Redes Sociais: Qual a Melhor Escolha para a Minha Empresa?

Por 26 de setembro de 2019 Redes Sociais

Pessoa mexendo no Facebook pelo notebook

Muitas pessoas podem não saber, mas contar com a ajuda das redes sociais para promover um negócio é uma forma de criar um relacionamento real e eficaz com o consumidor. Porém, antes de qualquer coisa, é preciso saber escolher quais redes sociais são ideais para atingir seu público e como utilizá-las. 

Se você quer tornar sua marca referência, conquistar potenciais clientes e atraí-los para seu negócio, mas tem dificuldade em utilizar os recursos do marketing digital, esse post é pra você. 

Confira as dicas que preparamos sobre redes sociais para empresas e descubra como aplicar essa estratégia para sua marca. Boa leitura! 🙂

Analise seu Público-Alvo

 

A maioria das pessoas utiliza redes sociais para se comunicar e se informar: ler notícias, conferir novidades, comunicar-se com os amigos, entre outras atividades.

Só que com o passar dos anos, com a força que o mundo virtual vem ganhando no dia a dia, estabelecer a presença on-line de uma empresa começou a fazer toda a diferença

Por isso, um ponto de partida para escolher a melhor rede social é estudar a fundo seu público-alvo. Dessa forma você poderá entender o comportamento dele nas redes sociais, quais canais mais utiliza e que tipo de comportamento tem.   

 

Instagram, Facebook e outras Redes Sociais

 

Facebook

 

De fato, o Facebook continua sendo a rede social mais popular dos últimos tempos. Em junho de 2017, a criação de Mark Zuckerberg atingiu a marca de 2 milhões de usuários! 

Essa rede social é voltada para públicos de diversas idades e, por isso, existem inúmeras possibilidades de explorar diferentes tipos de conteúdo e formas de publicação dos mesmos. 

Além disso, ter uma página da sua marca no Facebook ajudará o usuário a encontrar informações sobre sua empresa, conhecer mais sobre seus produtos e estimular o diálogo e a interação, tudo isso com muito mais facilidade. 

 

Instagram

 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Instagram não deve ser usado para a reprodução de um conteúdo criado para o Facebook. A duplicação de conteúdo pode fazer com que o usuário sinta-se enjoado e por isso fique menos interessado no que sua empresa tem a oferecer. 

A dica para esta rede social é investir em conteúdo único, lembrando que cada rede social tem um perfil de usuário diferente, que merece receber um conteúdo feito especialmente para ele. 

Digamos que você representa uma marca de roupas femininas e descobre que seu público principal são mulheres jovens, entre 18 e 30 anos. Esse caso seria perfeito para utilizar o Instagram como ferramenta, por ser uma rede social mais voltada para o visual (fotos e vídeos), o que daria espaço para você desenvolver uma campanha com cenários diferentes para fotos com peças de roupas da marca. 

Além disso, o Instagram é uma as plataformas mais utilizadas por personagens muito influentes em várias categorias, dando abertura para fazer parcerias com outras marcas ou blogueiras. 

Pessoa mexendo no tablet, escolhendo qual rede social acessar

Twitter

 

No Twitter o público é mais jovem e a comunicação acontece a todo o momento com menos formalidade. Se o nicho com o qual você trabalha permitir esse tipo de vínculo, o Twitter é um meio de interação de extrema eficácia. 

Por outro lado, esta rede social precisa de atenção redobrada e cuidados especiais na hora de planejar as estratégias. Isso porque, no Twitter, a forma de interação acontece muito rápido, então a resposta aos usuários deve ser o mais ágil possível. 

 

Youtube

 

Tutoriais, cursos e entrevistas são apenas alguns dos formatos de conteúdo audiovisual que você pode utilizar no Youtube para atrair seu público-alvo. 

Criando materiais exclusivos, que tenham relação com a sua empresa e com o serviço ou produto que você oferece, poderá informar o usuário e ainda mostrar mais sobre a sua empresa e engaja-lo com o seu negócio. 

 

Recapitulando…

 

O primeiro passo é você identificar quem são seus espectadores e, depois disso, poderá decidir qual rede social é a melhor para marcar presença com base no seu público. Em todos os casos, o ideal é focar bastante no planejamento e saber com mais certeza qual será a linha a ser seguida.

Tem alguma dúvida ou dica sobre redes sociais para empresas? Deixe seu comentário pra gente! 😉

 

Imagens: Unsplash (Austin Distel), Unsplash (NordWood Themes)

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Susane Guimarães

Sobre Susane Guimarães

Publicitária, na busca constante em descobrir sempre mais sobre o mundo do Marketing Digital. Apaixonada pela natureza, cinema e animais.

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