Perfil do Redator – Vagas na Enlink

Perfil do Redator – Vagas na Enlink

Para algumas pessoas, escrever um texto é uma tarefa simples, descomplicada. Para outras, no entanto, a atividade lembra mais um quebra cabeça nível super difícil.

Essas duas visões, apesar de opostas, são completamente naturais. Isso porque para escrever textos, ou seja, para ser um redator, é necessário, antes de tudo, afinidades.

Mas afinidade com o que?

Primeiro, com a língua vernácula, isto é, o idioma falado no lugar onde você pretende redigir textos. Logo, se você quer ser um redator aqui no Brasil, você precisa dominar o português.

O que isso significa? Que, para o redator, gramática e ortografia não são bichos de sete cabeças e que ele tem a habilidade de escrever respeitando as principais regras.

Segundo, é necessário ter afinidade com a escrita, ou seja, conseguir passar para o papel (no mundo virtual, para o Word e, em seguida para um campo de texto) ideias e considerações a respeito de um tema qualquer; e, mais que isso, convencer um leitor de que o que você está afirmando através do texto é relevante para ele e que o conteúdo apresentado irá lhe acrescentar algo de útil, seja para vida pessoal ou profissional.

E é a partir desse ponto, que surgem as demais afinidades ou outras características que devem ser próprias de um redator que vai atuar, principalmente, na internet, como é o caso da equipe de redação da Enlink.

Perfil do Redator na Enlink

Para ‘agradar o leitor’, o redator precisa ter as seguintes características:

– Criatividade. Diferente de redatores de outras áreas, os redatores da Enlink precisam ser criativos, não apenas para criar temas ou pautas, mas, especialmente, para contextualizar um link.

Oi? Como assim?

É que todo o trabalho da equipe de redação é feito a partir dos links levantados pela equipe de link builder, já que nosso objetivo maior é criar links para a página dos clientes.

Se perdeu nos links? Tem vários textos, no nosso blog, que podem te ajudar. Veja as sugestões, no final do texto ;)

Além da importância de contextualizar o que chamamos de ‘anchor text’ (link), é preciso que o texto tenha conteúdo relevante. A criatividade é fundamental nesse ponto, pois, com ela, é possível pensar em novas e diferentes maneiras de abordar um assunto, o que exige outra característica muito importante, que será tratada no parágrafo seguinte.

– Gosto pela leitura. Isso mesmo: para escrever é preciso gostar de ler. A equipe de redação lê tanto que essa pode ser considerada a segunda função de um redator. Mas, ler pra quê? Especialmente para buscar fontes e referências que podem ajudar na criação de um texto relevante . A leitura é também imprescindível para que seja possível atualizar constantemente as ideias e aprimorar a escrita.

E além de ler e buscar inspiração em outros textos, o redator precisa fazer várias leituras do conteúdo que está criando, para que a revisão aconteça e pontos específicos sejam melhorados, como a descontinuidade de argumentos e palavras repetidas, por exemplo.

– Organização. Se manter organizado na Enlink é uma tarefa simples. Basta atualizar algumas planilhas, com informações básicas, como a URL dos textos, que são postados em uma página específica.

Mas, apesar dessa facilidade, o redator precisa saber organizar sua rotina, para que seu trabalho seja desempenhado com sucesso. Nesse sentido, a organização nos leva a outra característica que deve fazer parte do perfil do redator, conforme segue.

– Disciplina. Ser uma pessoa disciplinada é essencial para ser um redator na Enlink. Isso porque trabalhamos com metas e prazos, que devem ser cumpridos pontualmente.

Mas, calma aí! Isso não significa que a equipe de redação trabalhe sob pressão e estresse. Negativo! Tudo é organizados de acordo com a disponibilidade de cada redator. Dessa forma, ninguém fica sobrecarregado e todos conseguem trabalhar respeitando seus limites.

– Internauta por natureza. Os redatores da Enlink, assim como os demais colaboradores, devem gostar da internet e, principalmente, saberem usá-la. Todo o trabalho é feito a partir da rede mundial de computadores, logo estaremos online todo o tempo, durante a nossa jornada de trabalho.

Para se candidatar à vaga

Essas são as principais informações que quem pretende se tornar um redator na Enlink precisa saber. E então? O que você acha?

Quer ser um redator aqui na agência? Mande seu currículo para [email protected].

Os interessados devem entrar em contato até o dia 12/01/2012.

Sugestões de Textos:

O que é Link Building e qual sua importância para o SEO?
What is Link Building?
Growing Popularity and Links

 

Sou apaixonada por Marketing Digital e fundei a Enlink há 11 anos. Na bagagem de estudos, trago formação em Comunicação Social pela UFPR tenho MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, além de ter palestrado em eventos nacionais e dado vários cursos na área.