Segmentações do Google AdWords – cinco dicas para melhorar a performance das suas campanhas

Por 5 de dezembro de 2012 Link Patrocinados

Hoje vamos falar de uma área importante e que tem potencial de acelerar a visibilidade e oportunidades de negócio da sua empresa: a compra de links patrocinados no Google AdWords.

Um ponto importante e muitas vezes negligenciado é a parte de segmentação de anúncios na interface do Google AdWords. Esta é uma parte essencial de uma campanha publicitária, pois seus anúncios serão exibidos aos clientes certos e no momento certo. Existem diversas opções de segmentação de anúncios e, muitas vezes, usá-las de modo apropriado pode significar um retorno muito maior do seu investimento (ROI).

Apresentarei aqui neste artigo cinco segmentações de anúncios para exibição nas Redes de Pesquisa e Display. Estas segmentações podem ser configuradas em nível de campanha, para ter acesso a todas elas é preciso escolher o tipo de campanha “todos os recursos”, que apresenta diversas opções de configuração.

Entendido? Então vamos lá:

1. Segmentação por local de destino e idioma


Ao iniciar as configurações de uma campanha, você poderá escolher a localização geográfica onde você gostaria que seus anúncios fossem exibidos. Isso é importante para que você alcance os usuários que realmente procuram por sua empresa ou do seu cliente. Você pode segmentar seus anúncios por país, estado, cidade, região e código postal.

O AdWords ainda oferece duas opções avançadas de segmentação por local de destino: personalizar por raio e por locais em massa. Personalizar por raio pode ajudar a segmentar seus anúncios numa determinada área ao redor da sua localização. Ou seja, essa opção o ajuda a atingir uma região ao redor da sua empresa ao invés de especificar cidades, estados ou países.

Ainda, o AdWords permite escolher locais em massa, quer dizer, você pode adicionar uma lista de até 1000 segmentações regionais ao mesmo tempo em vez de adicionar cada lugar individualmente. Legal né?

Além da região, você pode escolher o idioma de destino nos quais seus anúncios serão exibidos. Com este recurso, seus anúncios podem aparecer para clientes que usam produtos do Google e websites de terceiros nos idiomas segmentados por sua campanha. Se seus clientes falarem vários idiomas, é possível criar campanhas à parte para gerenciar anúncios e palavras-chave para cada um desses idiomas.

Esta é uma forma eficiente de otimizar suas campanhas aumentando a relevância e qualidade dos anúncios.

Importante: Seus anúncios devem ser escritos no idioma segmentado, porque o Google AdWords não traduz anúncios ou palavras-chave.

2. Segmentação por público alvo

Além de segmentarmos em quais regiões e idiomas pretendemos exibir nossos anúncios, também podemos dizer para quem exibir. Apresentar seus anúncios para grupos específicos de pessoas também pode ajudar a aumentar o ROI.

O Google mapeia todos os usuários através de seu comportamento de navegação e permite os seguintes segmentos de público:

• Tópicos de interesse: Pela navegação dos usuários, o Google mapeia pessoas logadas de acordo com seus interesses.
• Demográfico: Pelo comportamento na rede, o Google infere a idade e sexo provável de seus usuários.
• Remarketing: Você pode configurar o Google para apresentar publicidades específicas para os usuários que passaram pelo seu site e fizeram alguma ação lá.

Saiba mais sobre segmentação por público alvo aqui.

3. Segmentação por dispositivos

Esta opção permite escolher os tipos de dispositivos onde seu anúncio será exibido. Este é um recurso do AdWords que permite segmentar seus anúncios gráficos e de texto para computadores, laptops, dispositivos móveis de última geração com navegadores completos e tablets.

Se desejar a exibição em dispositivos móveis ou tablets, terá opções de ajustar ainda mais sua segmentação, especificando sistemas operacionais, modelos de dispositivos, operadoras e redes wifi. Esta é uma opção adicional de alcançar prospectivos clientes.

4. Extensão de anúncios

Você ainda pode alcançar clientes entregando informações sobre a sua empresa através dos anúncios. Vou destacar 3 extensões:

• Extensão de local: Você pode exibir seu endereço comercial e número de telefone em seus anúncios se você tiver uma empresa física.
• Extensão de links: Adicione no próprio anúncio links extras direcionando para áreas relevantes do seu site.
• Extensão de telefone: Seus anúncios podem incluir um número de telefone, o que permite que usuários de dispositivos móveis de última geração liguem diretamente de seu anúncio.

5. Programação de anúncios

 Ao monitorar suas campanhas você pode ver quando os seus anúncios estão recebendo o maior número de cliques. Os anúncios poderão ter um melhor desempenho em determinadas horas do dia ou talvez em fins de semana. Usando as definições da campanha você pode configurar o tempo de seus anúncios para que eles mostrem apenas entre alguns dias e horários específicos.

Ao monitorar suas campanhas você pode ver quando os seus anúncios estão recebendo o maior número de cliques. Os anúncios poderão ter um melhor desempenho em determinadas horas do dia ou talvez em fins de semana. Usando as definições da campanha você pode configurar o tempo de seus anúncios para que eles apareçam em apenas alguns dias e horários específicos.

Em resumo

Estas são algumas técnicas de segmentação de campanha dentro do Google AdWords. É possível obter ótimos resultados no Google AdWords, desde que a sua campanha esteja bem planejada e estruturada.

Você pode ter projetado o anúncio perfeito para atrair seus clientes, mas a menos que você o direcione para as pessoas certas e no tempo certo, o anúncio não ajudará você a alcançar sua meta.

Portanto, dê atenção especial a essas dicas mencionadas aqui e veja como os resultados podem melhorar com o tempo.

Sucesso!


 

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Talita Mazotti

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