Link Builder: O que Faz e Qual o Perfil do Profissional?

O link builder é o profissional do link building. Mas, o que é isso?

Bom, quando comecei a trabalhar com link building, em 2009, costumava dizer para as pessoas que fazer qualquer atividade relacionada à internet fazia parte de uma realidade paralela.

Na ocasião, eu não fazia ideia de que uma rede social era chamada assim, que dirá que as primeiras posições do Google para “TV LCD” eram tão cobiçadas.

E, por mais que pareça um bicho de sete cabeças só pronunciar link building para quem nunca ouviu falar sobre o assunto, o trabalho não é tão complicado quanto parece.

Pois, como qualquer outra ocupação, ela só exige paciência e dedicação.

Por isso, eu gostaria de compartilhar o perfil desta profissão que, muitas vezes, provoca espanto em quem nunca ouviu falar sobre ela ou qualquer coisa relacionada até se ver em um primeiro treinamento (essa era eu há pouco mais de dois anos).

Continue a leitura e entenda tudo sobre o link builder!

O que é Link Building?

Link Building é a criação de links feitos para um site específico.

Tá…E daí?

Pra ficar mais fácil de entender, imagine o seguinte:

  • 1 site = 1 pessoa
  • 1 link = 1 pessoa falando de você

Agora pense que há dez pessoas falando bem de você. E, quanto mais gente fala a seu respeito, mais popular você fica, certo? Certo!

Pois, na web funciona da mesma maneira, mas ao invés de comentários você tem links.

Ou seja, quanto mais links e de qualidade um site tem, melhor posicionado ele fica nos resultados dos buscadores (Google e Bing, por exemplo).

Então, a ideia de fazer link building é a de melhorar o posicionamento das palavras-chave que melhor representam o nicho de um site, em outras palavras: deixá-lo mais popular.

Como Fazer Link Building?

Agora que já sabemos que o link building é essa estratégia relacionada aos links e que traz certa visibilidade e popularidade para o seu site, precisamos adentrar ao modo sobre como se faz.

Então, reforçando aqui que o link building é uma tática de SEO que tem o objetivo de conseguir backlinks – links de outros sites para o seu e vice versa -, veja o passo a passo inicial de como fazer link building:

1. Crie Conteúdo de Qualidade

É necessário produzir conteúdos envolventes e de qualidade de forma que outros sites queiram compartilhar ou referenciar.

Além disso, escrever os Guest Posts (posts convidados), para blog e sites de terceiros e incluir link de volta para o seu site também faz parte da estratégia.

2. Forme Parcerias e Colaborações

É importante ter esse contato e conseguir a troca de links ou o desenvolvimento de conteúdo colaborativo, fazendo essa ponte com as menções de links para o seu site.

3. Broken Link Building

Identifique links quebrados em sites relevantes e sugira que o substituam por um link de uma página relevante do seu site.

Assim, você ajuda o dono do site a corrigir um problema e, ao mesmo tempo, gera um backlink para você.

4. Revisões e Testemunhos

Ofereça avaliações ou depoimentos para produtos ou serviços que você realmente usa.

Afinal, essa é uma boa oportunidade para conseguir backlinks.

Inclusive, muitas empresas exibem depoimentos em suas páginas com links para os sites dos clientes.

5. Backlinks de Concorrentes

Utilize ferramentas como Ahrefs ou SEMrush para analisar os backlinks dos seus concorrentes e identificar oportunidades de links que você ainda não explorou.

Dica:

Entre em contato com os mesmos sites que linkaram para seus concorrentes, oferecendo algo de valor em troca de um link.

Qual o Perfil de um Link Builder?

O perfil básico de um link builder possui características cruciais para a adaptação e bons rendimentos no trabalho.

Assim, é preciso ter:

  • Disciplina, organização, dedicação
  • Gostar muito de navegar na internet
  • Boa gramática e desenvoltura de textos
  • Domínio de leitura/escrita em inglês
  • E, acima de tudo: disposição para desafio de aprender algo novo e que provavelmente não vão ensinar tão cedo na faculdade.

O que Faz um Link Builder: Dia a dia do Trabalho

Quanto ao cotidiano de um link builder, lida-se com planilhas, levantamento de sites, análise de dados e criação de conteúdo, muito conteúdo.

