Como Fazer Marketing Digital: Por Onde Começar?

Por 19 de dezembro de 2019 Geral

Equipe de Marketing Digital fazendo reunião para planejar estratégiasDepois de entender o que é marketing digital e seus benefícios, o próximo passo é aprender como fazer marketing digital para o seu negócio. Vamos lá? 😉

Por onde Começar? 

Toda ação de marketing requer muita pesquisa e um bom planejamento. Essas são as primeiras etapas de como fazer marketing digital e criar campanhas de sucesso:

1 – Pesquisa

Realizar uma pesquisa aprofundada sobre seu público-alvo é essencial. Quem são eles? Quais seus costumes? Como se comunicam e como consomem conteúdo? Essas são apenas algumas das respostas que você vai precisar encontrar para garantir que estará se comunicando de maneira adequada com seus seguidores. 

Depois de descobrir quem é seu público e entender tudo sobre ele, analise seus concorrentes. Avalie os pontos fortes e fracos e descubra quais estratégias eles utilizam para se relacionar com o cliente. 

Pesquise as táticas existentes e estude qual trará as melhores oportunidades para  divulgar seu negócio e que tipo de conteúdo vai trazer mais resultados. É preciso entregar a mensagem certa, na hora certa e para a pessoa certa!

2 – Planejamento

Chegou o momento de começar a traçar seus planos. Você já deve ter percebido que o trabalho de fazer marketing digital envolve diversas estratégias e ações diferentes, certo? Por exemplo, é possível trabalhar ao mesmo tempo com marketing em redes sociais, estratégias de SEO e publiposts (posts pagos em sites e blogs).

Então, para criar uma campanha com resultados positivos é preciso planejar! Definir minuciosamente seus passos, para não se perder em meio a tantas opções.

Por isso, uma dica de como fazer marketing digital envolve um plano de ação que contenha:

  • Público-alvo bem definido (é essencial!);
  • Objetivos e metas que deseja atingir a médio e longo prazo;
  • Estratégias e meios de comunicação que irá apostar;
  • Brand persona e voz da marca;
  • Tipo de conteúdo que será abordado.

Tendo tudo isso bem alinhado, significa que você está pronto para dar o próximo passo e começar a promoção da sua marca!

Mãos à Obra! Chegou a Hora de Produzir!

No marketing digital tudo gira em torno de conteúdo (muito conteúdo!). A produção de materiais com assuntos relevantes atrai milhares de potenciais clientes, independente de quais canais on-line serão utilizados para promover sua marca.

Os conteúdos produzidos podem contribuir para fidelizar clientes, aumentar a visibilidade e agregar valor à sua empresa, e ainda passar mais confiança para seus consumidores.

  • Dica valiosa de como fazer marketing digital: lembre-se de otimizar o conteúdo produzido conforme as boas práticas de SEO (Search Engine Optimization), desta forma você garante que seus textos serão encontrados no Google e outros buscadores.

Após escolher quais meios irá utilizar para publicar seus conteúdos, sejam eles em formato de texto, imagem ou vídeo, é necessário promovê-los. O Facebook e Instagram, por exemplo, são ótimas ferramentas para promoção de conteúdo. Essas plataformas permitem criação de anúncios pagos de forma muito segmentada e com custo relativamente baixo. 

Compartilhe os artigos do blog nas redes sociais, crie publicações atrativas e impulsione essas publicações para que atinjam o maior número de consumidores possível.

Homem segurando tablet e fazendo planejamento de marketing digitalAtenção! Esse é o momento de usar todas aquelas informações que foram coletadas na fase da pesquisa e planejamento. Afinal, você não quer desperdiçar tempo nem dinheiro propagando seu conteúdo para o público errado e no local errado, não é?

Por fim, nossa última dica: nunca pare de pesquisar! Esteja sempre atento às metamorfoses do marketing digital e também às mudanças no comportamento do consumidor. Reinvente-se, mude sempre que necessário!

Gostou do nosso conteúdo sobre como fazer marketing digital? Então, conta para a gente nos comentários o que mais você gostaria de saber sobre esse assunto e fique ligado nos próximos posts! 😉

Imagens: Pexels (Fauxel), Pixabay

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Amanda Medeiros

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