Buscar Imagens: Encontre as Imagens Perfeitas para o seu Conteúdo SEO

Buscar Imagens: Encontre as Imagens Perfeitas para o seu Conteúdo SEO

Buscar imagens é um dos passos necessários no momento da criação de um bom conteúdo.

Afinal, são elas responsáveis por ilustrar e guiar a leitura do usuário de modo que fique mais atraente, convidativa e até explicativa, a depender do tema em questão.

Por exemplo, imagens em um conteúdo SEO são fundamentais para a otimização da página ou site mas, além disso, também são necessárias para chamar a atenção do leitor para o que está sendo dito, retomando e ilustrando o entendimento.

Assim, aprender e entender algumas regras sobre a busca de imagens pode ser uma grande vantagem às estratégias de marketing de conteúdo.

Inclusive, aplicar algumas técnicas de SEO para imagens serão um grande diferencial no seu aprendizado.

Por isso, continue a leitura e entenda mais sobre como buscar imagens perfeitas para o seu conteúdo.

Vamos lá?

Importância das Imagens para o Conteúdo SEO

As imagens fazem parte da otimização do conteúdo para que seja posicionado nos rankings de busca do Google.

Afinal, as imagens estão voltadas à ilustrar o conteúdo ou página em questão, ajudando na fluidez da leitura do usuário, despertando o seu interesse e deixando o texto menos cansativo.

Com isso, imagens em conteúdo SEO são utilizadas como quebra de conteúdos , sendo equilibradas com a quantidade de textos e tornando mais visualmente atraente.

Além disso,  ilustram ou complementam o texto facilitando na compreensão do tema. Isso mantém os usuários por mais tempo no site, gerando engajamento e reduzindo a taxa de rejeição, com conteúdo mais dinâmico.

Ou seja, imagens SEO contribuem para a experiência do usuário, o engajamento e o ranqueamento nos mecanismos de busca.

SEO para Imagens: Como Funciona e Como Fazer?

Agora que vimos a importância das imagens para o conteúdo SEO, agora é hora de entender o SEO para imagens.

Isto é, a otimização das imagens para que elas também sejam ranqueadas no resultados do Google, especialmente na função de pesquisa de imagens.

Afinal, imagens também podem ser classificadas nos resultados de pesquisa, inclusive, sendo porta de entrada do usuário para o conteúdo, gerando o clique.

Assim, é essencial otimizar o nome do arquivo (de imagem), o texto alternativo (alt text) e a legenda com palavras-chave relevantes, pois isso ajuda o Google a entender o contexto da imagem e indexá-la corretamente.

Como Fazer SEO para Imagens:

  1. Escolha o formato de imagem adequado, otimizado para web. Os mais comuns são: JPEG, JPG, PNG, WebP
  2. Redimensione e comprima as imagens para evitar que atrasem o tempo de carregamento da página
  3. Otimize o nome do arquivo da imagem de forma descritiva e que contenha as palavras-chave relevantes. Então, ao invés de usar os genéricos “IMG1234.jpg” prefira o “homem-trabalhando-com-marketing-digital.jpg”
  4. Descreva o conteúdo da imagem no alt text (texto alternativo) para que os motores de busca e os usuários possam identificá-la
  5. Inclua informações relevantes nas legendas para imagens e as insira próxima ao texto relacionado, ajudando o Google associar a imagem ao tema
  6. Estruture as URLs das imagens com uma organização lógica, facilitando a indexação e contribuindo para a experiência do usuário
  7. Adicione o Sitemap de imagens para que os motores de busca as encontrem com facilidade. 
  8. Use imagens adaptáveis para diferentes tamanhos de tela, sendo possível carregar diferentes versões
  9. Implemente dados estruturados (schema.org) para imagens, quando relevante

Como Buscar Imagens?

Pode parecer simples, mas saber como buscar imagens perfeitas para o seu conteúdo requer atenção com alguns cuidados.

Por exemplo, é bastante importante encontrar o equilíbrio entre qualidade visual, relevância temática e licenciamento adequado para evitar problemas de direitos autorais.

Assim, veja as dicas abaixo:

1. Buscar Imagens com Qualidade Visual

Você não precisa ser um expert em fotografia ou design para identificar uma imagem em boa qualidade.

Por isso, escolha sempre a imagem avaliando a resolução adequada, a nitidez com seus principais elementos bem definidos, o equilíbrio de cores gerando uma harmonia visual, e sua composição e foco no assunto.

2. Buscar Imagens com Relevância Temática

É muito importante incluir essa relevância da imagem ao conteúdo.

Afinal, uma imagem que não comunica bem a mensagem ou está desconexa com o tema pode ser considerada de baixa qualidade, mesmo que tecnicamente esteja boa.

Assim, uma imagem para conteúdo SEO que esteja incoerente ao tema do conteúdo será uma imagem em vão, que não cumprirá o seu principal papel de ilustrar e complementar o texto.

Por isso, pesquise as imagens de acordo com o que você pensa para ilustrar determinado tema.

