Update Fred: Atualização do Algoritmo do Google
O update Fred, atualização do algoritmo do Google assim intitulada pela comunidade SEO, foi lançado próximo do dia 07 de março de 2017.
Essa atualização teve grande impacto em muitos sites: Gerou queda de 50 a 90% no tráfego orgânico de sites afetados, segundo análise em cerca de 100 sites realizado por Barry Schwartz, editor do site Search Engine Land’s News.
Imagem: Barry Schwartz
Continue lendo para saber:
- Qual o alvo do update Fred
- Como saber se o seu site foi impactado
- O que fazer caso tenha sido impactado
Qual o alvo do update Fred?
Os principais pontos atacados foram conteúdo de baixa qualidade e que utilizavam muito conteúdo de anúncios e afiliados.
Ou seja, páginas com grande foco em gerar receita, mas sem criar uma boa experiência ao usuário, perderam relevância nas SERPs (search engine result pages ou páginas de resultados de busca).
Como saber se meu site foi impactado pelo update Fred?
A) Você viu uma queda no tráfego orgânico ou no número de palavras-chave indexadas a partir de março/2017?
Para saber detalhes você pode comparar as URLs e palavras-chave indexadas em março e depois desse período. Caso suas páginas tenham perdido um tráfego significativo é bem provável que o site tenha sido afetado.
B) O site possui conteúdo de baixa qualidade ou pouco aprofundado?
Textos que não possuem boas chances de compartilhamentos sociais ou que são muito genéricos são modelos de baixa qualidade.
Uma boa maneira de medir isso é se o usuário realmente encontrará a informação que precisava quando fez a busca no Google.
C) O site ou página de conteúdos possuem muitos links de anúncios e afiliados?
Página do site sobrecarrega o conteúdo com anúncios ou dificulta a distinção do que é texto ou anúncio.
D) O site possui anúncios enganosos para confundir o usuário?
Se precisar usar anúncios, certifique-se de que eles estão claramente identificados, não tente enganar as pessoas apenas para induzir ao clique.
E) Muitos tópicos de conteúdo apenas buscando indexação?
O Google está mirando em conteúdo que agrega pouco valor e que foca apenas em buscar indexação, ao invés de auxiliar o usuário.
Se você respondeu sim para boa parte das perguntas e viu seu tráfego orgânico em queda desde março, então é bem provável que seu site tenha sido afetado pela atualização Fred.
Importante: A grande questão do trabalho não é possuir anúncios e links afiliados, mas focar excessivamente nele e esquecer que responder com qualidade a pesquisa do usuário é a parte fundamental do trabalho.
Putz, meu site foi impactado pela atualização do Google! E agora?
Nesse update muitos sites foram beneficiados e tiveram bons resultados de tráfego orgânico, isso porque já vinham a algum tempo investindo em qualidade para os usuários, mas se o site foi afetado, então você pode:
1. Revise o conteúdo das páginas, certificando que ele oferece um valor realmente útil ao usuário
Se encontrar conteúdos ruins ou fracos, crie um cronograma de alterações a curto e médio prazo, buscando corrigir as principais páginas primeiramente. Concentre-se em deixar apenas o conteúdo útil no ar, o que não for necessário retire do site o quanto antes
2. Analise se os anúncios ou links de afiliados da página não estão excessivos ou agressivos.
Se estiver incomodando o usuário também estará incomodando o Google
3. Revise questões de usabilidade do site
Verifique se há problemas de usabilidade que impedem o usuário de alcançar o objetivo de sua pesquisa. A falta de uma estrutura lógica de navegação, poup-ups que incomodam e experiência mobile ruim podem estar impactando de forma negativa.
4. Corrija problemas técnicos e de UX
Como problemas de busca, renderização, falhas e problemas de desempenho
5. Leia as as Diretrizes de Qualidade (QRG) do Google
Para quem ainda não sabia, o Google contrata pessoas para fazerem trabalho de “Avaliador de Qualidade de Busca”. O trabalho dessas pessoas é fazer uma análise manual de sites. E o Google usa essas análises como teste para seguir melhorando seu algoritmo.
Por isso as diretrizes compartilhadas com essas pessoas mostra o que o Google considera qualidade baixa e alta, explicado nos mínimos detalhes ao longo de 160 páginas desse guia de qualidade (conteúdo em inglês): Diretrizes de Qualidade do Google
Meu site não foi impactado, mas devo me preocupar?
Resultados de mudanças provavelmente não vão acontecer do dia para a noite, ela pode levar um certo tempo, mas é muito provável que em uma próxima atualização, se seu site estiver melhorado nos aspectos citados, ele voltará a crescer.
As atualizações do Google (confirmadas ou não) estão cada vez mais frequentes, e quando vem, tem feito uma mudança brusca no tráfego. Por isso, lembre-se sempre que a dança da SERP’s acontece a todo o tempo, então em algum momento você será beneficiado.
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Na Enlink oferecemos soluções de Otimização para Google (SEO) e Otimização de Conversão (CRO), que foca muito na usabilidade e aumento de conversão de sites.
Outro serviço que tem o potencial de remediar e também prevenir impactos do algoritmo do Google, é Marketing de Conteúdo. Com conteúdo otimizado e de qualidade em Landing Pages, além de ter blog sempre atualizado, o seu site receberá mais visitantes e os ajudará em sua jornada de compras.
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