SEO para o Facebook: como fazer?

SEO para o Facebook: como fazer?

A prática de SEO no Facebook tem se mostrado uma estratégia muito importante, tendo em vista que a rede é considerada a segunda maior em cadastro de empresas que atuam no meio online.

 

Além disso, depois de algum tempo indexando apenas o conteúdo de notas e Fan Page, hoje o Google também pode indexar outros conteúdos, como comentários em fotos, em páginas e atualizações da timelime. E é por isso que a rede social mais comentada, acessada e conceituada do momento merece atenção, já que ela pode gerar tráfego qualificado para um site.

Entretanto, ser a rede social mais badalada do momento não significa que qualquer conteúdo escrito será indexado. Para obter este resultado, alguns pontos precisam ser otimizados.

Abaixo, incluí um exemplo da marca Guaraná Antarctica. Note que a imagem aponta quais são os resultados indexados para a Fan Page. E, como pode ser verificado, ali está a timeline, fotos, notas e a seção “sobre”. Isso, na primeira página de resultados, porque além desses, ainda podem ser indexados a seção eventos, vídeos, e, claro, os posts.


O fato de minha busca ter sido voltada ao Guaraná Antarctica e ter apresentado resultados relevantes não quer dizer que a empresa terá um grande número de conteúdo que aponte para a sua página no Facebook e de forma otimizada. Por isso, é importante seguir algumas dicas, que podem gerar bons resultados da Fan Page nos resultados da busca orgânica no Google, não sendo necessário investir em nada. Basta saber colocar as palavras certas no local certo.

1 – Personalize a URL:
O nome da empresa é como ela é conhecida. Escreva o nome correto na hora de personalizar a URL ou coloque um nome que faça as pessoas chegarem facilmente à página.

2 – Faça corretamente a descrição da empresa
Insira palavras que descrevam, da melhor maneira, o negócio e a empresa. Há um limite de caracteres, então é melhor avaliar o que realmente demonstra o objetivo de sua marca. Além disso, na parte “sobre”, ainda é possível apresentar mais informações que também devem conter palavras-chaves.

3 – Conteúdo da publicação
A descrição na publicação deve ser autêntica, ou seja, original e inédita. É importante inserir a palavra-chave nos 18 primeiros caracteres, pois o Google utiliza o início da descrição da publicação para formar o título e descrição na Snippet. Além disso, um detalhe fundamental é postar sempre textos e trechos originais. Isso porque postagens de informações copiadas na íntegra geram conteúdo duplicado.

Assim, a melhor forma de criar um post é, ao colocar o link para o site ou blog na publicação, sempre criar uma descrição própria, o que fará o conteúdo ser indexado de forma otimizada. Portanto, a dica principal aqui é não deixar links soltos na página. Veja na imagem abaixo como é feita a indexação de uma publicação otimizada no Google: ela contém título e snippet.

Estas foram as principais dicas sobre SEO para Facebook. Outras sugestões, que podem melhorar o gerenciamento desta rede social, são:

• Não deixe as informações privadas. Esta é uma forma de barrar a indexação do conteúdo;
• Crie notas com conteúdo diferente e que busque gerar engajamento;
• Aplicativos de postagem automática podem dificultar o rankeamento de uma publicação, por isso, use-os com cautela.

E por aí vai. Vale ressaltar que seguir essas recomendações não quer dizer que seu conteúdo será indexado. O fato é que seguindo as dicas, caso seja feita a indexação do conteúdo, ele estará otimizado e poderá gerar bons resultados.

Para concluir: é importante que empresas e marcas entendam que uma página no Facebook não deve ser criada somente para buscar melhores posições no Google. O objetivo principal deste recurso é expandir e aproximar o relacionamento com clientes.

Veja também:
Fan Page: desde o Curtir até Conquistar Clientes

SEO para Facebook também é importante. Conheça algumas técnicas.

Basic SEO for Facebook Fan Pages

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.