Enlink

Dicas para conquistar links de qualidade

  • Por em 25 de abril de 2012
  • Quando falamos em link building, falamos em conseguir links externos. E, como sabemos, para o Google, os links externos funcionam como indicações. Quanto mais indicações um site recebe, mais popular ele é e maiores são as chances dele aparecer nos primeiros resultados de buscas =)

    Entretanto, muito mais importante do que apenas obter links é conquistar links de sites de autoridade e confiança e, além disso, links espontâneos, sendo estes um dos principais desafios de um projeto de link building.

     

    Quando eu falo em links de autoridade e confiança, eu me refiro aos sites que geralmente estão nos primeiros resultados para um determinado conteúdo por terem boas métricas e serem fonte de conteúdo relevante, e são, portanto, autoridade no assunto. E quando falo em links espontâneos, falo sobre indicações feitas por usuários que aprovaram seu conteúdo a ponto de compartilhá-lo.

    Neste post, veremos como conquistar links de qualidade destas duas formas: localizando pontos estratégicos para a inserção de links e criando um ambiente para a linkagem natural.

     

    Como conquistar links de qualidade?

    Vamos lá para algumas dicas simples.

     

    • Conteúdo

    Não é à toa que o conteúdo está em primeiro lugar nessa lista. A qualidade do conteúdo é uma das técnicas mais funcionais e importantes em SEO. Conteúdo é a base em um processo de link building e sem um bom material fica complicado atingir bons resultados. Se você leu o artigo Conteúdo: o “preto” do Marketing Digital e colocou em prática as dicas, muito bem, você já deu o primeiro passo! :)

     

    • Redes Sociais e Link bait

    Sim, eu disse que conteúdo é a base em um processo de link building. E apenas criá-lo não basta, é preciso divulgá-lo! Essa atividade pode colaborar muito com a tarefa de conseguir links de qualidade. Isso porque as pessoas não só utilizam as redes sociais para falar sobre os temas que mais lhe interessam, mas também para distribuir links! Basta o usuário encontrar algo que possa ser interessante para mais alguém e uma página acaba sendo referenciada através de links nas redes sociais. Quando o conteúdo postado em redes sociais é útil e informativo, ele poderá servir de solução para outras pessoas, o que fará com que este seja referenciado em outros tipos de sites.

    Outra maneira de fazer com que as pessoas linkem para o seu conteúdo, ou seja, de fazer link bait é usando notícias. Mantenha-se informado sobre a sua área e esteja preparado pra escrever, forneça informações relevantes e inovadoras. Criar polêmicas, propor opiniões e discutir novas ideias é uma forma de fazer com que as pessoas linkem para o seu site naturalmente.

    Sobre esse assunto, os artigos Palestra: Link Building em Redes Sociais, Twitter, saiba usá-lo a seu favor e Como criar um anúncio no Facebook? merecem leitura.

     

    • Ativos linkáveis

    Após analisar quais páginas de seu site são ativos linkáveis, transforme-os em prospects, ou seja, oportunidade de conseguir links. Faça um bom levantamento de sites focado no segmento da URL trabalhada e considere apenas os sites relevantes em categoria e qualidade de métricas. Não perca tempo e energia dando atenção a sites de baixa qualidade ou que não tenham o perfil apropriado para seu site, pois não vão ajudar a alcançar o seu objetivo.

    Para mais informações sobre ativos linkáveis e como qualificar prospecção de links, eu sugiro os artigos O que é um ativo linkável e como utilizá-lo a seu favor? e A Guide To Qualifying Link Prospects For Relevance, Value & Potentiality da Search Engine Land.

     

    • Guest Post

    Oferecer um artigo é um modo eficiente de conquistar links de sites de qualidade. A principal vantagem em oferecer um guest post é a divulgação de um trabalho, em que o autor pode divulgar uma pesquisa ou até mesmo um review de um determinado produto. Com isso, além de conseguir o reconhecimento pelo trabalho na área de atuação, você pode atrair ainda mais blogueiros, webmasters e jornalistas que podem acessar aquele blog e se interessar em lhe convidar para escrever um artigo no site deles.

    Ao se oferecer para escrever um guest post, seja educado, amigável, evite erros de gramática e ortografia. Além disso, tenha certeza de que o assunto que você deseja abordar não foi escrito anteriormente, assim você evita ter seu guest post recusado.