Enfim, acho que dá pra resumir em planilhas, sites e textos…tá anotando? =)

Com isso, semanalmente, cada link builder possui metas para os sites que atende e todas elas possuem prazo de entrega, por isso a importância em ser disciplinado.

Depois, todos esses links feitos são inseridos em planilhas Excel ou softwares para arquivamento do trabalho feito.

Afinal, o cliente precisa acompanhar todas as atividades que estão sendo feitas para ele. Aí entra a parte da organização.

Já a necessidade do bom português, é devido às descrições que acompanham todos os links feitos (link builders escrevem muito), e elas costumam tratar sobre o  conteúdo que a página que você está linkando contém e, dependendo do site, isso pode ser feito até em inglês.

Além disso, a maioria dos materiais disponibilizados para estudo da área são neste idioma e como estudamos constantemente, não dá pra fugir.

Por fim, some tudo isso ao gosto pela internet (você fica online full time), dedicação e o desafio de aprender algo novo todos os dias.

Agora você tem a rotina de um link builder!

Portanto, se você tem o perfil descrito acima, é provável que não vá ter problemas com nenhum desses itens.

Quando Ganha um Link Builder?

O salário de um link builder pode variar bastante dependendo de fatores como localização geográfica, experiência, setor de atuação e se ele trabalha como freelancer ou empregado em uma empresa.

Assim, é preciso analisar se é um cargo júnior, pleno ou sênior, se será um trabalho feito por projeto, por hora ou, ainda, por cada link adquirido.

Além disso, é importante considerar salários variantes entre os grandes centros urbanos, capitais, interior e também exterior.

O que Preciso para ser um Link Builder

Aqui já falamos um pouco sobre o perfil e também a rotina de um link builder, certo?

Então, se houve identificação e vontade de seguir na área, é fundamental agora entender os primeiros passos, o famoso “por onde começar”.

Assim, para ser um link builder é preciso que se tenha alguma formação ou treinamento específico para a área.

Afinal, são muitas nuances e detalhes que precisam ser trabalhados e dedicados com atenção para que seja feito da melhor forma.

A Escola Enlink oferece cursos voltados para SEO, marketing digital e, especificamente, técnicas de link building, que são perfeitos para quem está começando e também para quem já é do meio.

Assim, é focado em ensinar desde os fundamentos até as práticas avançadas de criação de links, usando técnicas eficazes para melhorar a autoridade e visibilidade do seu site. Aproveite!

Importância do Link Builder em Agências de Marketing Digital

A importância do link builder em agências de marketing digital é significativa, especialmente porque esse é um dos principais pilares para melhorar o SEO (Search Engine Optimization) de um site.

Aqui estão alguns pontos que destacam o valor desse profissional dentro das agências:

  • Melhoria na autoridade de domínio de um site, pois é essencial para melhorar o posicionamento do cliente nos resultados de busca, influenciando diretamente no sucesso das estratégias de SEO feitos pela agência
  • Aumento no tráfego orgânico, garantindo um fluxo adicional de visitantes, elevando o valor oferecido aos clientes
  • Fortalecimento da reputação online, tornando o site do cliente mais respeitado e valioso aos olhos dos usuários e também do Google
  • Complemento às estratégias de conteúdo, promovendo o trabalho dos clientes e multiplicando os pontos de contato com o público-alvo
  • Aumento da competitividade, ajudando no ranqueamento do Google, melhorando o posicionamento e ganhando o espaço dos concorrentes.
  • Resultados mensuráveis, justificando o retorno sobre o investimento (ROI) das estratégias feitas
  • Foco em estratégias de longo prazo, garantindo resultados duradouros e sustentáveis para os seus clientes.

Enfim, já deu para ver que o trabalho do link builder na agência de marketing digital é crucial pois reflete diretamente no sucesso das campanhas de SEO e no crescimento dos negócios dos clientes.

E aí, quer o trabalho do link builder acontecendo na sua empresa?

Entre em contato com a gente e receba nossa proposta de link building. Somos especialistas na conquista de ótimos resultados, mesmo em segmentos muito competitivos!

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