Blogger Outreach: relacionamento a favor de SEO

Blogger Outreach: relacionamento a favor de SEO

O blogger outreach é uma prática fundamental para o RP Online, técnica que cada vez mais importante em campanhas e estratégias de link building e SEO. Entender como fazê-lo é a melhor maneira de otimizar o seu trabalho e conseguir guest posts em sites de qualidade. Ok, mas vamos por partes: o que significa blogger outreach?

1. Blogger What?

Muitas expressões da área de Search acontecem em inglês e não encontram uma boa versão para outras línguas, simplesmente porque sua origem define sua função. Em tradução livre, a expressão ficaria algo como “alcançar blogueiros”.

Na prática, trata-se basicamente de encontrar sites e blogs que sejam especialistas nos nichos de seus clientes, entrar em contato com o blogueiro e conseguir um artigo (com um link, claro!) ali dentro. Vale lembrar que o guest post funciona de maneira diferente do press release, e que para ele funcionar o conteúdo de cada artigo deve ser único e inovador.

Parece fácil organizar a rotina de RP Online, mas quando você para, para analisar um pouco mais a fundo, percebe os obstáculos que podem aparecer no caminho caso a sua tática não seja bem elaborada e alguma ponta fique solta. Além disso, há quem se pergunte a real efetividade desta atividade para a sua campanha online.

2. Por que escrever guest posts?

A área de Search está mudando – e é necessário que os profissionais modifiquem-se junto com ela. Dentre os motivos para se escrever um guest post, podemos destacar:

Se ainda assim não estiverem convencidos, veja o case do Uncle Toby’s e como eles conseguiram conquistar até os maiores blogueiros da Austrália.

Dica: Organize as pautas dos artigos somente depois de definir para qual site aquela postagem irá, pois desse modo fica mais fácil de elaborar um tema que englobe a maneira como o blogueiro, seu cliente e os usuários lidam com o nicho em questão. Ah, ficou com dúvida sobre o melhor caminho para encontrar os blogueiros? Dá uma olhadinha no próximo tópico.

3. Procurando por blogs

A procura por blogs de qualidade pode ser um verdadeiro desafio. Existem algumas maneiras de torná-la mais prática, mas vale frisar que o melhor instrumento é sempre o olhômetro, a intuição e a prática – algo que só se conquista quando dá a cara à tapa.

Lista de Querries

As listas de querries são uma ótima maneira de começar a sua pesquisa. Aqui no Copy Press tem uma listinha que pode ser traduzida e utilizada como referência – mas é sempre bom entender os operadores de pesquisa do Google e desenvolver seus próprios termos de busca.

Ferramentas

Para a pesquisa em inglês, existe uma série de ferramentas especializadas de busca de blogueiros por nichos, como a MyBlogGuest e o GuestBlogIt. Para pesquisas em português, não existe nenhuma ferramenta específica. Porém, algumas das que mais gostamos de utilizar podem ser adaptadas para ajudar os RPs Online em sua tarefa.

Open Site Explorer

O Open Site Explorer é uma ferramenta da SEOmoz criada para análise de backlinks e dados que contribuem para a relevância de um site dentro dos mecanismos de busca. Para utilizá-lo na atividade de blogger outreach, basta digitar o domínio de um bom blog do nicho e verificar em quais sites encontram-se os backlinks do mesmo.

O mais interessante ao se utilizar esta ferramenta é que você pode fazer o download de toda a lista em .csv – tendo um ótimo material para começar sua jornada atrás de bons blogs – sem contar que, ao lado dos links, aparece também alguns dados de relevância do site, como Page e Domain Authority.

MajesticSEO

Seguindo a mesma linha, outras ferramentas podem ser utilizadas, como a MajesticSEO.

Um pouco diferente do Open Site Explorer, as informações fornecidas por esta ferramenta são estritamente para análise dos sites onde estão localizados os backlinks. Dá para você analisar todos os dados do site encontrado com apenas um clique. Mesclar os resultados das mais diversas ferramentas e agregá-los em uma só planilha é a melhor maneira de organizar a sua rotina de postagem.

Dica: Nenhum dado vale mais do que a intuição e experiência de um bom profissional. Além das informações técnicas apresentadas pelas ferramentas – como Page Rank e Likes na Fanpage – o site deve ser explorado ao máximo antes de ser tido como qualificado para a atividade. Leia o blog por inteiro para entender seu mecanismo e saber qual o melhor modo de abordar o blogueiro responsável pelo mesmo.

4. Como lidar

Existem alguns detalhes essenciais sobre este assunto:

a) A abordagem: Quando for entrar em contato com o blogueiro, certifique-se de que seu pedido não irá incomodá-lo de nenhuma maneira. O melhor é ser natural, educado e mostrar bons motivos para que o dono do site deixe você usar o espaço dele. No final do ano passado saiu um vídeo bem legal sobre como fazer um bom outreach email.

b) A pesquisa: Analise cuidadosamente o site selecionado e invista em conteúdo otimizado e rico em informações diferenciadas.

c) A resposta: Muitos blogueiros podem pedir coisas em troca da postagem, tendo em vista as oportunidades de hoje em dia. Isto pode ser convertido em premiações para os seguidores do blog, como sorteios produtos e serviços disponibilizados pelo cliente referente à postagem.

d) A proposta: O blogueiro tem que saber o que ele ganha com este favor que está lhe fazendo. Para isso, você pode utilizar diversos tipos de mídia – seja um vídeo explicativo, uma mensagem divertida ou uma lista com tópicos importantes. Lembre-se de que a mensagem deve se manter curta e objetiva.

e) O conteúdo: Como você deve ter observado, a qualidade do conteúdo é que faz toda a diferença nesta prática. Invista em reuniões de brainstorm com a equipe responsável, estimule o seu time de redação com as melhores informações e você verá os frutos do guest post acontecerem.

E você, tem mais alguma dica? Deixa ali nos comentários!

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.