Por exemplo, se o tema é “O Papel do Marketing Digital nos dias Atuais” e você precisa encontrar uma imagem que ilustra esse conteúdo completo, sendo a imagem destaque, talvez seja mais útil você pesquisar por: marketing em computador de empresa, do que necessariamente a palavra [marketing digital], que trará imagens mais genéricas.

Então, quanto mais detalhista e específica você for nessa busca, mais ela estará ligada e conectada ao assunto do conteúdo.

3. Buscar Imagens com Licenciamento Adequado

Buscar imagens com o licenciamento adequado é fundamental para evitar problemas legais e garantir que o conteúdo possa ser utilizado conforme necessário, seja para uso pessoal, comercial ou editorial.

Com isso, existem alguns tipos de licenciamento, que são:

  • Domínio Público: imagens que podem ser usadas livremente
  • Creative Commons: é a principal para conteúdo SEO e falaremos dela logo abaixo. Mas, é importante saber que existem diversos tipos dessa licença, que definem como poderá ser usada
  • Royalty-Free: paga uma vez e pode ser usada indefinidamente 
  • Rights Managed: para uso determinado especificamente, geralmente mais restritiva e paga
  • Editorial: usada para fins jornalísticos, sem fins comerciais

Creative Commons: Direitos de Uso de Imagens

O ditado “uma imagem vale mais que mil palavras” pode até ser verdade para muitos casos, mas nem sempre é assim.

Por exemplo, no caso de SEO pode ser o contrário pois, quando pensamos nos usuários e leitores, chega-se ao modelo ideal: palavras e imagens juntas,em que o post/artigo é informativo e conta com imagens para deixar o conteúdo mais “leve” e interessante.

Mas, como encontrar essas imagens (e não ter problemas relacionados a plágio)?

Protegidas por leis de direitos autorais, muitos proprietários de imagens exigem regras para serem reproduzidas e é considerado crime caso isso não aconteça.

Então, a solução é ou pagar pela utilização das imagens ou fazer uso de licenças que permitam a reprodução.

Assim, para facilitar a busca e utilização de imagens, além de outras mídias, surgiu o projeto Creative Commons, que disponibiliza licenças flexíveis.

Veja o vídeo abaixo para conhecer melhor!

Legal, né?

Com isso, localizar e identificar o que os selinhos do CC significam economizam muito tempo na busca por imagens.

Veja mais informações sobre cada tipo de licença Creative Commons:

Licença Atribuição Creative Commons Atribuição: Você permite que outras pessoas copiem, distribuam e executem sua obra, protegida por direitos autorais – e  as obras derivados criadas a partir dela – mas somente se for dado crédito da maneira que você estabeleceu;

Licença Não Uso Comercial Creative Commons Uso Não Comercial: Você permite que outras pessoas copiem, distribuam e executem sua obra – e as obras derivadas  criadas a partir dela – mas somente para fins não comerciais;

Licença Não à Obras Derivadas Creative Commons Não à Obras Derivadas: Você permite que outras pessoas copiem, distribuam e executem somente cópias exatas da sua  obra, mas não obras derivadas;

Licença Compartilhamento pela mesma Licença Creative Commons Compartilhamento pela mesma Licença: Você pode permitir que outras pessoas distribuam obras derivadas somente  sob uma licença idêntica à licença que rege sua obra.

Como Fazer a Busca por Imagens Creative Commons?

Há maneiras de fazer a busca por imagens já filtrando os tipos de licença CC que você busca, pelos seguintes meios:

Busca avançada de imagens do Google:

Busca avançada de imagens do Flickr:

Buscar Imagens: Dicas de Bancos de Imagens Gratuitos

Outra opção de busca por imagens gratuitas é em Bancos de Imagens.

Confira!

  • Public-Domain-Photos.com: com um banco que possui mais de 5 mil fotos gratuitas e mais de 8 mil ilustrações, este site permite que seja feito o uso das imagens para qualquer propósito, inclusive fins comerciais.
  • FreeRangeStock.com: comunidade de fotógrafos sustentada por anúncios, onde os fotógrafos são pagos através dos cliques dos internautas em determinados anúncios.
  • Morguefile.com: oferece imagens de graça para uso pessoal e comercial. O site também abre espaço para que novos fotógrafos disponibilizem suas fotos ali.
  • StockPhoto.com: site de venda de fotos, mas que também possibilita usar algumas fotos gratuitamente.

Além disso, há também os que cobram pelo serviço, oferecendo pacotes dos mais diferentes tipos de imagens, com créditos, tamanhos e formatos de arquivos de acordo com a sua necessidade.

Enfim, depois disso uma infinidade de imagens aparece e aí começa uma busca quase que incansável.

Pois, se você é amante de fotografia como eu, pode apostar que perderá um bom tempo apreciando as diferentes imagens.

Então, o que achou do nosso guia sobre como buscar imagens para o seu conteúdo SEO?

Se tiver dúvidas ou dicas de busca e de banco de imagens, deixe aqui nos comentários!

Imagens: Freepik e Enlink

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.