Planejador de Palavras-Chaves: O que é, Como Funcionam e Importância para o SEO

Planejador de Palavras-Chaves: O que é, Como Funcionam e Importância para o SEO

Contar com um planejador de palavras chaves é essencial para o desenvolvimento das suas estratégias de marketing digital.

Afinal, essa ferramenta é a base para a pesquisa e escolha de keywords que irão guiar a otimização de sua página ou site e, inclusive, fazer parte do seu planejamento de marketing de conteúdo.

Portanto, há inúmeros planejadores de palavras-chave disponíveis no mercado, sendo o do Google o mais conhecido.

Aqui, vamos falar dos mais relevantes, suas funcionalidades e como utilizar a ferramenta de forma mais eficaz.

Então, para saber mais, acompanhe o conteúdo.

Vamos lá?

Planejador de Palavras-Chaves: O que são?

O planejador de palavras-chaves é uma ferramenta que tem como principal funcionalidade ajudar a encontrar keywords importantes para as estratégias de SEO de um site.

Com isso, oferecem também o volume de busca mensais dessas palavras, análise de concorrentes, monitoramento de desempenho das páginas e auditoria de backlinks.

Ou seja, é uma ferramenta completa para quem precisa fazer a pesquisa e análise de palavras-chaves para otimização nos mecanismos de busca.

Inclusive, os profissionais que mais utilizam os planejadores estão na área do marketing de conteúdo e redatores.

Para que Serve um Planejador de Palavras Chaves?

O planejador de palavras-chaves serve, primeiramente, para encontrar as keywords mais eficazes para um site, página ou conteúdo digital que tem o objetivo de ser encontrado e indexado nos mecanismos de busca.

Mas, além disso, a ferramenta ainda traz alguns recursos que contribuem de forma bastante eficaz para a análise dessas palavras-chaves, como:

  • Volume de Busca: indica a média mensal de buscas pela palavra-chave nos últimos 12 meses
  • Dificuldade: revela o nível de desafio para classificar organicamente um site entre os 100 primeiros resultados do Google para a palavra-chave em questão
  • CPC (Custo por Clique): valor médio que os anunciantes desembolsam por cada clique de usuário em um anúncio gerado pela palavra-chave analisada

Ou seja, o planejador de palavras-chaves permite fazer a pesquisa dos termos mais utilizados pelos usuários nos motores de busca com análises específicas para direcionar a escolha.

Com isso, é possível ter ideias para conteúdos, desenvolver estratégias de otimização, encontrar os melhores termos para serem trabalhados no link building, dentre várias outras táticas de tráfego orgânico.

Quais os Melhores Planejadores de Palavras Chaves?

Aqui na Enlink já tivemos experiência com três planejadores de palavras-chaves, são eles:

1. Google Keyword Planner

O planejador de palavras-chaves do Google é o mais reconhecido atualmente, sendo gratuito e pertencente ao maior motor de busca que temos hoje.

Assim, é uma plataforma oferecida pelo Google Ads voltada para ajudar anunciantes a pesquisarem as melhores keywords para as suas campanhas, relacionadas aos seus produtos ou serviços.

É importante destacar aqui que o Google Keyword Planner passou por várias mudanças e atualizações ao longo dos anos e, por conta disso, alteramos para o uso de um outro planejador de palavras chaves, o SEMrush.

Mais abaixo falaremos um pouco mais sobre essas mudanças.

2. SEMrush

Aqui na Enlink utilizamos o SEMrush há bastante tempo devido a sua abrangência no meio do marketing digital.

Afinal, a ferramenta possui funcionalidades avançadas que vão além das informações básicas do termo de busca, apresentando resultados muito mais amplos, complexos e certeiros.

No entanto, para ter acesso a todas as análises oferecidas pela ferramenta é preciso usar a versão paga.

Mas, caso o seu intuito seja apenas analisar uma palavra-chave ou domínio específico a partir dos recursos simples já apresentados aqui, a versão gratuita ainda é uma ótima opção.

Resultado apresentado pela versão gratuita do SEMrush da pesquisa da palavra [marketing digital]:

3. Ubersuggest

Desenvolvida por Neil Patel, Ubersuggest é um planejador de palavras chaves um pouco mais limitado se comparado aos exemplos citados acima.

No entanto, a versão gratuita ainda é muito utilizada por diversos profissionais, sendo acessível e bastante eficaz para quem busca otimizar as estratégias de SEO e fazer a pesquisa de palavras-chave.

Algumas funcionalidades úteis oferecidas pela plataforma:

  • Pesquisa de palavras-chave
  • Sugestão de palavras-chave relacionadas
  • Análise de concorrência
  • Ideias de conteúdo
  • Relatórios de tráfego
  • Auditoria de SEO

Como Funciona um Planejador de Palavras Chaves?

