Conheça seus backlinks: Introdução à ferramenta Ahrefs

Conheça seus backlinks: Introdução à ferramenta Ahrefs

Ahrefs é uma ótima ferramenta para a análise de backlinks. Acessível, funciona da seguinte maneira: ao acessar a conta, você é redirecionado para uma página em que há uma caixa de diálogo. Clique em Site Explorer e insira o domínio do site a ser analisado na ferramenta.

Feito isso, você é redirecionado para uma página com 10 abas, sendo elas:

1. Overview

Mostra uma visão geral dos backlinks, onde é possível ter acesso as seguintes informações:

– Referring IPs
– Referring Subnets
– Referring Domains (que podem ser dos tipos .gov, .edu, .com, .net e .org)
– Tipos de Backlinks(que podem ser texto, dofollow, nofollow, sitewide, not sitewide, redirect, image, frame, form, .gov e .edu)

Neste momento, você terá a oportunidade de entender o porquê de a ferramenta estar sendo tão utilizada no ramo de SEO: os gráficos! Para cada informação citada acima, um gráfico bastante esclarecedor é gerado.

Além das informações citadas acima, dados como backlinks que estão em domínios de diversos países, backlinks perdidos (aqueles que existiam e foram apagados ou modificados), backlinks e anchor em long tail, backlinks com anchor long tail e referring pages e domains analisados por anchor simples também podem ser analisados por meio dos gráficos.

2. Backlinks externos

Realmente surpreendente! Aqui todos os backlinks que direcionam para o site analisado aparecem de maneira limpa e intuitiva, sem complicações para entender do que se trata cada link. Informações como rankeamento da URL no Google, a última data em que o crawler passou por ali, a URL propriamente dita, anchor text e tipo de link – texto, nofollow, dofollow, redirects ou imagens são fornecidas nessa aba.

Algo que também é muito interessante é a apresentação dos backlinks em redes sociais. Na parte de “referring page URL” são mostradas quantas vezes o link foi compartilhado no G+, Twitter e Facebook, além de quantos likes aquele link teve, também no Facebook.

3. Backlinks novos

Apresenta os backlinks de acordo com a data em que foram feitos.

4. Backlinks perdidos

Esta aba tem a mesma interface da anterior – mas apresenta os links perdidos do site analisado.

5. Anchors

Aqui os backlinks estão divididos de acordo com o anchor utilizado para cada um, agrupando-os de seguinte maneira:

– Referring domains: quantos domínios possuem o link com aquele anchor text;
– Backlinks: quantos backlinks existem para aquele anchor, no total;

Ao clicar no sinal de [+] ao lado de cada anchor, ele mostra todos os domínios daqueles backlinks – e essa tabela pode ser exportada para o Excel.

Se você clicar, ainda, no sinal de [+] ao lado de cada domínio, ele esmiúça as informações e mostra todos os links do site analisado naquele domínio, também disponível para download em csv.

6. Páginas

Conheça os links do site analisado encontrados pelo Ahrefs, mostrando as seguintes informações sobre cada um:

– Data do último rastreamento pelo robô do Google;
– Título e URL da página;
– Tamanho da página;
– Links internos e externos.

7. Referred domains

Aqui é possível encontrar todos os domínios que contém um link do site analisado. Eles podem ser vistos juntos ou separados de acordo com os seguintes critérios:

– Tipos de link: tex, dofollow, nofollow, sitewide, not sitewide, redirect e imagens;
– Tipos de domínio: .com, .br, .net, .org, .info e .es.

Além dessas, outras informações bem úteis são apresentadas, como:

– Alexa Rank;
– Quantidade de backlinks por domínio;
– Domínio.

E se clicar no [+] ao lado de cada domínio, acontece o mesmo processo da aba “Anchors”.

8. Linked domains

Apresentação de todos os links internos (do seu site para o seu site) e os outbounds (do seu site para outros sites). Além de mostrar onde os links estão, identifica a quantidade que existe dentro do seu site para cada um.

Pode ser utilizado tanto pra analisar e melhorar a linkagem interna, que é extremamente importante paraSEO, quanto para analisar ou reotimizar a linkagem externa. O mais legal desta função é a possibilidade de filtrar os links em: sitewide, do follow e no follow.

9. Palavras-chave orgânicas

São listadas as 10 palavras-chave mais recorrentes relacionadas ao site analisado, bem como as seguintes informações sobre elas:

– Rankeamento atual e eventuais mudanças no posicionamento;
– Quantidade de visitantes por mês;
– Custo por clique;
– URL;
– Quantidade mensal de visitas no US;
– Quantidade mensal de visitas mundial;
– Competitividade da palavra-chave.

10. Site issues

Para finalizar, esta última aba apresenta URLs com erro, avisos de atenção e notificações.

São apresentados gráficos relacionados ao assunto, com um aviso ao lado relacionado aos tipos de erro. Ao clicar no tipo de erro, é possível visualizar quais são as URLs:

Isso é muito importante para você conseguir analisar os sites e reorganizar partes que podem estar quebradas, como títulos, descrições de páginas e keywords.

Resumindo, com base nesta análise rápida da ferramenta, conseguimos traçar um leque de vantagens que fazem dela uma das melhores para profissionais de SEO:

– Avaliação semanal de backlinks: por conta da aba de novos links;
– Gráficos: claros e objetivos, a melhor representação tanto para relatórios internos quanto os enviados a clientes;
– Intuitivo: a interface da ferramenta é simples;
– Rápido: a atualização dos links é feita em questão de horas;
– Diversas funções em uma só ferramenta;
– Análise de estratégias do seu site, dos sites de clientes e concorrentes, para verificação e testes: a possibilidade de visualizar qual das técnicas utilizadas está realmente dando certo, bem como qual a melhor maneira de aprimorá-la.

Vale frisar que o review feito aqui foi com base no modo pago da ferramenta! Se quiser ver quais as características que permanecem na versão gratuita, esse artigo aqui é bem interessante.

Comments

comments

Trabalha na Enlink desde março de 2012, onde começou como link builder e novata na utilização de SEO - pelo qual se apaixonou e, desde então, não passa um dia sem respirar novidades sobre o nicho. Fotógrafa amadora, viciada em música e seriados, blogueira da cultura underground e cinéfila.