Como Encontrar Imagens Perfeitas para Conteúdo

Por 8 de junho de 2011 agosto 22nd, 2017 Marketing de Conteúdo

O ditado “uma imagem vale mais que mil palavras” pode até ser verdade para muitos casos, mas nem sempre é assim. No caso de SEO pode ser o contrário, por exemplo. Já quando pensamos nos usuários e leitores, chega-se ao modelo ideal: palavras e imagens juntas, pois dessa maneira o post/artigo é informativo e conta com imagens para deixar o conteúdo mais “leve” e interessante.

E como encontrar essas imagens (e não ter problemas relacionados a plágio)?

Protegidas por leis de direitos autorais, muitos proprietários de imagens exigem regras para serem reproduzidas e é considerado crime caso isso não aconteça. A solução é ou pagar pela utilização das imagens ou fazer uso de licenças que permitem a reprodução.

Para facilitar a busca e utilização de imagens, além de outras mídias, surgiu o projeto Creative Commons, que disponibiliza licenças flexíveis. Não conhece o CC? Então assista a esse vídeo:

Legal, né? Localizar e identificar o que os selinhos do CC significam economizam muito tempo na busca por imagens, então veja mais informações sobre cada tipo de licença Creative Commons:

Licença Atribuição Creative Commons Atribuição: Você permite que outras pessoas copiem, distribuam e executem sua obra, protegida por direitos autorais – e  as obras derivados criadas a partir dela – mas somente se for dado crédito da maneira que você estabeleceu;

Licença Não Uso Comercial Creative Commons Uso Não Comercial: Você permite que outras pessoas copiem, distribuam e executem sua obra – e as obras derivadas  criadas a partir dela – mas somente para fins não comerciais;

Licença Não à Obras Derivadas Creative Commons Não à Obras Derivadas: Você permite que outras pessoas copiem, distribuam e executem somente cópias exatas da sua  obra, mas não obras derivadas;

Licença Compartilhamento pela mesma Licença Creative Commons Compartilhamento pela mesma Licença: Você pode permitir que outras pessoas distribuam obras derivadas somente  sob uma licença idêntica à licença que rege sua obra.

Há maneiras de fazer a busca por imagens já filtrando os tipos de licença CC que você busca, por meio da busca avançada de imagens do Google:

Buscar imagens com licença Creative Commons

E pela busca avançada de imagens do Flickr:

Buscar imagens com Licença Creative Commons

Outra opção de busca por imagens gratuitas é em Bancos de Imagens:

Public-Domain-Photos.com: com um banco que possui mais de 5 mil fotos gratuitas e mais de 8 mil ilustrações, este site permite que seja feito o uso das imagens para qualquer propósito, inclusive fins comerciais.

FreeRangeStock.com: comunidade de fotógrafos sustentada por anúncios, onde os fotógrafos são pagos através dos cliques dos internautas em determinados anúncios.

Morguefile.com: oferece imagens de graça para uso pessoal e comercial. O site também abre espaço para que novos fotógrafos disponibilizem suas fotos ali.

StockPhoto.com: site de venda de fotos, mas que também possibilita usar algumas fotos gratuitamente.

Há também os que cobram pelo serviço, oferecendo pacotes dos mais diferentes tipos de imagens, com créditos, tamanhos e formatos de arquivos de acordo com a sua necessidade.

Depois disso uma infinidade de imagens aparece e aí começa uma busca quase que incansável, pois se você é amante de fotografia como eu, pode apostar que perderá um bom tempo apreciando as diferentes imagens.

__

Esse artigo contou com a colaboração da Manuela Sanches.

Comments

comments

Carol Cañete

Sobre Carol Cañete

Trabalha na Enlink desde 2011, quando começou como Redatora na equipe de Criação de Conteúdo. É publicitária por formação e hoje atua na agência como Assistente de Marketing Digital. É mãe, esposa e quando sobra tempo é artesã, fotógrafa e cozinheira. Mulherzinha assumida, não dispensa o esmalte vermelho.

5 Comentários

Faça um comentário