Retrospectiva 2013: O Que Rolou nas Redes Sociais

Retrospectiva 2013: O Que Rolou nas Redes Sociais

Tudo acontece na social media. Saiu um clipe novo daquele artista polêmico? Pode ter certeza que sairão memes para o Tumblr, hashtags serão inventadas no Twitter, fan pages engraçadinhas vão surgir no Facebook, sugestões bizarras vão aparecer no Google Suggest e o nome daquele artista vai subir na lista do Spotify e do Youtube. Entender como cada rede social lida com os assuntos que geram buzz no momento é saber como posicionar a sua marca para que ela seja vista – e disso todo mundo gosta, até mesmo quem tem aversão à social media.

Acompanhar os virais do ano nada mais é do que esse estudo sobre o comportamento do usuário em cada ambiente. Veja alguns reviews de social media em 2013 e aproveite pra organizar sua estratégia de social media para 2014:

Facebook

facebook-2013-trends-review-retrospectiva

O review do Facebook mostra os tópicos mais comentados – tanto mundialmente quanto dentro de cada país – os eventos pessoais mais compartilhados e os locais que mais ganharam check-in. O legal do Facebook 2013 Trends é perceber que alguns momentos que pareceram durar meses já foram esquecidos, ou até mesmo aquela sensação: o harlem shake aconteceu esse ano?

Google

google-zeitgeist-2013-os-assuntos-mais-pesquisados-do-ano-no-google

 Segundo o Google Zeitgeist de 2013, este ano foi marcado pelo início de coisas grandes. O vídeo mostra o novo príncipe da Inglaterra ainda recém nascido, casamentos que garantiram um passo a mais para a igualdade entre os gêneros, a posse do novo Papa, imagens marcantes sobre eventos que demandaram coragem e muito mais. Este é um daqueles reviews emocionantes, a cartada certeira do Google no final do ano.

Twitter

twitter-2013-review-retrospectiva

Já o review do Twitter mostra os assuntos mais comentados dentro de nichos específicos, como pode ser visto na imagem. De política a futebol, de tragédias mundiais a cases polêmicos da rede social, vale à pena entender o que deu buzz no Twitter em 2013 e se preparar para atrair o seu público alvo em 2014.

Tumblr

tumblr-2013-trends-review-retrospectiva

 

O Tumblr foi uma das redes sociais a despontar em 2013. Com a posse de Marissa Mayer como CEO do Yahoo, os blogs ganharam ainda mais vida, sofrendo transformações que só fizeram a rede ganhar mais usuários e fãs ao redor do mundo. No review do Tumblr sobre o ano que se passou você pode ver quais filmes, vídeos no Youtube, obras de arte, jogos, livros, autores – e muito mais – tiveram o maior número de postagens reblogadas e/ou criaram postagens que chamaram atenção. Além disso, você vê os blogs que fizeram maior sucesso no ano e acompanha quais itens ganharam destaque viral na rede social.

Spotify

spotify-2013-trends-review-retrospectiva

Seguindo o modelo do Netflix mas com o conteúdo voltado para a música, o Spotify foi uma rede social que estava engatinhando e teve seu boom em 2013. No review da rede social você pode ver quais foram os artistas e músicas mais populares do ano, as playlists e músicas que mais tocaram no Spotify e quais foram os artistas que mais bombaram em cada país onde a rede social está presente. Ainda não tem dados pro Brasil, mas vale à pena ficar de olho nessa rede em 2014.

Youtube

youtube-rewind-2013-retrospectiva

 

Pra entender o review do Youtube, só sendo um heavy user mesmo. Tem referências a Ylvis, Porta dos Fundos, Little President, Harlem Shake, Daft Punk e muito mais. É só clicar e ser feliz.

E aí? Viu mais algum review legal em redes sociais esse ano? Manda nos comentários! ;)

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.