse conteúdo, é preciso entender o que as pessoas que se relacionam com o seu nicho estão buscando. O que elas querem?

– Técnica antiga, mas que ainda funciona: procurar no Yahoo Respostas. Claro, você vai encontrar algumas coisas bem cômicas, mas também vai encontrar formas de criar um bom conteúdo, respondendo dúvidas;

– Monitorar as redes sociais. O que as pessoas estão perguntando no Twitter sobre determinado produto? E nas fan pages? Vale a pena responder?

– Utilizar o Google Alerts para encontrar conteúdo quentinho sobre seu nicho;

– Fique de olho nas ferramentas do seu site. Procure no Analytics as URLs que estão te trazendo mais tráfego. Se Alguma for de artigo, você pode pensar em reotimização (se for o caso), ou analisar o conteúdo e seguir essa mesma linha para a criação de novos;

– Crie um calendário de conteúdo. É importante sempre lembrar que a produção de um conteúdo relacionado a datas comemorativas deve ser iniciada com antecedência para que tenha qualidade e seja diferente, e não apenas uma semana antes do dia – e pra isso, é preciso conhecer bem o seu nicho. (Pra WordPress, também tem o Editorial Calendar Plugin – a dica é do Thiago Morello, ali nos comentários)

Como criar um bom conteúdo

Primeiro é preciso saber que conteúdo não é só texto. Imagens, vídeos, áudios, tudo isso é conteúdo. Depois, é preciso entender que relevante é todo conteúdo que responda perguntas do leitor, que ensine algo que ele não saiba e que seja útil, que consiga engajar ou comover.

Para conseguir isso é preciso ir um pouco à frente de onde outras pessoas já foram. Com tanta informação disponível na rede, o que as pessoas querem é qualidade e diferencial.

 

Dicas:

– Entrevistas costumam ser muito bem aceitas. O fato de entrevistar alguém (um expert, de preferência), já é um diferencial para o seu conteúdo (entrevistas ping-pong costumam gerar bons resultados);

– Em textos, utilize plugins de linkagem interna, assim você consegue oferecer conteúdo mais completo para o usuário sem precisar ficar escrevendo muito, (coisa que eu não consigo). Além disso, pensando em SEO, esta é uma forma de incentivar as pessoas a passearem por outras páginas, ficando mais tempo no seu site e,  assim, diminuindo a taxa de rejeição.  (O artigo Como fazer link building interno corretamente no seu blog, do site Escola Dinheiro, merece uma boa leitura. E para facilitar esse trabalho de linkagem, deixo a dica de duas ferramentas Seo Automatic Links (sugerida pelo Ricotta), e Internal Link building (no Twitter do Daniel Nass));

– Pergunte: Se você não sabe, não tem certeza ou quer uma segunda opinião sobre um assunto, pergunte pra quem entende. Peça ajuda, mas não fique na dúvida nem compartilhe informação duvidosa;

– Quer saber se o conteúdo é bom? Pergunte pra sua mãe. Pergunte o que ela achou e o que aprendeu com aquilo. Se a resposta dela não for positiva, repense e/ou refaça antes de publicar (mães são termômetros no SEO);

– Crie listas: por exemplo, os 10 melhores aplicativos para Android, 100 lugares para conhecer antes de morrer, 20 dicas de link building… Listas sempre são mais chamativas;

– Um artigo da Search Engine Land, publicado em 2009, mostrou que os cinco conteúdos mais linkados do site tinham as seguintes características em comum: tema central, número de palavras (entre dois a quatro mil), nível de leitura de conteúdo, mídia agregada (imagens, vídeo, podcast, etc). Portanto, monitore o que o seu público alvo gosta;

– Tudo o que é escrito e divulgado acaba se tornando uma verdade e pode servir pra nortear o trabalho de alguém. Por isso, preze pela sua credibilidade e não publique qualquer conteúdo. Verifique suas fontes. O quão confiáveis são? Essa é a confiabilidade daquilo que você está transmitindo.

 

Compartilhar

Quer que seu conteúdo seja compartilhado? Facilite a vida das pessoas e instale plugins de compartilhamento no Facebook, Twitter, +1, entre outros. É rápido, fácil e traz resultados.

Você pode também cadastrar seu site/blog em diretórios próprios e diretórios de feeds. Assim, a cada nova publicação o conteúdo é automaticamente compartilhado na rede. (Tem mais dicas no artigo Planejando ações de Link Building no seu nicho)

Fora isso, cadastrar em sites de Social News pode ajudar a indexar e ranquear. Mas escolha bem os sites que vai utilizar. Se você ainda não entendeu, o foco não é o buscador. O foco é o usuário.

Se você quer que ele ‘trabalhe por você’ e faça a divulgação do seu conteúdo, você precisa entender que o compartilhamento natural tem de ser merecido. (Se você fica pedindo RTs, likes ou shares, tá fazendo isso errado).

Nas palestras que realizou em 2011, no TchêSeo e UaiSeo, abordando o tema “Estratégia de Conteúdo para SEO”, Rafael Rez Oliveira deu dicas importantíssimas pra quem está começando e pra quem já trabalha uma estratégia focada em conteúdo.

Assistindo o vídeo da apresentação no Uai, uma das tantas afirmações que mais me chamou a atenção foi: se você quer que as pessoas divulguem o seu conteúdo, você deve pensar em como as pessoas querem ser atingidas. E nem sempre é da forma que vai converter mais para o seu site.

Conversão é importante? Com certeza, mas fidelizar o seu leitor também, e isso acontece a longo tempo.

Quando o conteúdo é bom, tenha certeza que você vai levar muito mais tempo produzindo do que compartilhando. Conteúdo de qualidade é digno de compartilhamento natural, e pra isso ele precisa acrescentar valor ao usuário.

Minha última dica: Não se preocupe em fazer o que a concorrência está fazendo. Você tem que buscar o que ela não está fazendo. A oportunidade que ela está perdendo, você pode ganhar.

Outras leituras: The Changing Tide of Link Building (O foco é link building, mas aborda conteúdo também) e Facebook: Qual a sua estratégia de Conteúdo?

Agora, mãos à obra! E comece pelo seu calendário. 🙂