Como ficar famoso no Youtube: dicas de SEO para vídeos

Como ficar famoso no Youtube: dicas de SEO para vídeos

Atualmente, o Youtube é o 2° site mais acessado de toda a internet. E se você tem interesse em postar vídeos por lá, é importante observar alguns detalhes relevantes para garantir que eles sejam facilmente localizados.

Esses detalhes se resumem ao termo ‘otimização’. Otimizar um vídeo significa fazer com que ele tenha maiores chances de aparecer nos primeiros resultados de pesquisa do Youtube e assim se tornar um dos mais visitados por aqueles que procuram pelo mesmo tema.

Em resumo, este trabalho é feito com o uso de palavras-chaves que você deverá adicionar na descrição, no nome do arquivo, no título e na seção das próprias tags (conhecidas também como palavras-chaves). A seguir, explicarei como isso pode ser feito.

 

O que você não pode esquecer na hora de postar o seu vídeo

1°) Título
O título é fundamental. Ele é o responsável principal por despertar o interesse do internauta. Por isso, é importante criar um título que resuma e explicite o conteúdo encontrado no vídeo. Ele deve ser, portanto, direto, óbvio e, principalmente, criativo. Além disso, por estarmos lidando com uma situação em que há infinitos vídeos concorrendo com o mesmo tema que o seu, é importante ter um título bem otimizado.

 

 

2°) Descrição

Nesta etapa de postagem, o Youtube permite que você use até 600 palavras para a elaboração de uma boa descrição, isto é, informações que aproxime ainda mais o interesse da pessoa ao seu vídeo. Uma dica é descrever o seu vídeo fazendo o uso também das palavras-chaves, ou seja, termos que estejam diretamente associados ao conteúdo.

Importante: caso você tenha um site/blog/perfil em uma rede social, é interessante colocar um link para a sua página. Assim, caso alguém queira incorporar seu vídeo em outro site, a pessoa estará linkando também o seu site, o que é relevante para seus resultados em sites de busca.

 

 

3°) Palavras-chaves ou tags
Procure incluir palavras-chaves que classifiquem seu vídeo em 3, 5 ou 9 tags alternativas. Se seu vídeo é, por exemplo, uma música ou vídeo clipe, as tags podem conter nome da banda, música e estilo musical.

 

 

Dica: Existem ferramentas que auxiliam na pesquisa de palavras-chave. Um post em nosso blog fala sobre esse assunto e também sobre palavras-chave.

Para facilitar sua pesquisa, procure por vídeos semelhantes ao seu no Youtube que tenham um grande número de visitas e verifique suas palavras-chaves. Além de servir como inspiração, usando as mesmas keywords, você aumentará a possibilidade de ter o seu vídeo aparecendo nos “Vídeos Relacionados”, uma forma de ser indicado e sugerido, aumentando suas chances de ter acessos. Mas atenção: as palavras-chaves devem ser restritamente ligadas ao tema em questão, e não podem ser repetidas.

Quer ver um exemplo de tags ruins?

Imagine o mesmo vídeo da Pitty que citei antes com as seguintes palavras-chave: Pitty, Madonna, RockPop, Beatles, axé, forró, world music, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Rita Lee, Mutantes, Rock, Pitty.

Além de palavras repetidas, nem todas estão coerentes com o vídeo em questão, o que não o fará otimizado.

 

4°) Nome do arquivo

Antes de subir o vídeo, otimize o nome do arquivo de acordo com o vídeo que está sendo postado.
Exemplo: DCFXK12346489.mp4, otimizado ficaria: Pitty–Se-você-pensa.

 

Qualidade na imagem é necessário?

Sem sombra de dúvida! É importante verificar a qualidade do áudio e do vídeo antes de lançá-lo publicamente no Youtube. Até porque, caso o vídeo fique popular, não haverá como transferir comentários para um vídeo melhor.

Além disso, o próprio site recomenda que o conteúdo venha com sua proporção original, isto é, nada de inventar e colocar faixas pretas (estilo cinema) nos seus vídeos. Deixe que o próprio sistema do Youtube se encarregue de deixá-lo o mais apropriado possível.

Isso porquê o Youtube adiciona faixas verticais automaticamente aos vídeos em 4:3 no novo player de tela ampla de 16:9. O mesmo processo acontece, de modo que sejam adicionadas faixas pretas acima e abaixo dos vídeos em 16:9 quando o player for redimensionado para 4:3, por exemplo.

Informações mais aprofundadas sobre proporção, taxa de quadros e resolução você encontra na página de ajuda do Youtube.

Seguindo estes conselhos básicos, seus vídeos no Youtube estarão muito bem otimizados e, logo, muito mais populares!

Comments

comments

Bacharel em Direito, entrou na agência Enlink em 2011. É feminista e defensora dos animais. Nas horas vagas gosta de tocar piano, guitarra, cantar e fazer música (de preferência Rock ‘n’ Roll). Adora games e internet (é claro!).