Case Turismo Itaipu: Como a Enlink Elevou o Tráfego Orgânico e as Conversões

O case Turismo Itaipu é um dos exemplos mais completos de como a estratégia de SEO para turismo pode transformar a presença digital de um atrativo turístico e gerar resultados reais em alcance, visibilidade e conversão.

Pois, desenvolvido em parceria com a Enlink, esse projeto se consolidou como uma referência no marketing digital para turismo, voltado às experiências turísticas no Brasil.

Assim, desde o lançamento do site www.turismoitaipu.com.br, em janeiro de 2023, a Enlink atua como consultoria especializada, sendo responsável pela criação da arquitetura do site, otimização técnica, SEO, CRO, produção de conteúdo otimizado para blog, entre outras frentes.

Continue a leitura e saiba mais!

Case Turismo Itaipu: Alinhamento Técnico desde o Pré-lançamento

O projeto do Turismo Itaipu iniciou ainda na fase de pré-lançamento do site, com foco em construir uma presença digital alinhada com as diretrizes do Google. 

Assim, realizamos análises técnicas, benchmarking com concorrentes e planejamentos estratégicos para SEO e marketing de conteúdo.

Além disso, a estrutura do site foi desenvolvida para ser leve, responsiva e com arquitetura de informação pensada para conversão, com otimização de URLs, meta tags, heading tags e imagens. 

As palavras-chave mais relevantes para o nicho de turismo em Foz do Iguaçu foram identificadas e aplicadas estrategicamente.

Site Turismo Itaipu: Conteúdo como Motor do Tráfego Orgânico

A partir de fevereiro de 2024, o blog do site passou a ser alimentado com conteúdos otimizados para SEO, com média de 4 publicações mensais. 

Os temas foram estrategicamente escolhidos para atrair o público que pesquisa sobre passeios, roteiros, clima e informações gerais sobre Foz do Iguaçu e Itaipu.

O resultado? O blog se tornou responsável por 55% do tráfego orgânico total do site no pico de acessos em janeiro de 2025. 

Então, entre março de 2024 e março de 2025, foram mais de 156 mil visualizações apenas no blog, sendo 90% via busca orgânica.

SEO para Turismo e Resultados em Números

A análise técnica e a produção contínua de conteúdo otimizado foram fundamentais para os resultados alcançados pelo projeto Turismo Itaipu.

Afinal, ao longo dos meses, acompanhamos o desempenho do site por meio de indicadores precisos, com foco na evolução do tráfego orgânico, da indexação de palavras-chave e, principalmente, na conversão de visitantes em clientes.

Abaixo, destacamos os números que comprovam o impacto dessa estratégia.

Palavras-chave Estratégicas

Em apenas 12 meses, o site teve crescimento expressivo de indexação de palavras-chave:

  • Mar/24: 5.536 keywords indexadas
  • Mar/25: 16.402 keywords indexadas (+196%)

Desse total, 1.838 palavras estão entre as 10 primeiras posições no Google, sendo 717 no top 3.

Entre as palavras-chave que mais geram tráfego, destacam-se:

  • cataratas do iguaçu (16%)
  • clima em foz do iguaçu (2,79%)
  • usina de itaipu (1,75%)
  • cidade del este (1,18%)

Conversão Acima da Média no E-commerce

Com foco também em CRO (Conversion Rate Optimization), o site apresentou uma taxa de conversão média de 3,95%, chegando a 4,72% no pico de vendas (julho/2024). 

Esse desempenho supera benchmarks médios para e-commerces do setor.

Sinais Sociais e Autoridade Digital

Com apoio de estratégias sociais, o projeto também recebeu reforço em compartilhamentos no Facebook e impulsionamento de conteúdos, reforçando a presença digital da marca Turismo Itaipu e contribuindo para a autoridade do domínio.

Resultados Reconhecidos pela IA do Google

Branded keywords como “usina de itaipu” e “hidrelétrica de itaipu” passaram a ser incluídas na IA de resultados do Google, destacando o site como referência. 

Além disso, a palavra-chave “turismo foz do iguaçu” também foi indexada recentemente e já aparece com destaque em imagens e seção “As pessoas também perguntam”.

Enlink: sua Parceira em SEO para Turismo

O case Enlink Turismo Itaipu mostra como uma estratégia bem estruturada de SEO para turismo pode transformar a visibilidade online de um atrativo turístico. 

Além disso, reforça a atuação da Enlink como agência especialista em marketing digital para turismo e conteúdo otimizado.

Clientes como o Parque das Aves, Del Rey Quality Hotel, Recanto das Cataratas, SkyDive Foz, QueroPassagem e BuscaVoo também confiaram na expertise da Enlink para fortalecer sua presença digital.

Enfim, com metodologia própria e foco em resultados sustentáveis, seguimos transformando histórias do setor turístico com estratégias éticas, técnicas e criativas.

Então, se você também quer transformar sua presença digital e atrair mais visitantes para o seu destino ou atrativo turístico, fale com a Enlink!

Imagens: Enlink; Turismo Itaipu

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