Porque Profissionais de Link Building e SEO são Bons Aliados
SEO e Relações Públicas são duas frentes distintas e ao mesmo tempo semelhantes. Distintas por sua atuação, semelhantes por terem como objetivo o alcance do público relevante ao segmento trabalhado.
Enquanto o profissional de SEO se dedica a analisar a melhor forma de subir as páginas trabalhadas no ranking dos buscadores, o profissional de RP busca atrair o público para o conteúdo disponibilizado nessas páginas. São dois setores complementares por suas particularidades e conhecidos por serem atividades que envolvem paciência, muita análise e testes.
Por que são complementares?
Oras, de nada vale um site muito bem otimizado, mas sem conteúdo atrativo. Quem é que se sente compelido a passar horas dentro de uma loja com uma vitrine bem elaborada, mas sem produtos que a justifiquem?
E é este o nosso foco de hoje. Se antes o link building era o principal convite à uma casa já organizada com base em SEO, hoje o processo vai além, chegando às interações sociais e criação de conteúdo sempre informativo.
A finalidade de um site bem otimizado é levar o consumidor à conversão, quer ela seja uma compra ou uma assinatura de newsletter. E ao pensar em conteúdo diferenciado para chamar a atenção de seu usuário, abre-se uma porta para um relacionamento mais interessante e – por que não? – afetivo aos olhos de seu cliente/seguidor. Muitas pessoas optam por adquirir produtos sempre no mesmo estabelecimento, mas esse esforço está muito mais próximo da qualidade e relacionamento da marca com seus clientes do que preços baixos. [Dona Apple sabe fazer isso muito bem!] Gerenciar relacionamentos. É esse o esforço do RP.
E somado ao SEO, o esforço é igual à construção de um relacionamento, que vem desde uma estrutura bem equipada até atingir a qualidade máxima em atendimento (no sentido mais amplo do termo). Trata-se de criar um olhar positivo sobre a marca. Seus clientes e o Google conseguem ver essa relação muito bem.
Pode até ser que os profissionais envolvidos em um mesmo projeto discordem em alguns pontos, afinal, eles possuem percepções diferentes, pois cada um compreende melhor a relevância de uma parte específica de todo processo; Mas o usuário tem uma visão panorâmica. Então para ele não importa o quanto o seu SEO é bem desenvolvido ou se a usabilidade do site deixa qualquer concorrente no chinelo. Se não for o todo, significa que alguém sempre pode estar à frente e conquistar um maior share do mercado. Seja por conversão, seja por puro amor! (Eu sei que amor não serve a mesa, mas pode te trazer vários links :]).
Dica de vídeo: 4 Lições um RP pode ensinar a um SEO (e vice-versa)
Exemplo de seguidor que te ama e te dá links
Essa sou eu e a Tecnisa. Mesmo fazendo parte de um segmento que, aparentemente, tem pouco encaixe junto à internet, a marca faz questão de estar presente em todos os canais possíveis (sendo bem gerenciada, óbvio). Até sessão orientada a universitários eles possuem. Você é acadêmico e utilizou um dos cases da Tecnisa para embasar seu artigo? Envie para eles e pode ser publicado no site.
E é, olha eu aqui! Não tenho um imóvel da Tecnisa, mas estou dando um link de muita boa vontade para eles. Ah, e sabe de quem é esse trabalho? Do RP! E sabe quem vai ajudar a alavancar essa página nas SERPs? Seu SEO.