     

     

    • Requisição de links

    Localizar sites que fazem referência ao seu site ou do seu cliente, mas cuja menção está sem link, links com erro e listas onde você poderia estar inserido são formas de conseguir links de qualidade.

    Se a sua marca for citada, mas não em formato de link, ou este estiver quebrado, você pode entrar em contato com o responsável para que seja adicionado um link na postagem, ou para que este seja editado. Assim, o caminho entre o leitor e a empresa fica facilitado e quem se interessar em conhecer mais o site poderá acessá-lo com apenas um click.

    Quanto às listas, caso encontre uma relacionada ao segmento de seu cliente, vale a pena entrar em contato com o responsável e sugerir mais uma opção para ser inserida nela. Por exemplo: uma lista com os melhores sites comparadores de preço de hotéis.

     

    • Press releases

    Geralmente, releases são usados para anúncios ou lançamentos de novidades que uma assessoria tem interesse em que virem notícia. Repórteres, editores e produtores são ávidos por notícias e geralmente dependem de releases para receber dicas sobre produtos novos e incomuns, tendências de empresas, dicas e outros desenvolvimentos.

    Ele pode ser realizado de duas formas: é possível postar o artigo em sites de distribuição, como o Brandpress, o Online PR News e o Ajude um repórter, ou mailing voltado à blogueiros, webmasters e jornalistas da área.

     

    • Deep Links

    Uma última dica: aposte em links para páginas internas! A grande quantidade de links para páginas internas mostra que o site tem conteúdo a oferecer e os links para essa página atestam que o material em questão é relevante e de qualidade. O resultado disso é o aumento da credibilidade do seu site!

     

    Bom trabalho! ;)

      

    Posts relacionados:
    Planejando ações de link building no seu nicho
    Nesse maravilhoso mundo da internet tem muita gente ganhando uma grana legal com sites de nicho. Isso porque, quando o conteúdo é de qualidade e o blogueiro tem tino para ...
    Leia mais
    Infográfico, o queridinho do Link Building
    Basicamente, um infográfico é a representação visual de uma informação. Pode ser uma animação interativa ou mesmo uma imagem simples, o importante é passar a informação de forma rápida e ...
    Leia mais
    É comum ouvir comentários sobre não saber por onde começar uma ação de link building. A resposta é simples: comece pelo começo e não faça nenhum link antes de elaborar ...
    Leia mais
    Link Building para Local Search
    Fazer Link Building voltado para o Local Search aqui no Brasil ainda é pouco explorado, principalmente porque não existem tantas opções de sites voltados à localização como no mercado gringo. ...
    Leia mais
    Link Building de A a Z: da formação da equipe a mensuração
    Nesse fim de semana participei do primeiro evento de SEO e redes sociais de Santa Catarina, o Olhó SEO, que aconteceu em Florianópolis nos dias 13 e 14 de maio. ...
    Leia mais
    Na segunda edição do evento FMDS (Fórum de Mídias Digitais e Sociais), que aconteceu em Curitiba -PR nos dias 03 e 04 de dezembro, eu palestrei sobre levantamento e análise ...
    Leia mais
    Como Estruturar uma Grande Estratégia de Link Building
    Esse artigo faz parte da cobertura do evento Distilled Link Building Seminar, que participei no dia 25/03/2011 em New Orleans. Já escrevi sobre as palestras: Erros de Link Building, Link Building ...
    Leia mais
    Como ganhar links naturais com bookmarks de imagem
    Como diz um amigo: a vida é um search. Tudo o que antes a gente fazia manualmente, tem se transformado em utilidades digitais. O post it virou bookmark, o livro ...
    Leia mais
    O novo link building é novo mesmo?
    Depois do Pinguim (aquela atualização que muita gente não botou fé) houve uma preocupação constante sobre o trabalho de link building, e acredito que muita gente tem motivos pra isso. ...
    Leia mais
    Blogger Outreach: relacionamento a favor de SEO
    O blogger outreach é uma prática fundamental para o RP Online, técnica que cada vez mais importante em campanhas e estratégias de link building e SEO. Entender como fazê-lo é a ...
    Leia mais
    Palestra Nossos Erros de Link Building
    No dia 25/03/11, última sexta-feira, participei do evento Distilled Link Building Seminar, em New Orleans. Profissionais de SEO renomados passaram o dia todo falando sobre meu assunto favorito (link building, ...
    Leia mais
    Link Building 2011: O que Muda com Google Panda e Novos Sinais?
    Cobertura de mais uma das palestras do evento Link Building Seminar, que aconteceu no dia 25/03/2011 em New Orleans. Nesse artigo reuni os principais pontos sobre sugestões de mudanças de ...
    Leia mais
    Planejando ações de link building no seu nicho
    Infográfico, o queridinho do Link Building
    Planejamento Estratégico para Link Building
    Link Building para Local Search
    Link Building de A a Z: da formação
    Levantamento de Sites para Link Building
    Como Estruturar uma Grande Estratégia de Link Building
    Como ganhar links naturais com bookmarks de imagem
    O novo link building é novo mesmo?
    Blogger Outreach: relacionamento a favor de SEO
    Palestra Nossos Erros de Link Building
    Link Building 2011: O que Muda com Google

