Como Criar um Blog de Sucesso: Visibilidade e Autoridade nas Alturas!

Como Criar um Blog de Sucesso: Visibilidade e Autoridade nas Alturas!

Saber como criar um blog de sucesso pode ser a chave inicial para o seu desenvolvimento nas estratégias de marketing de conteúdo.

Afinal, um blog é, ainda hoje, um dos meios mais acessíveis aos usuários e de fácil planejamento por parte das organizações.

Além disso, é parte importante para que um negócio alcance o sucesso no meio digital, construindo sua autoridade e confiança perante os internautas e o mercado.

Portanto, para descobrir como fazer um blog de sucesso, continue com a gente e acompanhe os próximos passos.
Vamos lá?

O que é um Blog de Sucesso: Análises do Google

Em uma análise do que é um blog de sucesso a partir do Google, podemos dizer que é aquele que é reconhecido pela plataforma, sendo indexado e ranqueado nas páginas de busca e acessado pelos usuários.

O serviço de blogs começou a ser utilizado no Brasil em 1998, uma época em que a maioria das pessoas padecia à mercê da conexão discada e do pequeno número de usuários existentes na web.

Desde então, a plataforma mantém seu formato “diário de bordo online”, onde o autor compartilha informações importantes de seu dia-a-dia nas mais diversas formas.

Mas, além desse formato, os blogs também passaram a ser um canal de informação aos usuários, permitindo que empresas e negócios ocupassem esse ambiente a fim de se posicionarem no meio digital e atraíssem seus potenciais clientes.

Portanto, hoje, quando falamos em blog de sucesso, devemos pensar não apenas no seu potencial influente, onde uma única pessoa se destaca ao expor o conteúdo na internet, mas também na visibilidade perante os motores de busca. Ou seja, para os algoritmos digitais.

Assim, um blog de sucesso é aquele que se comunica com o leitor, responde às suas dúvidas e dores de forma clara e concisa e, além disso, usa das técnicas de otimização SEO.

10 Motivos para ter um Blog de Sucesso

Ao investir em blog posts, o site da empresa terá mais páginas a serem indexadas no Google, aumentando a probabilidade de outros sites linkarem para o seu, melhorando o posicionamento e atraindo mais visitantes.

Ou seja, um blog de sucesso é o resultado de que suas estratégias de conteúdo estão surtindo efeito para o marketing digital da sua empresa.

Com isso, temos alguns motivos para ter um blog de sucesso, são eles:

  1. Atração e retenção de clientes
  2. Construção de relacionamento com o público
  3. Geração de leads
  4. Aumento da visibilidade
  5. Aumento das vendas
  6. Desenvolvimento da autoridade da marca
  7. Posicionamento da marca
  8. Aumento e engajamento no tráfego orgânico
  9. Melhor ranqueamento nos resultados de pesquisa
  10. Interação com o público

Enfim, fazer um blog irá, com certeza, te trazer ótimos resultados, alavancando o seu sucesso online.

9 Dicas de como Criar um Blog de Sucesso

Como vimos, hoje em dia, empresas têm visto nos blogs uma maneira de se aproximar de seus clientes, uma vez que a abordagem natural, extrovertida e intimista proporciona uma relação mais próxima e fiel entre usuários e marcas.

Mas, além das empresas, muitas pessoas também encontram nos blogs a chance de visibilidade que tanto queriam.

Porém, para se tornar um blogueiro famoso e bem quisto pelos usuários, ou ter todos os motivos acima citados acontecendo no seu negócio, algumas medidas devem ser tomadas.

Confira!

1. Faça um bom Planejamento e Cronograma

Primeiro de tudo, é necessário que se faça um bom planejamento para dar início ao seu blog.

Afinal, sem isso não vamos a lugar algum, e ainda corremos o risco de dar tudo errado.

Portanto, defina seus objetivos: o que pretende alcançar com essa estratégia?

Além disso, tenha uma equipe bem estruturada, quem irá criar esses posts, com que frequência, e quais temas serão abordados.

Assim, tenha sempre os cinco próximos posts esquematizados e organizados, de modo a não perder o ritmo e força da sua página.

Lembre-se de que qualidade e constância são palavras-chaves no bom planejamento de conteúdo.

2. Traçando um perfil

Quais são as características que os blogueiros famosos têm em comum?

  • Ousadia: conteúdo inusitado gera buzz inusitado. A primeira marca de um blogueiro famoso é a característica irresistível de seus posts
  • Criatividade: é, por mais clichê que pareça, temos que mencionar a criatividade como um dos pontos fortes de todo blogueiro.
  • Paixão: como diria Chico Buarque “sem um carinho, ninguém segura esse rojão”. Ter um blog de sucesso é uma responsabilidade enorme e dá trabalho. A paixão, nesse caso, entra como mola propulsora para o sucesso
  • Pontos fortes e fracos: perceba o que você realmente não gosta de fazer e deixe de lado. Tarefas chatas, estressantes e que não dão prazer, levam à procrastinação, o que atrapalha a produtividade, a criatividade, o desenvolvimento do blog, entre outras coisas.

3. Defina suas Personas

Essa é uma parte importante do planejamento e colocamos aqui à parte porque será decisória em outras etapas.

Afinal, definir suas personas diz sobre conhecer o seu público-alvo.

Assim, foque a sua atenção na pesquisa de público, entenda o que precisam, quais são suas maiores dores, dúvidas e questionamentos.

Qual o caminho que esse público trilha no meio digital?

Com tudo isso desenhado, aí sim você terá mais clareza por onde seguir na criação de um blog de sucesso.

