Ferramentas para Marketing de Conteúdo

Por 18 de junho de 2014 agosto 11th, 2017 Marketing de Conteúdo

Como em qualquer outro segmento do marketing digital, existem ferramentas capazes de darem uma mãozinha àqueles que lidam com o marketing de conteúdo diariamente.

Estão disponíveis não apenas as que te ajudarão a criar conteúdo de qualidade, mas também a gerar ideias de pautas e palavras-chave, organização e distribuição do pretinho básico do marketing digital. E elas são importantes por que? Por tornarem seus esforços em produzir conteúdo original muito mais interessante, com meios facilitadores eficientes.

Veja a seguir algumas das principais ferramentas de content marketing que você talvez não conheça – ainda – e farão a diferença em seu cotidiano como produtor ou analista de conteúdo:

Vamos começar pelo arroz com feijão das ferramentas de marketing de conteúdo. A esta altura do campeonato você provavelmente já conhece o Google Adwords e o Google Trends para pesquisa/análise de palavras-chave e ideias de pautas. Correto?

E o SEMrush? Ele é uma ferramenta na qual você pode mensurar sua presença nos buscadores, ficar por dentro de quais são os principais termos que geram tráfego para seu site ou blog, consultar o valor médio de cada custo por clique e, o mais legal, espiar o que a concorrência anda fazendo, quais palavras estão indexando os concorrentes e assim por diante.

Feedly

Lembra do Google Reader? Para suprir sua falta após o encerramento da ferramenta, surgiu o Feedly, ideal para quem gosta de acompanhar várias notícias em apenas um lugar. Ele conta com mais de 10 milhões de usuários e está disponível para Android e iOS.

Quora

O Quora, por sua vez, é uma rede social voltada ao crowdsourcing. Ela funciona mais ou menos como um Formspring, mas, ao invés dos usuários fazerem perguntas sobre suas vidas pessoais, eles buscam informações sobre conhecimentos gerais. A partir do momento que é feita determinada pergunta, as respostas começam a ser acumuladas, juntando informações diversificadas sobre o assunto.

Inbound.org

Criado em 2012 por Rand Fishkin, CEO e cofundador do SEOMoz, e Dharmesh Shah, CTO e cofundador do Hubspot, o Inbound.org visa disponibilizar conteúdo de qualidade de pessoas que trabalham com inbound marketing ou apenas simpatizam com a causa. Ou seja, o site funciona como uma comunidade de bloggers que falam sobre SEO, social media, marketing de conteúdo e afins com um conteúdo totalmente controlado por eles. Ferramenta ideal para quem busca informações de quem lida diariamente com o mundo do marketing e sabe como o mesmo funciona.

Bufferapp

Este aplicativo possibilita centralizar e sincronizar todas as postagens do Facebook, Twitter e/ou LinkedIn, definindo horários específicos para os posts, com direito a análise das estatísticas das postagens. Se você não tem muito tempo de gerenciar suas contas ou é uma pessoa bem ativa nessas redes sociais, a ferramenta pode ser o que faltava para aumentar seu rendimento e garantir um dia-a-dia mais prático.

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Caso queria ver a imagem em tamanho maior, clique aqui.

Slideshare

O principal objetivo do Slideshare é compartilhar conhecimento online sobre vários assuntos. Desde sua criação, o site se tornou a maior comunidade do mundo para compartilhamento de apresentações e outros conteúdos profissionais, com uma interface simples e intuitiva. Para fazer parte, basta fazer um cadastro gratuito no site.

Contently

É produtor de conteúdo e precisa de um lugar seguro para colocar seu portfólio na internet? Apresento o Contently! Ele te possibilita fazer uma apresentação de seu trabalho adicionando URLs, seja uma página administrada por você ou algo mais específico. E, o mais importante, ele não torna seu conteúdo duplicado, evitando prejudicar a visibilidade do seu site para os mecanismos de busca.

Textbroker

Esta ferramenta funciona muito bem tanto para quem procura conteúdo de qualidade quanto àqueles que visam disponibilizá-lo. Nela, você pode comprar textos de acordo com suas necessidades específicas ou vendê-los, de acordo com suas habilidades.

E então, o que acharam das dicas? Caso conheçam outras ferramentas legais para o segmento ou tenham dúvidas, deixem um comentário e responderemos o mais rápido possível!

Fonte da imagem: Content Amp

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Cindy Lohana Ribeiro Anjos

Sobre Cindy Lohana Ribeiro Anjos

Trabalha na Enlink desde Fevereiro de 2012 e se identifica cada vez mais com o setor de produção e análise de conteúdo online. Cinéfila assumida, tem também uma apreciação nada secreta por literatura, música e seriados. É apaixonada por animais – especialmente gatos.

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