    17 Comentários
    • Aline Aguayo on abril 25, 2012

      Talitinha,

      O artigo ficou ótimo. Dicas muito boas!
      Parabéns! =)

      Beijo!

    • Dermeval Junior on maio 4, 2012

      Muito bom artigo.

      Conseguir links de qualidade para um blog é um trabalho diário, a presença nas redes sociais tem que ser intensa não adianta apenas sempre que fazer uma nova postagem passar nas redes sociais deixar o link e pronto. Sem interatividade vai ser difícil e outra coisa é que é fundamental se tornar popular pois já percebi que muitas vezes as pessoas retuítam, recomendam no +1 ou curtem no Facebook muito mais a pessoa que postou do que o conteúdo recomendado em si.

      O que nem é o mais correto de acontecer, mas é assim que funciona. Um mesmo artigo recomendado por uma pessoa altamente popular e outra com baixa popularidade terá alcance diferente.

      • Talita Mazotti on maio 18, 2012

        Olá Dermeval!

        Você tem razão, além de ter um bom conteúdo, é preciso saber como divulgá-lo, pois o compartilhamento natural fará com que ele seja referenciado por outras pessoas e em outros tipos de sites.

        Volte sempre! :)

    • Davi on maio 18, 2012

      Eu nunca tinha me dado conta da possibilidade de requisitar links onde apenas citam nosso site em formato texto. Obrigado pela dica Talita, e parabéns pelo post! Sucesso!

      • Talita Mazotti on maio 18, 2012

        Olá Davi!

        Localizar sites de autoridade que fazem referência ao seu site e requisitar um link é uma ótima forma de conseguir links de qualidade!

        Obrigada pelo comentário e pelo elogio!

        Sucesso pra você também, volte sempre! :)

    • Alfredo Beleza on agosto 28, 2012

      Olá Talita,
      Obrigado por escrever um artigo tão interessante. Hoje estou analisando o meu site, prestando muita atenção a todas as suas dicas.

      • Talita Mazotti on agosto 28, 2012

        Olá Alfredo!

        Obrigada pela visita e pelo elogio.
        As dicas são ótimas mesmo, mãos à obra!

        Volte sempre! =)

    • Adriano Moura on novembro 12, 2012

      Thalita, muito bom o conteúdo, estou colocando estas dicas em prática com o objetivo de melhorar a colocação do meu blog nas páginas do Google.

      • Talita Mazotti on novembro 13, 2012

        Olá Adriano!

        Que bom, sucesso para o seu blog!

        Obrigada pelo comentário e volte sempre =)

    • JOSE CARLOS on dezembro 20, 2012

      Ola

      Parabéns pelas matérias, dicas boas..

      Grato

      Jose carlos

    • wesley Marnho on abril 20, 2013

      Faz pouco tempo que conheço o blog, mas sinceramente acho muito bacana o conteudo postado.

      Essas dicas para se conquistar links são muito valiosas. Vou guardar bem na minha mente. :)

      grande abraço.

      • Talita Mazotti on abril 22, 2013

        Olá Wesley!

        Fico feliz que tenha gostado das dicas e do conteúdo do blog!

        Volte sempre,

        Abraços :)

    • Rosane Vieira on novembro 22, 2013

      Que ótimo artigo. Já li bastante sobre o assunto, porém vejo que você deu um outro enfoque que não havia visto ainda em outros artigos. Muito bom, agora vou tentar colocar em prática as dicas.

    Escreva seu comentário