Marketing de Conteúdo: O que Está Mudando e Você Precisa Saber

Por 8 de outubro de 2014 agosto 11th, 2017 Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo está em constante mudança (assim como o marketing digital em si). Mas, de que forma ele vem se estruturando? Ao invés de se preocupar em criar um conteúdo mais generalizado, com tamanho único, como havia sendo feito, o content marketing visa agora – mais do que nunca – preparar um material que faça sentido em todas as fases da compra.

O profissional deve se preocupar, portanto, em desenvolver um conteúdo de qualidade que, além de mostrar as vantagens de seu produto em relação ao dos concorrentes, seja útil durante todo o processo de aquisição de um item ou serviço.

Conteúdo direcionado é o novo rei

A ideia principal de tais mudanças é mapear a jornada do consumidor, oferecendo um conteúdo mais direcionado. E como saber se essa estratégia irá funcionar bem para sua empresa? Fazendo! A solução é não ter medo de atualizar o formato de produção. Depois é só medir o impacto desse novo conteúdo sobre seus consumidores e ver o que ainda pode/deve ser aprimorado.

Para isso, é importante responder às seguintes perguntas:

– Quem é seu público?
– Quais motivos levarão o consumidor a procurar seu produto?
– Como você irá resolver os desafios de cada etapa do mapa de compra do consumidor?

A partir do momento que você começar a desenvolver respostas para tais perguntas, colocar em prática a nova estratégia de conteúdo se torna mais simples e, por consequência, as chances de atingir novos clientes aumentam.

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Como produzir conteúdo direcionado (e relevante)

Como dito, o conteúdo tamanho único não é mais a melhor solução para chamar a atenção do consumidor e convencê-lo de que seu produto é o melhor – ou mais adequado para suas necessidades. Ainda assim, existem alguns macetes que ajudam a alcançar o objetivo de informar e vender. Veja:

Conheça seu público alvo – parece massante tocar no assunto mais uma vez, contudo, saber com quem você está falando possibilita desenvolver todas as outras estratégias necessárias para se atualizar no marketing de conteúdo.

Se sua empresa é B2B, seu público alvo será muito mais limitado do que o de uma companhia B2C. Mas, não veja isso como algo negativo, pois assim é mais fácil identificar o tipo de consumidor no qual você deve focar seus esforços.

Ou seja, personalize seu site para quem realmente interessa, seja seu público B2C ou B2B.

Não se esqueça de segmentar sua lista de possíveis clientes – segmente sua lista de possíveis consumidores de acordo com seus atributos. Lembre-se, é esta etapa que torna a personalização do conteúdo melhor gerenciável.

Medir e analisar – medir resultados através de ferramentas como o Google Analytics auxilia não apenas a direcionar seu conteúdo, mas também a priorizar seus segmentos com precisão.

Através do Analytics você pode ainda analisar se o tipo de conteúdo segmentado que você produz funciona bem e, caso consiga fechar uma conta com um novo cliente, por meio do conteúdo que ele e outros leitores consumiram, uma melhor compreensão da jornada dos compradores pode ser feita.

Tornando o processo mais pessoal

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Graças ao Hummingbird é possível se dirigir ao consumidor de maneira mais informal, o que possibilita, por sua vez, uma relação mais próxima com a sua realidade. Então não tenha medo de usar a criatividade e investir em uma linguagem coloquial (com limites, é claro), seu post não será prejudicado por isso – desde que seu material se faça claro.

A mudança no algoritmo fez com que a busca no Google seja focada não apenas em algumas palavras consideradas importantes, mas no assunto em si, a fim de entregar ao internauta informações mais relevantes e completas.

Para que a estratégia de um novo tipo de marketing de conteúdo dê certo, no entanto, é preciso, acima de qualquer coisa, escolher um método que seja verdadeiramente interessante e eficaz para sua empresa e àqueles que produzem o material.

Conhece alguma outra novidade sobre marketing de conteúdo? Compartilhe com a gente nos comentários!

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Cindy Lohana Ribeiro Anjos

Sobre Cindy Lohana Ribeiro Anjos

Trabalha na Enlink desde Fevereiro de 2012 e se identifica cada vez mais com o setor de produção e análise de conteúdo online. Cinéfila assumida, tem também uma apreciação nada secreta por literatura, música e seriados. É apaixonada por animais – especialmente gatos.

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