Como Usar o Marketing Digital para Divulgar Minha Empresa na Internet?

Como Usar o Marketing Digital para Divulgar Minha Empresa na Internet?

As novas formas de comunicação estão mudando tudo ao nosso redor: a maneira como transmitimos ideias, os métodos de pesquisa e, principalmente, como consumimos. Mas, a grande questão é: Como divulgar minha empresa?

Que a nossa vida social está sendo transformada é evidente, pois não conseguimos mais imaginar ela sem a internet. O que talvez passe despercebido para muitos empreendedores é o potencial gigantesco que isso tem: Segundo o IBGE quase 70% dos brasileiros estão conectados.

Acompanhando as evoluções diárias da digitalização, cada vez mais empresas estão escolhendo fazer divulgação on-line e inserindo ou migrando seus negócios para plataformas da internet: mais de 20 mil sites são criados todos os dias

Em meio a tudo isso, o questionamento de como divulgar minha empresa fica ainda mais forte. O que fazer para que ela seja mais conhecida pelo meu público? Afinal, quem não é encontrado, não tem a chance de mostrar o potencial da sua marca e dos seus produtos e serviços.

Relax! Continue lendo esse artigo que vou te passar dicas valiosas para que a sua empresa possa ser mais conhecida pelo seu público na internet. Vem comigo! 😉

Estratégias de Marketing Digital para Divulgar sua Empresa 

Existem diversas estratégias para posicionar seu negócio e se tornar conhecido pelo seu público na internet. E aqui cito duas frentes: 

  •  Estratégias de preparação do seu site para ser encontrado pelo público e 
  •  Estratégias de conteúdo e relacionamento para cativar seu público

Estratégias para ser encontrado pelo seu público

  • Anúncios: Patrocinar publicações surte efeito enquanto sua campanha estiver no ar. Ou seja, a partir do momento que seu orçamento for consumido e o anúncio parar de rodar, sua marca deixa de ser evidenciada para o público-alvo. Os links patrocinados já foram sensação entre grandes, médias e pequenas empresas. Porém, com o aumento da concorrência e da busca por palavras-chave de grande volume, os lances ficaram cada vez mais altos, tornando-se acessíveis a poucas empresas quando se trata de segmentos muito concorridos.
  • Busca orgânica (não-paga) do Google: Citamos este buscador por ser o mais influente. Este é o sonho dourado de todas as empresas que possuem seus negócios na internet, pois alcançar as primeiras posições significa maior potencial de cliques e direcionamento para o seu negócio. Já a conversão de usuários em compradores requer mais esforços, pois envolve conteúdo e relacionamento, assunto que abordaremos abaixo.

Mas, antes disso, você deve estar se perguntando: Como faço para ficar bem posicionado no Google? Para isso, existem estratégias de otimização On-Page e Off-Page.

  • Otimização on-page: são estratégias que estão ao alcance da sua empresa, como a otimização do conteúdo interno do site com títulos, subtítulos, descrições e URLs consideradas agradáveis para os mecanismos de busca. O objetivo é posicionar estrategicamente cada página do seu site nas SERPs (página em que os resultados do Google são exibidos) e ser encontrado pelo público, transformando visitantes em compradores.
  • Otimização off-page: são estratégias para otimização em ambientes fora do alcance da sua empresa (com ser mencionado em outros sites, por exemplo). Contudo, estar “fora do alcance” não quer dizer que você não possa fazer nada para influenciá-los. 

Umas dessas estratégias é o Link Building. Você pode saber mais sobre ela acessando ao post O que é Link Building: Desvendando a Estratégia!

Porém, não basta ser encontrado, não é mesmo? Quando seu público acessa seu site ou blog, ele precisa ter a melhor experiência e, principalmente, sentir confiança nos serviços que você oferece. Para isto, são necessárias estratégias de conteúdo e relacionamento.

letras escritas marketing digital em inglês

Estratégias de Conteúdo e Relacionamento

O relacionamento com seu público pode se dar de várias formas (fotos, textos, vídeos) e por diversos canais na internet (e-mail, redes sociais, blog, chat, etc). Para isso, é necessário conhecer seu público para definir qual será a forma de comunicação utilizada e quais canais eles mais utilizam. 

Após esta definição, você poderá começar a criar conteúdo de qualidade – aquele que o seu público considera relevante e o ajude em suas dúvidas e questionamentos – para os canais definidos no planejamento estratégico. 

Veja abaixo alguns pontos positivos de cada canal:

  • Redes sociais: A maioria das pessoas que têm acesso à internet também possuem perfis nas redes sociais, ou seja, o alcance é muito grande, pois proporciona uma comunicação mais rápida com o público e auxilia na transmissão da identidade visual e posicionamento  da marca. A mesma regra do conteúdo de qualidade deve ser aplicada às redes sociais, pois os concorrentes provavelmente também utilizam este canal e sua empresa precisa se comunicar adequadamente com o público, entregando um bom conteúdo para se diferenciar da concorrência ou, pelo menos, se igualar.
  • E-mail: É uma excelente ferramenta para cultivar relacionamentos com o público-alvo. Uma assinatura do newsletter indica que as pessoas estão interessadas nos seus conteúdos e gostariam de se aprofundar nos assuntos abordados. Para isto, a comunicação tem que ser planejada e os e-mails devem ser sutis, sempre com a preocupação de enviar conteúdo de relevância, que resolva problemas ou ensine algo. Resumindo: que ajude seu público em algum aspecto.
  • Blog: As regrinhas de aproximação, conteúdo e relacionamento descritas para o e-mail também se aplicam ao blog. A diferença é que no e-mail a empresa envia estas informações diretamente ao público. Já no blog, o conteúdo pode ser trabalhado com imagens, GIFs ou vídeos (estratégias que se utilizadas no e-mail marketing podem ser penalizadas). O blog integrado ao site é uma excelente estratégia para aumentar o ranqueamento do site no Google, desde que os conteúdos sejam postados periodicamente, pois atualizações constantes evidenciam que o site não é estático e possui sempre conteúdo novo.
  • Chat:  O ideal é que o site seja autoexplicativo e contenha todas as informações que o público-alvo precisa para acessar o conteúdo, realizar buscas e efetuar compras. Mas, acontece que mesmo estando bem segmentado, cada pessoa possui uma interpretação única e podem surgir dúvidas diversas, que se não forem sanadas podem fazer sua empresa perder a chance de converter em vendas. Diante disso, o chat visível e com suporte on-line para auxiliar os clientes é essencial e demonstra que a sua empresa se preocupa com ele e está pronta para auxiliá-lo.

Estes canais, se bem geridos, com conteúdos segmentados ao público-alvo, linguagem direcionada, periodicidade e trabalhos em conjunto podem trazer resultados relevantes para a solidificação da sua marca, posicionando-a de forma positiva para o público. 

A dica final é que a equipe de atendimento ao cliente e de produção de conteúdo se comuniquem de forma a atender as necessidades e expectativas do público-alvo. 

Com conteúdo de qualidade e atenção a estes pontos, o relacionamento com o cliente com certeza será duradouro!

Está pronto para divulgar seu negócio na internet com eficiência e colher resultados significativos?! Então, mãos à obra! 💪👌 

Imagens: Pexels (picjumbo.com), Pexels (Launchpresso)

Mãe, Professora Universitária na área de Administração, Atendimento/Comercial na Enlink, apaixonada por filosofia, sociologia, neurociência e marketing digital com propósito.