Social Media 2014: principais artigos de janeiro e fevereiro

Em tempos de redes sociais, a prática da curadoria de conteúdo se tornou uma das maiores tendências para content marketing de qualidade, como dito neste artigo.

E, exatamente pela curadoria de conteúdo e Social Media andarem, muitas vezes, de mãos dadas, a seguir encontram-se alguns resumos dos principais artigos lançados recentemente sobre o assunto. Veja só:

Twitter: mensagens com links aumentam engajamento, diz estudo
barney-confettiResumo

De acordo com um estudo realizado pela Simply Measured sobre o comportamento de grandes marcas no Twitter, postar mensagens com links atrai mais atenção dos seguidores. O que, por sua vez, gera mais engajamento.

Os resultados da pesquisa apontam que as marcas que postam mensagens com links em seus microblogs – seja o link externo ou direcionando para uma imagem na própria rede social – possuíam 11% a mais de engajamento em relação àqueles que postavam apenas texto. E não para por aí, twittes com dois ou mais links apresentam resultados ainda melhores. Por exemplo, existe de 52% a 71% a mais de interação entre aqueles que postam apenas um link ou nenhum, respectivamente, se comparados a empresas que postam mensagens com uma quantidade maior de links.

Ou seja, possibilitar que seu seguidor obtenha conteúdo além do Twitter é uma chave para conseguir maior engajamento, sendo ainda uma maneira funcional de desenvolver o trabalho da marca na rede social.

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Como construir sua marca nas redes sociais

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Resumo

Criar uma imagem positiva de sua marca nas redes sociais requer dedicação. Mas, não é tão difícil quanto aparenta ser. Até porque para nooossa aleegriiiaaa existem ações e métodos que facilitam o processo.

Uma das principais estratégias que auxiliam a estabelecer a boa imagem de sua empresa nas mídias sociais é a personificação da marca. O processo consiste basicamente em definir a personalidade da marca e o que ela representa, dando vida, voz ativa e presença a ela. Dessa forma, você humaniza a empresa e torna a interação entre seu público alvo algo mais informal e próximo.

As outras – mas não menos importantes – estratégias são conhecer bem o fã, construir um relacionamento palpável e comunicar-se.

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Twitter pode ganhar funcionalidades de comércio eletrônico

Resumo

Consegue imaginar como seria ver um twitte sobre determinado produto e poder comprá-lo sem sair do microblog? É exatamente isso que a rede social pretende fazer!

A novidade, que se chamaria “Twitter Commerce”, colocaria ao lado dos botões “retweet” e “favorite” o botão “buy”. A jogada seria uma parceria com a Fancy.com. Mas, nada foi confirmado e a notícia pode ser apenas um rumor.

A grande questão aqui é saber se tentar vender um produto em 140 caracteres é uma boa estratégia.

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5 Steps To Stop Wasting Time on Social Media

replace-burnout

Resumo

Não há como negar, em certos casos, Social Media pode ser uma grande perda de tempo. Para evitar que isso aconteça, foram estabelecidos alguns passos e estratégias que garantem exatamente o contrário: um bom proveito e controle do tempo utilizado para administração das mídias sociais.

– O primeiro passo para controlar o tempo utilizado nas mídias sociais é saber porque você está nelas. Conhecendo os objetivos, se torna mais fácil não perder o foco;

– Economize tempo. Tente estipular uma certa quantidade de horas para dedicar às mídias sociais e não as ultrapasse;

– Inscreva-se em blogs ou newsletter que sejam realmente úteis para sua empresa. Dessa forma, evita receber informações desnecessárias e fica em contato com aquelas que importam para seu segmento;

– Reserve um tempo para engajamento. Faça seu tempo utilizado em social media valer à pena, interaja com seu público alvo, apresente informações relevantes e construa um relacionamento genuíno com quem interessa;

– Caso as ideias não estejam mais funcionando como deveriam, dê um tempo e vá viver a vida offline! Leia um livro, assista um filme, saia com os amigos ou brinque com seu animal de estimação. Depois, com as energias renovadas, volte ao trabalho com força total!

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Make Facebook’s Algorithm Change Work For You, Not Against You
confidenceResumo

Com a recente baixa no alcance de posts gerais no Facebook (especialmente os orgânicos), diversas marcas ficaram “de mãos atadas” e sem saber como lidar propriamente com a situação.

A grande questão aqui, portanto, é saber fazer com que as mudanças de algoritmo do Facebook trabalhem a seu favor, e não contra sua marca. Para isso, é preciso entender como essa nova estratégia da rede social funciona, ou seja, mostrando aos fãs apenas aquilo que considera interessante de acordo com suas interações.

Mas, nem todas as páginas foram afetadas da mesma maneira. Muitas empresas sofreram drasticamente com a mudança, enquanto outras obtiveram resultados satisfatórios. Entre as atividades que mais geraram resultados positivos estava o foco no engajamento, evitar usar call to action de forma excessiva e a não utilização de memes.

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51% of Facebook Referrals for Publishers Come From Mobile

Resumo

De acordo com estudos realizados recentemente pelo Shareaholic, mais da metade do tráfego de referência do Facebook para sites de mídia, em janeiro de 2014, foi realizado por meio de aparelhos móveis. O relatório aponta ainda que, em geral, 16,2% de referências de sites vêm do Facebook.

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4 steps to optimize and measure your brand’s efforts on Instagram
barney-stinsonResumo

Focar esforços no Instagram de sua empresa pode ser muito mais simples (e proveitoso) do que aparenta. Com determinadas estratégias de crescimento e consolidação na rede social, marcas B2C, principalmente as que trabalham com e-Commerce, podem colher frutos vantajosos centralizando seus esforços em 4 simples passos. São eles:

– Prospectar usuários e o interesse dos mesmos através de hashtags;
– Deixar a preguiça de lado e se aproximar de seu público alvo;
– Promover engajamento dentro de cada post;
– Usar ferramentas disponíveis na web para mensurar seus esforços (ferramentas como Hootsuite, Statigram, Followgram e Nitrogram).

E por fim, o mais importante, rastreie seus esforços.

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Se você leu ou ouviu falar de algum outro artigo importante sobre Social Media nestes primeiros meses de 2014, compartilhe com a gente nos comentários!

Fonte das imagens: Reaction GifsRaven Tools e Giphy

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