PHP Conference 2011: as Melhores Palestras

PHP Conference 2011: as Melhores Palestras

PHP Conference 2011

Principal Evento de PHP da América Latina

A PHP Conference é o principal evento específico para a área de desenvolvimento web da América latina. Este ano, na sua 6ª edição, a conferência contou com a participação dos principais nomes da área de desenvolvimento do Brasil e de outros países latino-americanos.  A programação, que foi do dia 1 ao dia 4 de dezembro de 2011, teve 1 dia inteiro de mini-cursos, 2 dias de palestras (ao todo foram 45 falas) e o último dia para networking.

 

As palestras de maior relevância para Enlink e seu representante, foram:

Otimizando aplicações com Zend Framework – por Elton Minetto

O palestrante possui uma vasta experiência na área e já teve um livro publicado sobre o framework Zend, que é o principal e mais robusto framework de php (desenvolvido pela mantenedora da linguagem, a Zend Company). Durante sua fala, Minetto apresentou algumas dicas e sugestões de boas práticas, que ajudam a manter os códigos mais otimizados.

A otimização de código é muito importante para o desenvolvimento, já que é extremamente importante evitar códigos que tenham um tempo de resposta/envio muito grande, o que prejudica o seu desempenho e até mesmo a estabilidade dos dados.

Com a utilização do Zend, qualquer código é otimizado facilmente, desde que o framework seja utilizado de forma correta. E foi justamente esse o objetivo da palestra: apresentar técnicas e funções que podem auxiliar os programadores na otimização de códigos a partir do framework.


RESTFUL: WebService com FRAPI – por Alex Piaz

O palestrante apresentou o modo de instalação e utilização de um framework para a geração de APIs / Webservices, o FRAPI. De acordo com a sua fala, esse framework já deixa a API de modo RESTFUL, que ??é um estilo de arquitetura de software para a internet (seria como dizer, fazer da “forma correta”).

Durante a sua fala, Piaz  falou sobre a importância da utilização de APIs e comentou a facilidade que é criá-los com o FRAPI. Para ilustrar sua fala, o palestrante fez uma demonstração clara da utilização de APIs e com alguns exemplos foi possível verificar na prática o seu funcionamento.

 

Visualização de gráficos com php e Java Script – por João Ricardo Rampinelli

A palestra de maior interesse para os objetivos da Enlink. Rampinelli fez uma excelente exposição de idéias e comentou os objetivos das “ferramentas”. Para tanto, ele reforçou algumas idéias, como: “Por que os gráficos são importantes? Por que devemos nos preocupar com isso?”

Como resposta, ele argumentou que dificilmente será encontrada uma melhor forma de apresentar informações já tabuladas, para se fazer uma melhor análise dos resultados.

Em seguida, ele apresentou as possibilidades de desenvolvimento de vários tipos de gráficos diferentes, com a utilização de APIs Java Script, de PHP, Json e um banco de dados (ex. MySQL). Rampinelli apresentou as melhores maneiras de se realizar esse tipo de serviço, sendo um dois pontos principais, a substituição do, praticamente ultrapassado, Adobe Flash esse tipo de atividade.

 

Automatic – Gerador para aplicações Zend Framework 2 e Doctrine 2 – por Marcelio Leal

Essa apresentação foi sobre um projeto, desenvolvido por um grupo de amigos programadores, resultante através da união de Zend Framework 2 com Doctrine 2. O projeto conta com um gerador automático de códigos, isto é, um facilitador de programação básica, evitando o desperdício de tempo para realizar operações básicas (normalmente presentes em todos os projetos). O bacana é que o código gerado vem codificado e indentado (organizado) corretamente. E, além disso, fazendo as configurações corretas será possível: fazer análises do código/projeto desenvolvido posteriormente aos códigos gerados; e controlar as versões em andamento dos códigos, em forma de dados tabulados e alguns gráficos também.

 

LINKS PARA AS PALESTRAS ESPECÍFICAS NO ARTIGO:

Otimizando aplicações com Zend Framework

RESTFUL: WebService com FRAPI

Visualização de gráficos com php e Java Script

Automatic – Gerador para aplicações Zend Framework 2 e Doctrine 2

Comments

comments

Graduado em Ciência da Computação na Faculdade Anglo Americano FI-PR, trabalha com Desenvolvimento Web desde 2008. Atua com desenvolvimento CMS, focando em Wordpress e Magento, além de SEO e desenvolvimento para mobile.