Qual o perfil de um Link Builder?

Qual o perfil de um Link Builder?

Quando comecei a trabalhar com link building, em 2009, costumava dizer para as pessoas que fazer qualquer atividade relacionada à internet fazia parte de uma realidade paralela. Na ocasião, eu não fazia ideia de que uma rede social era chamada assim, que dirá que as primeiras posições do Google para “TV LCD” eram tão cobiçadas.

E por mais que pareça um bicho de sete cabeças só pronunciar link building para quem nunca ouviu falar sobre o assunto, o trabalho não é tão complicado quanto parece. Como qualquer outra ocupação, ela só exige paciência e dedicação. =)

Por isso, eu gostaria de compartilhar o perfil desta profissão tão nova e que muitas vezes provoca espanto em quem nunca ouviu falar sobre ela ou qualquer coisa relacionada até se ver em um primeiro treinamento (essa era eu há pouco mais de dois anos).

Mas, antes disso, vou seguir a didática do first things first e explicar link building para quem não faz ideia do que estou falando.

Link Building: é a criação de links feitos para um site específico.

Tá…E daí?
Pra ficar mais fácil de entender, imagine o seguinte:

1 site = 1 pessoa
1 link = 1 pessoa falando de você

Agora pense que há dez pessoas falando bem de você. Quanto mais gente fala a seu respeito, mais popular você fica, certo? Certo! E na web funciona da mesma maneira, mas ao invés de comentários você tem links.

Ou seja, quanto mais links e de qualidade um site tem, melhor posicionado ele fica nos resultados dos buscadores (Google e Bing, por exemplo). Então, a ideia de fazer link building é a de melhorar o posicionamento das palavras-chave que melhor representam o nicho de um site, em outras palavras: deixá-lo mais popular.

Ainda tem dúvidas? (tem né? Eu sei!). Recomendo os links abaixo para mais exemplos:

O que é Link Building e qual sua importância para o SEO?
What is Link Building?
Growing Popularity and Links

Agora voltando ao motivo de estarmos aqui, vamos falar sobre o…


Perfil de um Link Builder

O perfil básico de um link builder possui características cruciais para a adaptação e bons rendimentos no trabalho. É preciso ter :

– Disciplina, organização, dedicação;
– Gostar muito de navegar na internet;
– Boa gramática e desenvoltura de textos;
– Domínio de leitura/escrita em inglês;
– E, acima de tudo: disposição para desafio de aprender algo novo e que provavelmente não vão ensinar tão cedo na faculdade.


Dia a dia do Trabalho

Quanto ao cotidiano de um link builder, lida-se com planilhas, levantamento de sites, análise de dados e criação de conteúdo, muito conteúdo.

Acho que dá pra resumir em planilhas, sites e textos…tá anotando? =)

Semanalmente cada link builder possui metas para os sites que atende e todas elas possuem prazo de entrega, por isso a importância em ser disciplinado.

Todos esses links feitos são inseridos em planilhas Excel ou softwares para arquivamento do trabalho feito, afinal, o cliente precisa acompanhar todas as atividades que estão sendo feitas para ele. Aí entra a parte da organização.

A necessidade do bom português, é devida as descrições que acompanham todos os links feitos (link builders escrevem muito); elas costumam tratar sobre o  conteúdo que a página que você está linkando contém e dependendo do site, isso pode ser feito até em inglês. Além disso, a maioria dos materiais disponibilizados para estudo da área são neste idioma e como estudamos constantemente, não dá pra fugir.

Some tudo isso a gosto pela internet (você fica online full time), dedicação e o desafio de aprender algo novo todos os dias e você tem a rotina de um link builder. Esses são os pontos básicos, mais detalhes deixamos para o tête-à-tête. =)

Se você tem o perfil descrito acima, é provável que não vá ter problemas com nenhum desses itens.

____


Você na Enlink

 

Hoje nossa equipe é formada por Comunicólogos, Licenciados em Letras e estagiários. Essas áreas não são uma regra para ser link builder, é apenas uma tendência. Caso tenha familiarizado-se com o perfil para trabalhar com link building, entre em contato conosco: https://agenciaenlink.com.br/contato/.

E sobre o conhecimento da área, fique tranquilo: aqui na Enlink todos passam por treinamento.

Comments

comments