A revolução da inteligência artificial tem transformado o marketing digital em diversos níveis, mas seu impacto ainda está sendo medido, compreendido e, principalmente, sentido na prática por quem trabalha na área.
Para ter um olhar mais aprofundado, é necessário analisar cada segmento de marketing separadamente.
Foi a partir desse cenário que entendemos a importância de desenvolver uma pesquisa para mensurar os impactos em SEO e tráfego orgânico – ou seja, no tráfego que chega em sites por meio de buscas não pagas no Google, Youtube, chat GPT e outros.
A pesquisa sobre o “Impacto da Inteligência Artificial no Tráfego Orgânico”, foi criada pela agência especializada em SEO Enlink, para entender como os profissionais estão lidando com essa transformação, quais ferramentas estão usando, onde estão aplicando a tecnologia e quais são os desafios reais enfrentados no dia a dia.
Assim, mais do que mapear tendências, a proposta é abrir espaço para análise, escuta e reflexão sobre o presente e o futuro da performance orgânica.
Por que realizar uma pesquisa sobre I.A no Tráfego Orgânico?
Há 16 anos a Enlink atua com foco em estratégias de SEO, conteúdo otimizado e link building, acompanhamos de perto grandes mudanças nos buscadores e no comportamento dos usuários.
A chegada das ferramentas de I.A generativa, como ChatGPT, Gemini e outras, são provavelmente a maior mudança no cenário digital nos últimos 20 anos – superando a popularização das redes sociais e do mobile first.
Com isso, observa-se um aumento nas dúvidas, inseguranças e curiosidades de profissionais da área:
- “A IA vai substituir meu trabalho?”
- “O quanto Inteligência Artificial afeta o tráfego e conversões do meu site?”
- “O Google penaliza conteúdos gerados com IA?”
- “Como ficará o cenário daqui a 5 anos?”
Frente a esse cenário, a agência e escola de marketing digital sentiu necessidade de sair do campo da especulação e coletar dados reais.
E assim nasceu a pesquisa I.A no tráfego orgânico, com o objetivo de documentar o momento que estamos vivendo e gerar um relatório técnico e estratégico que ajuda profissionais e empresas a tomar decisões mais conscientes.
Estrutura da Pesquisa I.A no Tráfego Orgânico
O questionário foi desenvolvido com foco em:
- Uso atual de ferramentas com IA: quais plataformas estão sendo utilizadas e para quais finalidades
- Percepções de impacto: como a IA tem afetado o tráfego orgânico na prática (positiva ou negativamente)
- Expectativas e competências humanas: o que se espera do futuro do SEO com IA e quais habilidades continuam sendo consideradas insubstituíveis.
Com isso, a estrutura da pesquisa permite ouvir tanto quem já utiliza I.A de forma avançada quanto quem ainda está dando os primeiros passos ou tem uma postura mais cautelosa frente à tecnologia.
A ideia nasce com a missão de fortalecer o mercado com dados reais e contribuir para uma prática de SEO mais transparente, consciente e sustentável.
O que vem depois da pesquisa?
Depois da pesquisa ser concluída, produziremos um relatório completo, com análise técnica da Enlink e insights acionáveis para equipes de marketing, redatores, especialistas em SEO e líderes de negócios digitais.
O conteúdo será disponibilizado gratuitamente para todos que participarem e deixarem um e-mail de contato ao final do formulário.
Além disso, os aprendizados levantados serão tema de conteúdos complementares em nosso blog e cursos da Escola Enlink, sempre com foco em ajudar pessoas e empresas a dominarem o SEO de forma autêntica, estratégica e atualizada.
Seguimos acompanhando e investigando de perto. Para desenvolver um trabalho estratégico e também com sensibilidade.
É profissional que atua na área de SEO e Tráfego Orgânico? Participe da Pesquisa Impacto da Inteligência Artificial no Tráfego Orgânico!
Imagens: Freepik