4. Escrever, escrever, escrever

Afinal de contas, um blog vive de conteúdo.

Então, dentro daquele cronograma, que tal reservar algumas horinhas por dia para exercitar o hábito da escrita?

Pois, além de tornar tudo mais fácil, ideias boas têm menos chance de serem perdidas.

Veja algumas técnicas que podem ser utilizadas nesse caso:

  • Caderneta de ideias: tenha sempre à mão uma caderneta para anotar ideias, títulos de posts, palavras soltas e informações que podem virar um bom conteúdo
  • Leia: bem que as professoras de português da escola sempre falaram, quanto mais você lê, melhor você escreve
  • Descubra as necessidades: nós gostamos de ler sobre coisas que têm a ver com a gente, certo? Além de sempre reler os posts mais comentados e compartilhados, para ver quais assuntos são mais interessantes ao usuário, porque não utilizar a ideia de algum leitor para fazer um post?
  • Escreva sem compromisso: apenas escreva, deixe fluir as palavras pelas pontas dos dedos. As melhores ideias são geradas naturalmente
  • Mude, invente e reinvente: e aqueles dias em que a criatividade resolve tirar umas férias? Até para isso existem dicas. Portanto, mude os móveis do local onde você está, saia de casa/escritório e troque de ambiente

5. Invista no Tráfego Orgânico e no SEO

Enfim, o tráfego orgânico!

É nessa etapa que você irá depositar todo o seu conhecimento das técnicas de otimização para os motores de busca, o famoso SEO.

Afinal, conteúdos de blog otimizados é que irão garantir a indexação e posicionamento no Google.

Ou seja, além do conteúdo de qualidade, as técnicas de SEO te ajudarão a trazer acessos e visibilidades no seu blog.

Se você quer aprender ou aprofundar os seus conhecimentos em tráfego orgânico, se inscreva já na nossa 2a turma do Curso de SEO da Enlink. Não perca essa oportunidade!

6. Crie Títulos Atraentes

Essa é uma dica simples mas essencial de ser aplicada nos seus conteúdos.

Afinal, na maioria das vezes, um título é o chamado ao usuário para o seu conteúdo, é o primeiro canal de atração, aquele que irá fisgar a atenção do leitor.

Por isso, use técnicas criativas e eficientes para esse intuito.Alguns exemplos:

  • Título em formato de pergunta
  • Lista (ex: 5 dicas para criar um blog de sucesso)
  • Título com a indicação de que a informação trazida é de especialistas no assunto (Ex: veja dicas de moradores locais…)

DICA:

Aqui na Enlink sempre colocamos 3 opções de títulos para um conteúdo e, no momento da revisão, escolhemos aquele que melhor se encaixou ao texto e ao objetivo da estratégia do cliente

7. Tipos de Conteúdo

Variar o tipo de conteúdo postado é uma ótima dica para atrair internautas.

Afinal, hoje em dia ninguém mais quer saber de mesmice.

Então, aqui vão algumas ideias de tipos de conteúdo “viciante”:

  • Reviews e tutoriais: explicar coisas que nem todo mundo sabe é muito interessante. Por exemplo, se você tem um blog de games, pode avaliar um jogo novo. Se o seu nicho é o de moda, que tal falar sobre qual sapato combina com qual roupa? Os usuários adoram esse tipo de ajuda
  • Listas e dicas: fazer posts com títulos como “10 dicas para link building” é relevante porque listas são mais “fáceis” de ler, uma vez que o conteúdo é simplificado. Além disso, são dicas válidas para o usuário, que se beneficia com esse tipo de conteúdo
  • D.I.Y.: os posts com título de “Faça você mesmo” são muito bons, uma vez que você faz com que o usuário possa interagir. Uma boa ideia para complementar esse tipo de post é, ainda, pedir que seus clientes enviem fotos do produto final, a fim de comparar estilos e opiniões sobre o assunto
  • Pontos negativos: porque todos acham que sabem o que está certo, mas quando você comenta sobre o que não fazer dentro do nicho, o interesse é ainda maior – além de criar uma discussão saudável entre especialistas da área
  • Pesquisas e notícias: saber as novidades sobre o nicho é sempre interessante para os usuários – e quanto mais novo, melhor
  • Infográficos, imagens e vídeos: esses são os tipos de conteúdo que mais têm chances de se tornar um viral. Imagens, infográficos e vídeos são interessantes porque transmitem várias informações de uma só vez, além de as cores estarem diretamente relacionadas com o interesse dos usuários

8. Facilite o Compartilhamento

Facilite o compartilhamento!

Mas, como fazer isso?

Existe uma série de maneiras de instalar plugins de redes sociais. Tanto o WordPress quanto o Blogspot oferecem a possibilidade de criar caixas de diálogo que mostram o status da rede social, dando acesso às plataformas.

Além disso, hoje é muito comum transformar o blogpost em conteúdos adaptados para as redes e, a partir deles, trazer o usuário interessado para o blog.

9. Esteja sempre Atualizado e Informado

Por fim, esteja atento aos últimos acontecimentos, às tendências e aos temas voltados ao nicho da sua empresa.

Afinal, é a partir daí que surgirão ideias de bons assuntos para tratar dentro do blog, além de, é claro, atrair mais visitantes.

Essa é uma maneira de manter o seu conteúdo sempre original, autêntico e eficiente.

E aí,o que achou das nossas dicas e informações de como criar um blog de sucesso?

Não deixe de aproveitar o nosso Curso de SEO – Tráfego Orgânico nas Alturas para alavancar ainda mais as possibilidades de sucesso das suas estratégias de marketing digital!

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.