Para demonstrarmos como funciona um planejador de palavras-chaves, vamos usar como exemplo o SEMrush.

Então, vamos supor que você tem uma agência de marketing digital e gostaria de deixar o site da sua agência bem posicionado no Google, para que o usuário o encontre quando digitar “marketing digital”.

Para isso, você precisará verificar qual o volume de buscas mensais para essa keyword, além do nível de dificuldade apresentado que você terá para ser visto no Google, de acordo com a concorrência.

Portanto, a keyword “marketing digital” possui 135.000 buscas mensais, e uma dificuldade de 77% em relação à concorrência.

Vemos ainda que é possível observar qual a intenção dos usuários ao pesquisarem por essa palavra, além da tendência de interesse e o custo por clique.

E, mais abaixo, teremos ideias de variações das palavras-chaves, e perguntas relacionadas.

Ou seja, a partir desses dados, você será capaz de desenvolver uma estratégia de SEO ou marketing de conteúdo que esteja alinhada com os objetivos e propósitos de sua agência.

Legal, né?

Como Usar o Planejador de Palavras Chave do Google e Mudanças na sua Limitação de Dados

Sabemos que o Google Keyword Planner foi desenvolvido, principalmente, para anunciantes e profissionais de mídia paga.

Com isso, abre as possibilidades para a pesquisa de palavras-chaves relacionadas a um negócio, oferecendo também dados sobre concorrência e custo por clique (CPC).

Assim, a ferramenta é importante ao oferecer termos relevantes e ajudar a identificar oportunidades de otimização, auxiliando também na estimativa de tráfego potencial e no planejamento de campanhas publicitárias.

No entanto, essa sua função específica acaba não sendo tão benéfica para os profissionais de SEO, pois acaba limitando certas análises que se mostrariam importantes para o tráfego orgânico.

Abaixo apresentamos uma das principais mudanças que ocorreu na plataforma e que foi o que fez com que migrássemos para o SEMrush.

Confira!

Mudanças do Planejador de Palavras Chaves Google

Há um tempo o Google mudou oficialmente a forma de mostrar os resultados no seu Planejador de Palavras-chave (Keyword Planner).

Assim, atualmente, o que a ferramenta mostra são apenas previsões.

Portanto, um resultado de pesquisa em uma keyword que antes tinha a busca exata de 2.900, por exemplo, agora aparece entre 1 mil – 10 mil.

Antes:

Agora:

Ou seja, as contas que possuem um baixo gasto mensal ou que não possuem campanhas ativas no Adwords devem ter os dados limitados, enquanto outros anunciantes de grande porte podem continuar vendo normalmente os resultados da busca exata.

Assim, é provável que essa mudança tenha afetado bastante os dados apresentados, pois as faixas de variações dos números começaram a ser sempre as mesmas:

0

1-100

100-1K

1K-10K

10K-100K

100K-1M

1M +

Ou seja, a lacuna entre cada variação ficou realmente grande e acabou deixando dúvidas sobre o resultado real da pesquisa.

Alternativa ao Planejador de Palavras-Chave

Então, como já vimos,  a ferramenta SEMRushveio como opção na busca por palavras-chaves. Inclusive, com resultados ainda mais exatos e precisos.

Para isso, basta acessar a ferramenta, digitar o termo da busca no campo de pesquisa e verificar os resultados no quadro.

O processo de resultados é muito similar ao planejador de palavras-chave do Google, sendo também possível verificar sugestões de outras keywords.

Portanto, essa é uma ótima solução para o trabalho de pesquisa de keywords e a vantagem é que não é preciso ser assinante da versão paga para utilizar a função, porém terá dados de consulta limitados.

Enfim, sabemos que a ferramenta de pesquisa do Google foi criada com o objetivo de ajudar anunciantes da plataforma, mas é claro que com uma mudança como essa os profissionais que utilizam a ferramenta para SEO começaram a sentir o reflexo no trabalho.

Entretanto, é preciso entender que o Google tem mudado cada vez mais o formato do resultado de pesquisas.

Afinal, não é de hoje que as palavras-chave têm sido apontadas como apenas uma guia para o trabalho, pois os resultados de updates e novos algoritmos têm buscado deixar a SERPs (Search Engine Result Pages) mais próximas do que o usuário busca.

Então, muitas vezes, o objetivo é entender e responder ao contexto geral da pesquisa realizada e não apenas focar na palavra-chave.

Para entender um pouco mais, veja o nosso guia completo sobre tráfego orgânico!

E aí, gostou de entender tudo sobre o planejador de palavras-chaves? Se tiver qualquer dúvida ou comentário sobre o conteúdo, deixe aqui nos comentários!